GUIAS

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Religião e a Religiosidade - 3-3

U.N.I.V.E.R.S.A.L.
Catolicismo Romano: (Continuidade)                 
Basílica de São Pedro, no Vaticano - Sede Mundial do Catolicismo

              Nesta terceira parte, continuando sobre o assunto do Catolicismo, agora então, o Catolicismo Romano, que até então seria a Igreja Primitiva, porque era o seguimento da Igreja implantada por Cristo, descrita no livro de Atos dos Apóstolos, começou a  incluir diversos costumes reprovados biblicamente.
                 Iremos apontar apenas alguns deles:

Docentismo:
                Primeiramente o Docentismo, no evangelho de João encontra-se uma passagem que tem sido interpretada muitas vezes, como base da teoria da Encarnação (João 1:1-14). Essa era a teoria segundo a qual Jesus Cristo não teria sido simplesmente um ser humano, mas metafisicamente ligado a Deus, É provável que alguns dos primeiros cristãos tivessem radicalizado essa visão, a ponto de considerar Cristo como unicamente divino (partilhando apenas a substância divina) e com uma aparência humana. Essa crença foi chamada de Docentismo. Um famoso docentista do século II foi Valentino.
                 Com essa grande teoria, e mal interpretação da passagem bíblica, existe uma grande crença, parte do cristianismo conhecida como espiritismo e dividida em diversos ramos. Para ler mais sobre o espiritismo, clique AQUI:

Papado ou Papismo:
               Um erro muito grande da Igreja católica romana foi o papismo. Uma hierarquia que partiu, segundo eles, de Cristo, quando, acreditam, que Cristo passou toda a responsabilidade da igreja e dos cristãos para o Apóstolo Pedro, e assim prosseguiu até o atual papa, que é o Alemão Joseph Alois Ratzinger - conhecido como Bento XVI. Para ter acesso à lista de todos os 263 papas da igreja Católica, Clique AQUI:

                Como um líder, nada há de errado, porém sua autoridade cresceu tanto, que para os católicos tem mais valor atualmente que o próprio Deus, ou seja: supera tudo: os ensinamentos de Cristo, das escrituras sagradas, enfim, sua supremacia está elevada a superioridade de Jesus Cristo. O Papa é considerado infalível, e isto afasta cada vez mais a igreja de Deus, ou seja, não mais é uma religião e sim uma religiosidade.
               Muitos católicos podem ignorar isto aqui, porém se eles voltar a leitura da Bíblia, o que foi proibida pelos papas do passado, em tempos passados, poderá entender que muitas doutrinas inseridas no seio da igreja, são antibíblicas, ou proibidas por Jesus.
                   Um exemplo delas, só para deixar como exemplos entre centenas de ensinamentos errados e antibíblicos, está a mariolatria.

Mariologia:
              Mariologia é o conjunto de estudos teológicos acerca de Maria, mãe de Jesus Cristo na Igreja Católica, que compreende uma vasta produção bibliográfica que visa a salientar a importância da figura feminina de Maria e a profunda e piedosa crença dos fiéis a ela, como o objetivo de enriquecer o âmbito teológico cristão.
              A Bíblia proibi a adoração de qualquer outra criatura, existente na terra, embaixo da terra, ou acima no céu, mas unicamente Deus. Maria é e sempre será uma criatura de Deus, humana, viveu no inicio desta Era, Por ter sido uma pessoa fiel, foi escolhida por Deus para nela gerar o Salvador da Humanidade, Jesus Cristo, que aos 33 anos foi morto e crucificado, como sacrifício vivo, para todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. Ela foi uma mulher humana como qualquer outra, santa, mãe de Jesus e de diversos outros homens e mulheres, casada com José, um carpinteiro, e um dia morreu e foi sepultada Naturalmente.
                 Mas há grandes divergências até mesmo dentro da igreja católica a esse respeito. Para uns, Maria morreu no ano de 31 ou 34 d.C, (um ano após a Crucificação de Jesus); para outros ela Morreu em 41 d.C e seu corpo foi depositado no Getsemani. Já para outros, Maria nem morreu, e sim foi Assunta ao Céu. São doutrinas que os Papas querem e aplicam na Igreja Católica. Exemplos disto: 
              No dia 15 de Agosto, foi dado como comemorativo da Assunção de Maria, que foi estabelecido pelo imperador Maurício (582-602), do Império Romano do Oriente, mantendo assim uma antiga tradição, e no Ocidente, foi introduzida pelo Papa Sergio I.
               Segundo a Igreja católica de Roma, Maria está a direita de Jesus, no céu, intercedendo pelos seus fieis. Maria é Santa, e santificada com aproximadamente 140 nomes diferentes listados, que podem ser lidos AQUI:

