GUIAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Homem Come couve tóxica e morre em BH


120927 - Família come planta Tóxica, e homem morre em seguida
Charuteira (Nicotiana glauca) - Folhagens
            Um homem morreu e outras quatro da mesma família foram atendidas em um hospital por terem passado mal após comer, no almoço do último sábado, uma planta conhecida como "Couve do Mato" ou "Charuto do Rei", em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
                   José Carlos Torres, 47 anos, plantou, há cerca de oito meses uma muda de uma espécie, que pensava ser uma espécie de couve, e cultivou jundo das demais hortaliças de sua casa, trazida do terreno de uma empresa onde trabalhava. Segundo uma de suas irmãs, Maria da Conceição, Neste sábado ele pediu-a para fazer um molho da planta que já se encontrava alta, grande e viçosa.


                Como ninguém desconfiava de nada, ela colheu as folhas da Planta, picou e refogou normalmente como se faz com um couve; e assim comeram dela, a irmã Maria Conceição, seu irmão José Carlos, José Lúcio e outros membros da Família.



                Natieli Silva Torres, que é filha de José Carlos Torres, também teve que ser socorrida ao hospital: "Comi um pouco e comecei a sentir fraqueza, tonturas e estava tremendo bastante. O pai também começou a passar mal logo que comeu". A mulher de Torres, Cléia Pereira da Silva, disse que o marido chegou a ligar para um amigo pedindo socorro. Ela contou ainda, que durante a ligação, ele falou com o amigo que sabia o que tinha feito mal a eles: "a couve que eles tinham comido".

               Também tiveram problemas depois do almoço da família o irmão e o pai da vítima, José Lúcio Torres e José Guilherme Torres, respectivamente. O aposentado chegou a ficar internado durante dois dias no Pronto-Atendimento de Santa Luzia e não pode ir ao enterro do filho: "O meu pai também estava ruim das pernas e os médicos não quiseram liberá-lo", contou Maria da Conceição. Para ela o que aconteceu foi uma fatalidade. "Meu irmão era uma pessoa boa, tinha voltado a estudar e estava feliz por ter conseguido se formar na escola", desabafou. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) com a causa da morte do pintor deverá ser divulgado em 30 dias.
               A sobrinha da vítima, Juliana Torres, contou que depois da morte do tio fez várias pesquisas sobre a "falsa couve" na internet. Ela chegou a postar informações da morte de José Carlos por meio de uma página de relacionamento na internet: "Queria fazer um alerta para que não plantassem esse tipo de planta sem saber o que é. Nessa brincadeira você acaba perdendo a vida como o meu tio".
                Um vizinho da família, Gerson Gonçalves dos Santos, ao tomar conhecimento do que aconteceu, descobriu que também tem a planta no terreiro: "Vou chegar em casa e arrancar esses pés para que não ocorra nenhuma fatalidade", afirmou.

Charuteira (Nicotiana glauca) - Flores

A Couve tóxica
               Segundo o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, (Emater) Noé de Oliveira, a couve-do-mato ou charuto-do-rei tem o nome cientifico de (Nicotiana glauca) Graham e "é tóxica porque tem uma substância chamada de alcaloide que pode causar pressão alta, infarto do miocárdico, paralisias e distúrbios respiratórios, podendo levar a pessoa a óbito".
            Para o técnico, provavelmente "foi uma fatalidade porque a couve comum e a Couve do Mato, apesar de parecerem bastante, são de espécies diferentes".

 Folhas e Flores de - Charuteira (Nicotiana Glauca)

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120927

domingo, 23 de setembro de 2012

Mascote do Brasil em 2014

N.A.C.I.O.N.A.L.
120923 - O tatuzinho cearense ficou famoso
               Neste Sábado, dia 22 de Setembro de 2012, a Fifa divulgou que o mascote da copa do mundo será o tatu cearense, conhecido como Tatú-bola-da-caatinga. O difícil mesmo esta sendo dar um nome ao mascote

O Tatu-bola
          O tatu-bola (Tolypeutes), também conhecido em algumas regiões como tatuapara, apara e apar, é uma espécie de tatu encontrado no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. Tais espécies contam com cerca de 30 cm de comprimento, têm coloração marrom anegrada e, geralmente, três cintas móveis. São os únicos tatus capazes de se enrolar completamente dentro da carapaça, formando uma bola. 

