GUIAS

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como preparar um bom Chimarrão

U.N.I.V.E.R.S.A.L.
120530 - Como mineiro prepara Chimarrão

             O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. É um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje, é hábito fortemente arraigado no sul do Brasil, parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina.
         É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna. 
             O termo mate, como sinônimo de chimarrão, é mais utilizado nos países de língua castelhana. O termo "chimarrão" é o adotado no Brasil, embora seja um termo oriundo da palavra castelhana cimarrón, que designa, por sua vez, o gado domesticado que retornou ao estado de vida selvagem. O chimarrão chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, sendo considerada "erva do diabo" pelos padres jesuítas das reduções do Guairá. A partir do século XVII, os mesmos passaram a incentivar seu uso com o objetivo de afastar as pessoas do álcool. 
O Chimarrão: 
             O chimarrão é montado com erva-mate moída, adicionada de água morna. Tem gosto mais ou menos amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor que varia do verde ao amarelo-palha, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos, outros mais encorpados, vendidos a diversos preços.
               Um aparato fundamental para o chimarrão é a cuia, vasilha feita do fruto da cuieira ou do porongo, que pode ser simples ou mesmo ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, com a largura de uma boa caneca e a alturade um copo fundo, no formato de um seio de mulher (no caso do porongo) ou no de uma esfera (no caso da cuieira). Há quem tome chimarrão em outros recipientes, mas a prática é geralmente malvista. 
              O outro talher indispensável é a bomba ou bombilha, um canudo de cerca de seis a nove milímetros de diâmetro, normalmente feito em prata lavrada e muitas vezes ornado com pedras preciosas, de cerca de 25 centímetros de comprimento, em cuja extremidade inferior há uma pequena peneira do tamanho de uma moeda e, na extremidade superior, um bocal, muitas vezes executado em ouro.
Propriedades medicinais e nutritivas:
              Estudos detectaram a presença de muitas vitaminas, como as do complexo B, a vitamina C e a vitamina D e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio. Combate os radicais livres. Auxilia na digestão e produz efeitos antirreumático, diurético, estimulante e laxante. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contém saponina, que é um dos componentes da testosterona, razão pela qual melhora a libido.
            Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades benéficas ao ser humano, pois estão contidos nas folhas da erva-mate alcaloides (cafeína, teofilina, teobromina etc.), ácidos fólicos e cafeico (taninos), vitaminas (A, B1, B2, C, e E), sais minerais (alumínio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, sacarose etc.), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. Por tudo isso, a erva-mate é considerada um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao nosso organismo.
                O consumo da erva-mate está relacionado também ao poder que ela tem de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, proporcionando a sensação de saciedade, sem provocar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade (apenas pessoas sensíveis aos estimulantes contidos na erva-mate podem sofrer algum efeito colateral). A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmonizando o funcionamento bulbo medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão sendo diurética e laxativa. É considerada ainda um ótimo remédio para a pele e reguladora das funções cardíacas e respiratórias, além de exercer importante papel na regeneração celular.
            Assim, os pesquisadores concluíram que o mate contém praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida, e que a erva-mate é uma planta indiscutivelmente especial, já que é muito difícil encontrar em qualquer lugar do mundo outra planta que se iguale ao seu valor nutricional.
            No entanto, existem pesquisas que investigam a ligação entre a ingestão de chimarrão em alta temperatura, ao câncer de esôfago.cas: 
  1. Digestiva. 
  2. É um moderado diurético. 
  3. Estimulante das atividades físicas e mentais. 
  4. Auxiliar na regeneração celular. 
  5. Elimina a fadiga. 
  6. Contém vitaminas - A, B1, B2, C e E. 
  7. É rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês. 
  8. É um estimulante natural que não tem contra-indicações. 
  9. É vaso-dilatador, atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco. 
  10. Auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante. 
  11. Por ser estimulante possui também poderes afrodisíacos, graças a vitamina “E” presente na erva-mate. 
  12. É rica em flavonóides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate. 
  13. Segundo o médico pesquisador, Dr. Oly Schwingel, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia. 
  14. Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate. 
  15. Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo). 
  16. É rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino. 
  17. Auxiliar em dietas de emagrecimento. 
  18. Atua beneficamente sobre os nervos e músculos. 
  19. Regulador das funções cardíacas e respiratórias. 
  20. É considerado um “alimento quase completo”, pois contém a maioria dos nutrientes necessários para sustentar a vida. 
  21. Segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional. Etiqueta:
           O chimarrão pode servir como "bebida comunitária", apesar de alguns aficionados o tomarem durante todo o dia, mesmo a sós. Embora seja cotidiano o seu consumo doméstico, principalmente quando a família se reúne, é quase obrigatório quando chegam visitas ou hóspedes. O chimarrão é símbolo da hospitalidade sulista: quem chega como visita em uma casa dessa região, é recebido logo com uma cuia de chimarrão. Então assume-se um ar mais cerimonial, embora sem os rigores de cerimônias como a do chá japonês.
           A água não pode estar em estado fervente, pois isso queima a erva e modifica seu gosto. Deve apenas esquentar o suficiente para "chiar" na chaleira. Enquanto a água esquenta, o dono (ou dona) da casa prepara o chimarrão.
            Há quem diga que isso acaba estabelecendo a hierarquia social dos presentes, mas é unânime o entendimento de que tomar chimarrão é um ato amistoso e agregador entre os que o fazem, comparado muitas vezes com o costume do cachimbo da paz (entre os índios). Enquanto você passa o chimarrão para o próximo bebê-lo, ele vai ficando melhor. Isso é interpretado poeticamente como você desejar algo de bom para a pessoa ao lado e, consequentemente, às outras que também irão beber o chimarrão.

