GUIAS

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Inauguração do PROAC em Unaí-MG

Polícia Militar e Consep lançam mais uma turma do Projeto Adolescente Cidadão; Prefeitura será parceira

O prefeito Delvito foi recebido pelo 
tenente-coronel Roberto Martins 
pela presidente do Consep Urbano, 
Adriana Ferreira
              O prefeito Delvito Alves esteve no lançamento do Projeto Adolescente Cidadão (PROAC) na tarde dessa segunda-feira (6/5/2013). O evento ocorreu no auditório do 28º Batalhão da Polícia Militar e contou com a presença do comando da PM em Unaí e de dirigentes do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP Urbano), órgãos responsáveis pela condução do projeto. Nos próximos seis meses, 42 adolescentes de 14 a 17 anos serão beneficiados. Na fila de espera, mais de 200.
              O PROAC nasceu em 2007, quando A Polícia Militar e o CONSEP buscavam a iniciativa (ação preventiva contra a violência e a criminalidade) de tirar da ociosidade e das ruas adolescentes em situação de risco pessoal e social, dar uma ocupação para os jovens e, ao mesmo tempo, prepará-los para a vida e para o mercado de trabalho. 
              Na época, adolescentes foram encaminhados para dentro do Batalhão de Unaí, onde receberam noções de cidadania e lições para elevação da autoestima. Custeado exclusivamente com recursos da iniciativa privada, o projeto deu tão certo que em 2009 foi reconhecido e premiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social, como modelo de boas práticas de cidadania. O PROAC já beneficiou mais de 200 adolescentes, muitos dos quais encaminhados automaticamente para o mercado de trabalho.

              O projeto funciona assim: os alunos devem estar matriculados na rede pública de ensino. Na parte da tarde, ou seja, no contraturno do período escolar, estarão no batalhão durante seis meses. Usam os uniformes e tênis que recebem do projeto. No batalhão almoçam e assistem diariamente a aulas teóricas e práticas para sua formação pessoal, moral e cultural. Aulas de português, redação, educação para o trânsito, educação ambiental, ética pessoal e profissional, saúde do adolescente, matemática financeira, etiqueta social, educação física e ordem unida estão entre as muitas disciplinas que vão compor a formação integral dos jovens. Em meio às aulas, recebem lanche. 

              “O projeto é tão avançado, que virou exemplo para todas as cidades de Minas Gerais, por ter um caráter social muito forte”, frisou o prefeito Delvito Alves, reconhecendo a importância do envolvimento de instituições como a Polícia Militar e o CONSEP, juntamente com a sociedade organizada, “participando e atuando onde o poder público (como a Prefeitura) sozinho não daria conta de atuar”. De acordo com Delvito, “se o projeto não fosse sério e bom, PM e CONSEP não estariam envolvidos”.

              As aulas são ministradas por professores voluntários e por policiais militares. Os alunos recebem ainda palestras de profissionais especializados. “Os professores têm grande carinho pelo projeto e fazem tudo com muito zelo e dedicação”, afirmou a presidente do CONSEP, Adriana Ferreira que, juntamente com o comandante do 28º BPM, tenente-coronel Roberto Martins, é responsável pela coordenação do PROAC.

              O comandante elogiou o prefeito pela “preocupação social”, ao revelar que, pela primeira vez, a Prefeitura será parceira do PROAC, e comentou a essência preventiva do projeto: “Precisamos atingir as causas para evitar as conseqüências”. Em pronunciamento, Roberto Martins exortou os adolescentes a aproveitarem ao máximo o que o PROAC vai lhes oferecer. “Os resultados do projeto são conhecidos. Os adolescentes que participam saem na frente, porque já conseguem obter essa formação diferenciada”.

Centro Socioeducativo
              Ao lembrar que o governo estadual vai inaugurar em Unaí, nesta quarta-feira (8/5/2013), o Centro Socieducativo (destinado a menores infratores), Delvito salientou que um dos benefícios do Proac é evitar que adolescentes entrem para o mundo da criminalidade e acabem tendo que parar num “reformatório”, como a unidade de ressocialização.

              “O município tem abraçado vários projetos sociais. Mas o PROAC é um projeto de destaque, sobretudo no ponto em que atua, que é exatamente no sentido de dar um caminho e uma nova direção aos adolescentes que poderiam enveredar pela estrada da violência e da criminalidade. Exatamente para evitar que adolescentes cheguem a um Centro Socioeducativo, a PM e o CONSEP vão dar esse caminho mais salutar para esses jovens e, claro, terão nosso apoio”, arrematou Delvito.

Vídeos:  




Fotos: 06.

O prefeito Delvito foi recebido pelo tenente-coronel Roberto Martins pela presidente do Consep Urbano, Adriana Ferreira
Adriana (coordenadora) apresenta a equipe do Proac: tenente-coronel Roberto Martins (coordenador); tenente Paulo Moura (supervisor); Rosilene (auxiliar administrativo); sargento Isaías e cabo Wander (monitores)
Delvito: "esse projeto será espalhado por toda Minas Gerais, porque tem caráter social muito forte e, é claro, terá o apoio da Prefeitura"
Alunos, familiares e agentes públicos compareceram ao auditório do 28º BPM para lançamento 
do Proac 2013

Para Roberto Martins, com o Proac, muitos jovens que poderiam seguir pelo caminho da criminalidade 
estão tomando outra direção: "isso é atacar as causas, ao invés das consequências"


Formados no Proac 2012 brindaram os presentes com boa música

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.