Etimologia
         "Tatu-bola" é uma referência à sua capacidade de se enrolar, adquirindo o formato de uma bola. "Tatuapara", "apara" e "apar" vêm do tupi tatua'para, "tatu vergado".

Espécies
Descrição
Sua reprodução é de, no máximo, dois filhotes. Seu tempo de gestação é de quatro meses. 

O Escolhido
            O tatu-bola será o mascote da copa do mundo de 2014O escolhido para ser o mascote, pela FIFA, na copa em 2014 foi a Espécie (Tolypeutes tricinctus), o Tatu-bola-da-caatinga.

Mas qual será o nome do mascote
A FIFA Já definiu qual será o mascote da Copa 2014 no Brasil, agora em uma pré seleção, já definiu três nomes para que o público internauta faça a escolha de qual deles seja o nome para o mascote, São Eles: 
  1. AMIJUBI: Amijubi é a união das palavras "Amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo - a cor predominante do mascote.
  2. FULECO: Fuleco é a mistura das palavras "Futebol" e "Ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.
  3. ZUZECO: Zuzeco foi formado dos elementos principais de "Azul". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.
Cá entre nós
           Amijubi, Fuleco, Zuzeco... Gente somos brasileiros, esses vocábulos não nos pertence, será que não tem nenhum nome que combine com o tatuzinho-bola, para vocês sentir a necessidade de criar um novo vocábulo? Estou bem certo de que o pessoal da FIFA estão muito sem inspiração, e digo mais... Isso é Bullying ao nosso querido animalzinho Nordestino (O Tatu-bola-da-caatinga)!
              Poderia ser um nome dos dicionários de português, um nome brasileiro, nordestino... Sou muito mais favorável se fosse simplesmente "Bolinha"; "Fifinha"; "Brasileirinho"; "Lineuzinho" (em homenagem ao descobridor e nomeador do tatu-bola-da-caatinga; Carlos Lineu = http://pt.wikipedia.org/wiki/Lineu).

              Analise bem e dê a sua Opinião: Vote na enquete acima, marque o quadrinho de sua opinião ()Legal ()Razoável ()Péssima ai abaixo, faça um comentário, clicando no link "X Comentário", e expresse sobre o assunto, aproveitando para deixar um nome sugerido para o mascote.

Tatu-bola-da-caatinga ( Tolypeutes tricinctus)
Tatu-bola - Brasil 2014
O Mascote ainda sem nome
A Transformação original do Tatu-bola em forma de defesa própria na natureza.

A Bola da Copa - BRAZUCA (Braz ' uca), já tem um Nome definido!

O Mascote Já foi Aprovado - Será mesmo este tatu.

O Tatu-bola será o mascote da Copa de 2014 - DEFINIDO

Mascotes de copas anteriores...

Mascotes das copas anteriores, incluindo o tatu brasileiro para 2014

OUTROS MASCOTES PARA O BRASIL 2014 - Lulinha verde/amarelo - homenagem ao Ex-Presidente-Lula

OUTROS MASCOTES PARA O BRASIL 2014 - Papagaio Verde/amarelo

OUTROS MASCOTES PARA O BRASIL 2014 - Arara-azul - arara em extinção

As Piadinhas já chegaram...
Bicho-preguiça - Critica à lentidão das construções para a Copa








Não se esqueça de dar a sua Opinião, votando na enquete na Parte superior da Página, e marcar o [x] Quadradinho logo abaixo ai, para pontuar sobre a qualidade dessa Matéria! Obrigado.

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120923

sábado, 22 de setembro de 2012

Mais um acidente na Rua Frei Cecílio

L.O.C.A.L.
120922 - Acidente automobilístico de veículo de BH

              Aconteceu neste Sábado, por volta das 15 horas, no cruzamento da Rua Frei Cecílio com a Rua Celina Lisboa, na altura do Cemitério São Vicente de Paulo, um acidente considerado comum. O Motorista do veículo (foto) de Belo Horizonte- MG, sem obedecer a sinalização, não parou na esquina referida e ao tentar cruzar a Rua Celina Lisboa com uma velocidade consideravelmente alta para o local, chocou contra o veículo Estrada, na região da roda traseira, fazendo este dar um giro de 350º graus, chocando contra o meio-fio.

               Rapidamente os veículos foram retirados do meio da pista e estacionados cada um em uma das ruas, e o acidentado da Estrada, foi trocar sua roda, que estava totalmente destruída, enquanto que o caso se resolveu, sem registro de B.O.

