GUIAS

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Lá vem o IPTU 2012

IPTU - 2012 e a data de vencimento...

                Geralmente o IPTU é um Imposto que os Unaienses pagam no segundo semestre, como foi o caso do ano de 2011; porém neste ano de 2012, este imposto está chegando um pouco mais cedo! Chegará agora mesmo no mês de Março. A Primeira parcela, ou seja: o pagamento em única via, terá seu vencimento no dia 26 de Março e terão um desconto de 25% aqueles que optar a pagar o IPTU em uma única vez. O Repórter Caio Vieira esteve com o Secretário Municipal da Fazenda, Waldir Wilson Novaes Pinto Filho, e nos esclareceu sobre o assunto, Confiram:


Cá entre nós...
             Será porque que o IPTU em Unaí, só chega com vencimento fora das datas em que os beneficiários recebem seus benefícios? Notem bem: Aposentados, beneficiários e pensionistas recebe seus benefícios "nos 8 dias iniciais e nos últimos 5 dias de cada mês"; porque então escolheram a data do vencimento do IPTU e suas parcelas para o dia 26 do mês? Outra coisa, os carnês são entregues nas residências com apenas alguns dias antes do vencimento; porque isso?
                 Um Exemplo: No ano de 2011, meu IPTU chegou em minha residência exatamente no dia 11 de Julho de 2011, com a data de Vencimento para o dia 22 de Julho de 2011; ou seja: com "apenas 11 dias do vencimento"; Como o benefício é pago nos primeiros 8 dias úteis do mês, haveria compromissado o valor, e agora recebemos, sem dinheiro, a conta para pagar no dia 22. Só poderão pagar, quando receber novamente o Benefício do mês seguinte. O que quero dizer é que perderão  o valor promocional de pagarem todo o valor e ganhar o desconto, na primeira parcela que vencerá no dia 26. E o pior ainda é que todas as parcelas a seguir vencem nesta data de 26 de cada mês. Porque senhor secretário, vocês não se reorganizem estas parcelas de forma a favorecer os mais necessitados beneficiários e pensionistas? As pessoas de classe media/alta sempre tem dinheiro disponíveis para pagar o IPTU, Eles tem dinheiro nas suas contas bancárias e poupanças, mas o cidadão de baixa renda, necessita de compreensão da parte da sua senhoria, para adequar melhor esta cobrança, com vencimentos favoráveis aos beneficiários. Porque esta data não pode ser mudada para os dias de 5 a 15 de cada mês? Isso fará diferença para a Prefeitura Municipal? Creio que não.
                Me faça entender isso daí, porque ainda não entendi esta artimanha!