          Nesse cenário, o preparador é quem é visto mais altruisticamente. Além de prepará-lo para outras pessoas poderem apreciá-lo, é o primeiro a beber, em sinal de educação, já que o primeiro chimarrão é o mais amargo. Também é de praxe o preparador encher novamente a cuia com água morna (sobre a mesma erva-mate) antes de passar cuia, para as mãos de outra pessoa (ou da pessoa mais proeminente presente), que, depois de sugar toda a água, deve também renovar a água antes de passar a cuia ao próximo presente. Não se esqueça de tomar o chimarrão totalmente, fazendo a cuia "roncar". Se considera uma situação desagradável quando o chimarrão é passado adiante sem fazer roncá-lo.iosidades: 
  1. A banda gaúcha Engenheiros do Hawaii compôs uma canção chamada "Ilex Paraguariensis", em homenagem ao chimarrão. 
  2. A microcervejaria Dado Bier lançou uma cerveja de mate, a "Ilex". 
  3. Em 2003, a história do chimarrão virou enredo da escola de samba Aliança, de Joaçaba, em Santa Catarina, no Brasil. Na ocasião, a escola conquistou o seu terceiro título. Preparo:
  Para preparar um bom chimarrão, faça se o seguinte:
  1. Coloque a erva na cuia, até preenchê-la dois terço do total do espaço. 
  2. Incline a cuia a 45 graus, dando um sacolejado, para posicionar a erva na lateral da cuia, caso esta tenha algum emblema ou desenho na parte externa, esta arte deve ficar de forma que ao tomar a cuia, ele fique para o lado oposto ao de que toma o mate. 
  3. Firme a erva na lateral da cuia, à esquerda, de maneira que quando for colocar água na parte com o espaço livre, este esteja à direita. 
  4. Molhe com água morna ou fria, a lateral da erva, de fora a aderir com mais precisão e não venha a desmoronar (esbarrancar) e desfazer toda a montagem da erva. 
  5. Prepare a água, aquecendo ela a uma temperatura entre 75 a 90 graus celcius, evitando que a mesma venha a ferver (entrar em ebulição). O ponto ideal seria quando ela chiasse, momentos antes da ebulição. A água fervente não servirá para o mate, pelo motivo de queimar a erva e danificar o sabor do Mate, nem mesmo se adicionar água fria, terá valor. O melhor seria colocar uma outra porção para esquentar.ir:
  •              O proprietário, que oferece o Mate, é o primeiro a tomar o chimarrão, e só depois repassa aos presentes. Porque? A primeira cuia é extremamente quente, muito amargo, e com pouco sabor, com o passar do uso, vai cada vez melhorar, isso se não danificar a formação da erva na cuia.
  •           Ninguém toma duas cuias seguidas, ou apenas prova e repassa. Quem recebe a cuia deve tomar toda a água nela servida sem interrupções para conversas, nunca devolva a cuia ao dono da casa, sem ante tomar todo o chimarrão, e por fim, fazer roncar a cuia. O dono da cuia aguarda com a garrafa d'água para receber a cuia, colocar mais água e repassar ao próximo, para fazer uso.
  •             Geralmente o próximo a tomar será o próximo a esquerda, nunca mudando a ordem.
  •              Ao que recebe a cuia deve tomar a erva rapidamente e devolver a cuia para quem o entregou, nunca deve reclamar que a água está quente demais, nem mover a bomba com a mão, e muito menos, fazer movimentos bruscos que podem danificar o chimarrão e estragar seu sabor.
  •                O dono da casa, que oferece a bebida, fica com a garrafa d'água e serve o mate para o próximo usuário e assim para todos, até que de volta ele toma a próxima cuiada e assim prossegue a servir na mesma ordem até satisfazer os usuários do chimarrão. Ninguém que recebe a cuia pode demorar com a erva na mão, para que o mate fique saboroso, porque uma vez a demora para secar a cuia a erva se encharca com a água, mudando o seu gosto de um amargo saboroso para um sabor desagradável e azedo.
Sugestões:
            Se você acha o chimarrão muito quente, e que poderá queimar sua boca, tome Coca-cola.
              Se você acha o chimarrão muito amargo, e que não é agradável, que seria melhor se colocasse açúcar, não dê essa opinião, peça um copo de leite.
              Se tiver nojo da bomba, ou receio por vários fazer uso, utilizando a mesma bomba, apenas agradeça, vá tomar outra bebida, por exemplo, água.
               Agora, se pensas que poderá fazer algum mal, e receia que o mate possa ser prejudicial à sua saúde, te pergunto: e cerveja, cachaça... faz bem?
              Leia com atenção as características acima, e quantas qualidades tem o chimarrão para a saúde humana. 