             
               Alguma coisa havia de errado... Documentos irregulares, pessoas com problemas na justiça, etc. O infrator ligava constantemente com seu celular, seu veículo, o da foto, ficou com a sua dianteira totalmente destruída, e agora pergunto:

Cá entre nós
                Certamente o camarada tinha seguro do carro, mas... Seria necessário um B.O. para o seguro arcar com as despesas e cobrir os gastos, não é? Não fez B.O. então vai ter que arcar com as despesas do seu veículo e com as da vítima. que no mínimo será uma roda completa. Quem não chama a polícia e não registra o Boletim de Ocorrência está favorecendo com o crime. Mas, vai saber... certamente está irregular também!

                      Concorda comigo?

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120922

domingo, 16 de setembro de 2012

Desespero de político

P.O.L.Í.T.I.C.A.
120916 - Pescoço de frango?...
                Candidato a Prefeito de Unaí-MG, se descontrola ao ouvir de uma senhora, que se encontrava na Feira-livre da Rua Nossa Senhora do Carmo, neste Sábado 15, quando esta afirma que não votaria nele, e este entra em discussão, e chega a dizer que "se ela prefere continuar comendo pés e pescoço de frango"....
             Que vergonha candidato, as pessoas tem o livre arbítrio para escolher em quem quer votar, e em Unaí há quatro opções de votos, prá que perder o controle, e dizer tal coisa! 
                 Com certeza ele deve tá comendo FILÉ DE NELORE, não é? senhor Branquinho!
                 Abusa não... O mundo dá voltas inexplicáveis; e a senhora ai deve ter vindo lá do bairro "sem luz" ("CHÁCARAS PARQUE RIO PRETO"), Para ver se encontrava um pescoço de frango mais em conta, para comer no Domingo, e volta humilhada para sua casa, porque ouviu discussões de um político descontrolado e sem coração, desesperado para não perder a política. 

                 O cidadão vota em quem ele quer, o cidadão é dono do seu voto, ou seja: O VOTO É PROPRIEDADE DO ELEITOR.
             Tomo emprestado as expressões e palavras do jornalista Boris Casoy, e digo: I.S.T.O. .É. .U.M.A. .V.E.R.G.O.N.H.A.!.



UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120916

Obras no Bairro Cachoeira nos impressiona

L.O.C.A.L.
120916 - Realidades do Bairro Cachoeira
                            A História do Bairro Cachoeira, para melhor compreensão, devemos narrar desde 2004. Quando eu e todo o Bairro, neste período de campanhas, unimos para eleger um candidato que fazia 1.001 promessas, e que estas cobriam as necessidades da população, não só do Bairro Cachoeira, como de todos os unaienses. 
                   Unidos votamos em Antero Manica, mesmo estando envolvido em problemas judiciais e acusado por estar envolvido na morte de quatro fiscais, Branquinho tomou a frente, sendo vice-prefeito, tocou a campanha e por fim, foram eleitos com 28.537 votos (72,97%) dos votos nominais. Os quatro anos seguintes passamos na expectativa de mudança, porém nada aconteceu! 
                 Os Deficientes Físicos, principalmente os cadeirantes sentiram como que, um tapa na cara, quando o Prefeito, em 2005 mesmo, mandou fazer "Canaletas" nas esquinas, por quase toda a cidade, quando vi aquilo, enviei a ele, um ofício, solicitando reparo naquele tipo de obra, expliquei que tornaria inviável para o cadeirante transitar pela cidade, e que segundo interrogados, seria para canalizar as águas fluviais. A Resposta foi imediata, recebi outro ofício, assinado por ele, que iria providenciar uma adaptação, para transposição dos Cadeirantes. Ficamos nós aguardando, o que até o momento não foi feito. Com isso, nós, cadeirantes, praticamente ficamos sem viabilidade para trafegar pelo centro de Unaí. 
                   Em 2008, analisamos os candidatos, as promessas de melhoria era tantas, mas como nossa confiança foi traída, votamos contra, mas infelizmente, eles foram eleitos, e assim que receberam os resultado das urnas, se esqueceram do que havia prometido em campanha, e passamos os primeiros anos revoltados, sem a compreensão do prefeito da cidade, sem ter nosso bairro higienizado, os garis foram demitidos, não houve varredores nas ruas, nem coleta do lixo tínhamos, o lixo se acumulou e a situação agravou muito, aumentou os insetos e as doenças surgiram, nossas casas foram infestadas por ratos, baratas, mosquitos e escorpiões. Só em minha residência capturei aproximadamente 50 escorpiões. Um verdadeiro descaso. Sem contar o que ficamos sabendo e revoltamos muito nos descaso com a Educação, Saúde e Segurança. Nosso Bairro Cachoeira que é o Maior bairro de Unaí, tem um pequeno posto de saúde, que não resolve o problema da saúde, PSF? Nunca houve, A Segurança está um verdadeiro caos, jovens se envolvendo com drogas, pessoas sendo assassinadas prematuramente diante de nossos olhos, o Trânsito, uma vergonha, Só nas esquinas das Ruas Levindo Torres Brochado e Rua Frei Cecílio, cruzando com a Rua Celina Lisboa, registrei mais de 30 acidentes graves, inclusive com vítimas fatais, só nesses anos de 2008-2012. Nada foi feito, exceto, agora que, estando em campanhas, com obras eleitoreiras, colocaram sinalizações baixas e um QUEBRA-MOLAS no local, em troca de votos.