                 Outras graves falhas no Catolicismo:
  1. Veneração do Papa, como infalível e substituto das autoridades divinas. Exemplo: Tem maior autoridade do que a Bíblia Sagrada, formando dogmas e invalidando as doutrinas aplicadas pela mesma.
  2. Adoração de pessoas que foram canonizadas Exemplo: Madre Tereza no Brasil.
  3. Adoração de Imagens de escultura, que são reconhecidas como santificadas. Exemplo: Imagem encontrada em Aparecida do Norte-SP - Nossa Senhora Aparecida.
  4. Criando ensinamentos anti-bíblicos, os quais são totalmente sem fundamentos, conforme os ensinamentos de Jesus. Exemplo: O Purgatório. 
  5. Adoração de antepassados, como os apóstolos e outros, como papas e líderes religiosos. e muitos outros ensinamentos, como a Intercessão pelos mortos, etc.
Protestantismo:
            O Protestantismo, como muitos pensam, não é uma Religião, e sim uma revolta ou reforma de um grupo de cristãos, que recusaram a continuar unidos com a igreja primitiva, quando esta distorceu das doutrinas básicas ensinadas por Jesus e daí surgiu a divisão:
            Antes era a Igreja Primitiva, e depois dividiu em quatro fluentes, que seria  os ramos principais:
  1. Catolicismo:
  2. Protestantismo: 
O Catolicismo dividiu-se nas seguintes fluentes:
  1. Igreja Católica Romana
  2. Igreja Ortodoxa Oriental
  3. Espiritismo
               Os Protestantes, chamados de protestantismo, dividiram nas seguintes fluentes ou ramos principais:
Catedral Presbiteriano no Rio de Janeiro
-------------------------------------------------------------------------Presbiterianismo - Se refere às igrejas protestantes (Fundada por João Calvino) que aderem à tradição teológica reformada (calvinismo) e cuja forma de organização eclesiástica se caracteriza pelo governo de uma assembléia de presbíteros, ou anciãos. Há muitas entidades autônomas em países por todo o mundo que subscrevem igualmente o presbiterianismo. Para além de distinções traçadas entre fronteiras nacionais, os presbiterianos também dividiram por razões doutrinais, em especial em seguida ao Iluminismo. A Igreja Presbiteriana é oriunda da Reforma Protestante do século XV, e mantém o caráter de Igreja Católica (o termo "católico", "universal" ou "geral") derivado da palavra grega: xxx significa universal ou geral), como declarado no credo dos Apóstolos. É uma denominação cristã comprometida com valores éticos e morais. Sua atuação no contexto social brasileiro, por exemplo, é marcante, através de instituições de ensino desde o infantil até o superior, que tem alcançado excelência e reconhecimento internacional, como por exemplo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano Gammon, entre outras. Para conhecer mais sobre o presbiterianismo, acesse clicando  AQUI:

------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Luteranismo - É um ramo do cristianismo, ligado diretamente a tradição Apostólica, relacionado a Martinho Lutero, pioneiro da Reforma da igreja Católica na Alemanha, a partir de 1517, sendo sua orientação teológica a base doutrinária de todas as igrejas Luteranas espalhadas pelo mundo. Martin Lutero, um fervoroso Católico Romano, sendo ordenado a padre em 1507; tornou-se doutor em teologia e passou a lecionar na Universidade de Wittenberg, sendo um dos privilegiado a ter acesso a uma Bíblia, o que na época era uma raridade. Lutero desenvolveu uma nova visão teológica lendo as palavras de Romanos 1.17: "O justo viverá por fé" Conforme sua interpretação, dizia que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras Efésios 2.8 e 9, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo.
           O Luteranismo chegou ao Brasil por intermédio do Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero que aportou em São Vicente.

Luteranismo no mundo:
Continentes:
Europa:    49.000.000 (milhões);
África:      21.000.000
América:   10.000.000
Ásia:        10.000.000

Os países com o maior número de Luteranos:
(1º) Alemanha:          23.000.000 (milhões);
(2º) Estados Unidos:    8.400.000;
(3º) Suécia:                 7.000.000;
(4º) Indonésia:            5.700.000;
(5º) Etiópia:                5.600.000;
(6º) Finlândia:             4.600.000;
(7º) Dinamarca:           4.500.000;
(8º) Noruega:              4.000.000;
(9º) Tanzânia:             3.500.000;
(10º) Madagascar:        3.500.000;

Distribuição dos Luteranos no Brasil:
Por Estado:
Rio Grande do Sul:        630.000;
Santa Catarina:            260.000;
Paraná:                         90.000;
Espírito Santo:               85.000;
São Paulo:                     47.000;
Rondônia:                      21.000;
Minas Gerais e RJ:          35.000;
Região Centro-Oeste:      27.000;
Região Nordeste:            10.000;
Região Norte*:                 5.000;
* Exceto Rondônia
--------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Anglicanismo - A Igreja da Inglaterra (em Inglês: Church of England), Também denominada Igreja Anglicana, é a igreja cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra e é a Matriz principal da atual Comunhão Anglicana ligada à Sé de Canterbury, Inglaterra, bem como é membro-fundador da Comunhão de Porvoo. Fora da Inglaterra, a Igreja Episcopal, principalmente nos Estados Unidos da América e países da América Latina.
           A Igreja da Inglaterra compreende-se como católica e reformada:
1 - Católica: na medida em que se define como uma parte da igreja Católica de Jesus Cristo, em perfeita e válida continuidade com a Igreja apostólica.
2 - Reformada: na medida em que ela foi moldada por alguns dos princípios doutrinários e institucionais da Reforma Protestante do século XVI, nos princípios presbiterianos (ou calvinistas).
3 - Protestante: na medida em que não está subordinada ao Vaticano nem ao papa.

             A presença do anglicanismo no Brasil teve início após a vinda da corte portuguesa ao Rio de Janeiro. Com o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 entre Portugal e Inglaterra, permitiu se a construção de igrejas de denominações protestantes, desde que os templos tivessem a aparência de uma residência comum, sem torres ou sinos, e não buscassem a conversão de cristãos católicos brasileiros.
                Para conhecer melhor esta doutrina, acesse as páginas seguintes:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tem Continuidade!

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
120628