            Agora, com sua licença e permissão, vou preparar o meu saboroso chimarrão! Experimente, comente, e bom chimarrão.

                   Assista o Vídeo:

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120530

A voz do Silêncio

U.N.I.V.E.R.S.A.L
120530 - A Linguagem de Índio.

Nós, os índios...
Conhecemos o silêncio,
Não temos medo dele
Na verdade para nós,
ele é mais poderoso do que as palavras,
Nossos ancestrais foram educados
nas maneiras do Silêncio
E eles nos transmitiram esse conhecimento,
Observa, escuta, e logo atua, nos diziam.
Esta é a maneira correta de viver.
-*-
Observa os animais
Para ver como cuidam de seus filhotes,
Observa os anciões
Para ver como se comportam.
Observa o homem branco
Para ver o que querem.
Sempre observa primeiro,
Com o coração e a mente quietos,
E então aprenderás.
-*-
Quando tiveres observado o suficiente,
Então poderás atuar
Com vocês, brancos, é o contrario.
Vocês aprendem falando.
-*-
Dão prêmios às crianças
Que falam mais na escola.
Em suas festas,
todos tratam de falar.
No trabalho estão sempre tendo reuniões
nas quais todos interrompem a todos,
e todos falam cinco, dez, cem vezes.
Chamam isso de "resolver um problema".
-*-
Quando estão numa habitação
e há silêncio, ficam nervosos.
Precisam preencher o espaço com sons.
Então falam compulsivamente,
Mesmo antes de saber o que vão dizer.
-*-
Vocês gostam de discutir
Nem sequer permitem que o outro termine uma frase.
Sempre interrompem.
Para nós isso é muito desrespeitoso
E muito estúpido, inclusive.
-*-
Se começas a falar, eu não vou te interromper.

Te escutarei.
Talvez deixe de escutá-lo
Se não gostar do que está dizendo.
Mas não vou interromper-te.

Quando terminares, tomarei minha decisão
sobre o que disseste,
mas não te direi
se não estou de acordo,
a menos que seja importante.
Do contrário, simplesmente ficarei calado
e me afastarei.
-*-
Terás dito o que preciso saber.
Não há mais nada a dizer.
Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.
-*-
Deveriam pensar nas suas palavras como se fossem sementes.
Deveriam plantá-las,
e permiti-las crescer em silêncio.
Nossos ancestrais nos ensinaram
que a terra está sempre nos falando,
e que devemos ficar em silêncio para escutá-la.
-*-

Existem muitas vozes 
além das nossas.
Muitas vozes.
Só vamos escutá-las
em Silêncio.
-***-
UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120530

domingo, 27 de maio de 2012

Capoeiristas é Atração na Feira Popular

L.O.C.A.L.
120527 - AXÉ Dendê- Capoeira

            O Professor Cacau fez presente na Feira Popular do bairro Cachoeira, neste Domingo, com sua "Família AXÉ Dendê", com Show de Maculelê, capoeira e salto mortal, com a participação de crianças, homens e mulheres.


