GUIAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Didi sairá do ar definitivamente

Quando um artista ou programa de TV famosos são tirados do ar 
          
          Começa uma gritaria de gente que se diz fã (e que muitas vezes não via a atração há tempos).
          É o que acontece agora na Globo, que deixará de exibir definitivamente o "Aventuras do Didi", aos domingos. E por que será cancelado? Por uma junção de fatores, sendo que a principal delas é a audiência abaixo do esperado. Mas não é só isso: o canal vem já há um tempo tentando modificar ou atualizar o tipo de humor que exibe e Didi não se encaixava mais no perfil.

          Muita gente, inclusive alguns famosos, já começaram a chiar dizendo que é um absurdo Renato Aragão não ter seu programa de TV. Mas aí entra a velha discussão: como manter alguém no ar se a audiência é baixa? E hoje em dia não tem chances mesmo: não atinge o número imaginado no Ibope, sai da grade. E isso não é um privilégio de Renato, já aconteceu com vários outros humoristas – para ficarmos apenas nesta área – como Agildo Ribeiro, Chico Anysio e Jô Soares só continua aí porque faz um programa de entrevistas.
Época em que o quarteto era atração principal na TV
          Renato Aragão já nos deu imensas alegrias nos tempos áureos dos Trapalhões, um dos grandes clássicos da TV brasileira. Ele e seus companheiros Dedé, Mussum e Zacarias continuam insuperáveis até hoje e dá para ver isso muito bem nos DVDs do programa. Mas os tempos são outros e o tipo de piada feita por Didi não atinge mais um grande público. É um jeito antigo de fazer brincadeiras, um estilo muito próximo ao que se faz (fazia) em circos e que migrou com sucesso para a TV. Mas a prática tem mostrado que esse humor não possui mais apelo especialmente junto às novas gerações – e o mesmo pode ser dito dos circos. É mais ou menos o mesmo problema do novo Bozo no SBT, que teve muito sucesso nos anos 80 e cuja atração já não é mais a mesma porque a vida é de outro jeito.

          Com isso, não dá para exigir que Renato Aragão mudasse seu estilo. O que ele faz é o que poderia produzir de melhor e seu talento continua firma e forte lá, dá para perceber isso. Ele é um dos poucos artistas que soube envelhecer com dignidade. Mas o público é outro, a velocidade das coisas mudou e a chegada de Marcelo Adnet na Globo sinaliza isso de maneira escancarada. Agora o canal só não pode esquecer que tem Renato ali em seu elenco e quem ela deve muito.


Cá entre nós...
          Não foi somente os tempos que mudaram, e sim o próprio Didi, que depois de velho, mudou bastante o estilo de fazer gracinhas, mesmo sendo um humor destinado a classe infantil, suas piadinhas se tornaram muito imoral e como se não bastasse, depois de velho quer fazer gracinhas vestido de mulher, o que particularmente acho ridículo, e sei que a maioria do seu público perdeu a graça com isso. Tem mais é que sair de cena mesmo e dar o seu lugar para outro que possa fazer melhor. Concorda comigo?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.