                    ATUALMENTE, mesmo com as ruas cheias de lixo (vide-foto), Calçadas quebradas e cheias de entulho, estão "PINTANDO" os meios-fios, pensando que nós, Cachoeirenses (moradores do Bairro Cachoeira), iremos ficar convencidos e dar nosso voto! PREFEITO, Essa pintura de cal nos meios-fios não irá gerar votos e muito menos mudar nossa vida cotidiana não! 
                  Nós precisamos de Calçada, de Ruas limpas, zeladas e não de meio-fio pintados de BRANQUINHO não! 

                 ISSO NÃO CONVENCE O ELEITOR INTELIGENTE, ISSO NÃO MUDA NOSSO VOTO. OBRA ELEITOREIRA NÃO NOS CONVENCE. PRECISAMOS VOTAR NUM CANDIDATO QUE UMA VEZ ELEITO, SERÁ NOSSO PREFEITO POR QUATRO ANOS, E NÃO SOMENTE ATIVO NOS SEUS 6 MESES FINAIS, QUANDO QUER APARECER COMO "BONZINHO" PARA ELEGER SEU REPRESENTANTE. 

Unaí-MG, 15 de Setembro de 2012. 

Fotos relacionadas:














UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120916

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Finalmente a obra foi adaptada com rampas

L.O.C.A.L.
120905 - Deficientes, Lutem pelos seus direitos

           Depois de tanto solicitar, a rampa foi feito, só que foi em local inadequado, reivindicações foram feitas, discutimos muito o assunto, e finalmente, já no final da obra, a correção foi feita, até o projeto da obra foi revisado (Vide Foto), e com novo projeto, nova planta, nova rampa foi construída, agora no local certo, da maneira correta.

             Obrigado Fátima, por compreender a necessidade do portador de deficiências físicas, principalmente o usuário de Cadeira de Rodas. Agora a rampa do prédio da Escolinha Chapeuzinho Vermelho ficou excelente.

                 Sinceramente, espero que os engenheiros, não somente da Prefeitura Municipal, mas todos de Unaí, fiscais de obras, enfim, estejam adaptando corretamente estes novos prédios que estão sendo construído, residencial, comerciais e principalmente os municipais, como escola, postos de saúde, etc, para que o deficiente possa ter mais facilidade ao trafegar por Unaí.

                Me entristece muito o descaso que temos das autoridades no governo, que acabam por nos aprisionar, desde quando assumiu a prefeitura, e construíram, ainda no primeiro mandato, as intransponíveis "canaletas" por todo o centro da cidade. (Foto no final).

FOTOS DO PRÉDIO DO MORANGUINHOS NO INICIO DA OBRA: (Rua Djalma Torres)









                       Agora acompanhe comigo, meu raciocínio e note a dificuldade para subir na rampa, até então construída, com uma cadeira de Rodas motorizada! Assista ao Vídeo.


              Corremos atraz, discutimos a questão, fui até a prefeitura para falar com a Fátima - chefia de fiscalização das obras municipais - Novo projeto foi levantado, nova planta, e através desse projeto foi construído uma nova rampa que, passo a mostrar nas fotos abaixo.








UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120905