Breve Histórico da Fundação do Grupo:

         O Axé Dendê Capoeira nasceu da união dos Professores Cacau e Preto capoeiristas de experiências diferentes, com a participação efetiva dos instrutores, monitores e graduados de Minas Gerais e São Paulo. 

         O  Axé Dendê Capoeira  foi fundado no dia 10 de setembro de 2011, depois de um longo processo de estudo e pesquisa sob a direção dos Professores Cacau-MG e Professor Preto-SP. 

         O  Axé Dendê Capoeira  tem como objetivo em comum de trazer para o mundo da capoeira uma proposta diferenciada no que tange a administração, o processo pedagógico e metodológico de todos os seus integrantes, contribuindo assim para o desenvolvimento evolutivo do Axé Dendê Capoeira

      O  Axé Dendê Capoeira  é constituído por alunos iniciantes, alunos graduados, monitores, instrutores e professores. Nosso objetivo é divulgar e procurar desenvolver todos os aspectos da Capoeira. 

        O  Axé Dendê Capoeira  tem como filosofia divulgar, desenvolver e expandir a Arte-Luta Capoeira no Brasil e no Mundo, priorizando o desenvolvimento técnico e teórico de seus integrantes, enfatizando a valorização pessoal e profissional e acima de tudo a lealdade, respeito e a valorização pelo ser humano. 

           A razão do nome Axé Dendê vem do dialeto Yoruba Axé Força, e Dendê Energia (Axé Dendê) Força e Energia.


           Aos Interessados que desejarem conhecer de perto este trabalho, ou integrar nesta família, procure o Professor CACAU, Líder do grupo, no CEPASA (Antiga Fundação Vida), no Bairro Cachoeira. Telefone: (38) 9805-6013.
          Graduado DANIEL: Na Associação do Bairro Canabrava; Telefone: (38) 9845-1877.
        Graduado LOBISOMEM: no CEPASA (Antiga Fundação Vida), Bairro Cachoeira. Telefone: (38) 9157-3336.
           Estagiário GUARDA-ROUPA: No Bairro Cachoeira, Telefone: 9912-4597.

             Vejam as Fotos e os Vídeos que foram feitas no evento, ocorrido hoje, pela manhã, Na Feira Popular do Bairro Cachoeira.




























          Pessoas Interessadas a se integrar ao grupo, participar dos eventos, pegar uma aulinha, ou até mesmo se integrar a esta família, procure pelo Professor CACAU, Líder do grupo, no CEPASA (Antiga Fundação Vida), no Bairro Cachoeira; ou ainda pelo 
Telefone: (38) 9805-6013

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120527

Feira popular no Bairro Cachoeira

L.O.C.A.L.
120527 - Feira Livre agora no Bairro Cachoeira.

            Depois de tanto tempo, inicia-se agora, no bairro Cachoeira, a Feira Livre na Rua 21 de Abril. Como tudo começa de baixo mesmo, a feirinha consta de poucas barraquinhas de verduras, artesanatos,  frutas, bebidas, churrasquinhos e pipocas; pula-pula prá criançada se divertir, etc.
Mas engana todo aquele que pensar que há desanimo por ali; O pessoal estão todos alegres e animadíssimos
           Vamos valorizar o que é nosso, dá uma passadinha lá, e se você tem alguma coisa para comercializar, converse com o pessoal de frente e faça sua exposição na nossa feirinha!
         Até o Prefeito Antero Manica já deu sua contribuição, recapeando o asfalto por ali, a população agradece.

Fotos relacionadas:










UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120527

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Terremotos abalam Montes Claros-MG

E.S.T.A.D.U.A.L.
120521 - Sequência de Terremotos em Montes Claros, assustam moradores.

        Iniciou neste Sábado, por Volta das 10 horas e 40 minutos, seguidos por vários tremores, no sábado e no domingo dia 20 de Maio de 2012; alcançando aproximadamente 4 pontos de magnitude. A polícia Federal da cidade afirma que o grau exato ainda não foi divulgado, porém por volta dos 4 pontos de magnitude, na escala Richter.
        O Corpo de Bombeiros de Montes Claros informou que não houve nenhum desmoronamento ou feridos com o sismo, mas há ocorrências de vistorias em edificações que apresentam sérias rachaduras após o fenômeno natural.



          Entre casas e empreendimentos a serem avaliados pelos bombeiros, está a Universidade Estadual de Montes Claros e o shopping Popular, no centro da cidade. Agentes do Corpo de Bombeiros não souberam informar qual foi a região da cidade mais afetada pelo tremor.



             O terremoto aconteceu por alguns segundos, segundo a Policia Federal, porém, outro e mais outro, e até o final da tarde do domingo (21), já havia sido registrado, no mínimo oito ocorrências sísmicas na cidade de Montes Claros, que fica a 417 Quilômetros da Capital mineira, Belo Horizonte.
No Mapa: Montes Claros ao Norte; Unaí ao Noroeste
 e a Capital Grande BH ao Sul.

                   "Esse foi sem dúvidas o mais forte tremor dos últimos tempos e olha que Montes Claros registra tremores há mais de 60 anos! Estava dormindo quando o grande estrondo e o movimento do apartamento balançando me acordaram! Acredito que conforme registrou o Técnico do Observatório Sismológico da UnB em uma rádio local, este tremor deve ter sido entre 4.5 a 5 pontos da escala Richter. Imediatamente ao ocorrido toda a população correu para as ruas! Desespero e apreensão, já que em uma cidade próxima (Itacarambi, comunidade Caraíbas), foi registrada a 1ª morte no Brasil em decorrência de um terremoto" (Conforme morador da cidade).

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120521

domingo, 20 de maio de 2012

Recuperação do cantor Pedro Leonardo

N.A.C.I.O.N.A.L.
120520 - O Cantor Pedro Leonardo sai do Coma.


             Neste Domingo, as 20 e 45 da noite, o Cantor Pedro Leonardo sai do coma e até conversa com os médicos.  Incrível.
      
           Quanto mais o tempo passa, mais diminuem as probabilidades do cantor sair dessa com vida, mas neste domingo, 20 de Maio, ele surpreendeu a sua equipe médica, saiu do coma, e ainda falou com sua mãe, que estava presente, quando acordava do como, e pediu-lhe para dizer "oi" e ele falou: "Oi mãe", provando ainda que estava consciente, e comunicou também com os médicos. Respondeu perguntas e se declarou consciente. Seu pai foi avisado imediatamente, estando apresentando um show, quando recebeu a noticia; amanhã estará ao lado do filho para confirmar a nova!
          Aos fãs a alegria volta a brilhar aos seus olhos: ai vem nosso cantor, se recuperando surpreendentemente. Agora, ainda nos dias seguintes, passará por mais uma cirurgia na perna, que havia sido fraturada no acidente.

            Estamos torcendo para que tudo dê certo e que os objetivos sejam alcançados. E em breve podemos vê-lo nos palcos de volta ao trabalho!

               
            Ele vencerá, é o que desejamos e esperamos que aconteça em breve.

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120520

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Festa da Moagem e Carro-de-boi em Unaí-MG

L.O.C.A.L.
120516 - Aconteceu em Unaí-MG, a Festa da Moagem e do Carro-de-boi.
                Reunindo participante de diversas cidades do noroeste e norte de Minas, para uma grande passeata com dezenas de carros-de-bois, saindo da Fazenda Curral velho em uma passeata de mais de 5 Quilômetros, até o Parque de Exposições, passando pelo Centro da cidade, à Avenida Governador Valadares.

             No Parque de Exposições, a Grande Festa, com vários tipos de comidas típicas, e produtos feito a partir da Cana-de-açúcar, como garapa, melado, batidas, rapaduras de várias formas e sabores. A Festa foi coordenada pelo Petrônio Nego Rocha e os carreiros da região.


                Confira algumas Fotos da Passeata dos carreiros e seus Carros-de-bois, pela Avenida em pleno Centro da Cidade de Unaí, no dia 27 de Abril de 2012.

















UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120517