GUIAS

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Asteroide Apophis pode colidir com a terra


130109 – Asteroide Apophis pode colidir com a terra

O asteroide Apophis, que deve passar raspando pela Terra em 2029 e poderá eventualmente, atingi-la em 2036, se aproximará do planeta esta quarta-feira (130109) a 14,4 milhões de quilômetros de distância, informaram os astrônomos.

Em um primeiro momento, os cientistas avaliaram em uma em 45, ou seja 2,7%, as possibilidades de uma colisão catastrófica com a Terra em 2029 deste corpo celeste descoberto em 2004 com 270 metros de diâmetro, o equivalente ao tamanho de três campos de futebol.

No entanto, novos cálculos feitos em 2009 pela NASA após um sobrevoo perto de Apophis, cujo nome é inspirado em um demônio da mitologia egípcia, pareceu desmentir este risco, prognosticando sua passagem para 13 de abril de 2009 a 22.208 km da Terra. Trata-se da menor distância já observada em tempos modernos.

A probabilidade de que bata na Terra em 2036 é de uma em 250.000, segundo novos cálculos de Steve Chesley e Paul Chodas, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena (Califórnia), baseados em novas técnicas de análises de dados. Uma estimativa anterior mencionava uma chance em 45.000.

A maior parte dos novos dados que permitiram recalcular a órbita do Apophis provêm das observações efetuadas pelo astrônomo Davi Tholen e sua equipe do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí.

Esta quarta-feira será possível ver Apophis em tempo real pela página Slooh.com a partir da 00h00 de quinta-feira, acompanhado dos comentários e das respostas às perguntas do público por parte do presidente do Slooh, Patrick Paolucci.

O Slooh possui telescópios nas Ilhas Canárias (Espanha) para fazer estas observações.




  
UNAIENSES
Jisohde G. Posser
130109

Zoológico adaptando para amenizar o calor


130109 – Zoológicos também adaptaram ambientes para refrescar bichos

Com as altas temperaturas do verão carioca, o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro adotou um cardápio especial para dar maior conforto e bem-estar dos animais.

O menu inclui sorvetes, picolés, sucos e frutas congeladas para dar um refresco.

Nesta quarta-feira (9), os felinos recebem sorvete de carne, e os sorvetes e picolés de frutas serão entregues aos  chimpanzés, macacos aranhas, orangotangos, ursos e elefantes.

Além disso, os recintos onde os animais ficam instalados receberam aspersores que funcionam como chuva artificial. Os lagos e sombras também colaboram no processo de refrescar os ambientes do zoológico carioca.
Jardim Zoológico do Rio fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte.

Altas Temperaturas
Esta terça-feira (8), foi o segundo dia mais quente do ano, segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os termômetros chegaram a 40,7ºC, no bairro da Saúde, no centro do Rio. Com a umidade relativa do ar a 40%, a sensação térmica chegou a 50 graus. A temperatura mais alta do verão carioca foi registrada no dia 26 de dezembro de 2012, quando a máxima foi de 43,2ºC, em Santa Cruz, na zona oeste.

Segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, a formação de um sistema de baixa pressão no litoral do Rio de Janeiro, aliada ao forte calor a disponibilidade de umidade, mantém as condições de tempo instável na cidade. A previsão para esta quarta-feira (9) de céu variando entre parcialmente nublado e nublado, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A temperatura máxima prevista é de 38°C, e mínima, de 23°C.




UNAIENSES
Jisohde G. Posser
130109

Ex-presidente Lula poderá estar envolvido com Mensalão

MPF investiga Ex-presidente Lula por suposto benefício com mensalão.

          O MPF (Ministério Público Federal) irá investigar o ex-presidente Lula por suposto benefício com o mensalão, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. Roberto Gurgel, procurador-geral da República, irá remeter o caso à 1ª instância da Justiça comum, já que o ex-presidente já não tem mais o direito à prerrogativa de foro, chamado de foro privilegiado.

          O ex-presidente foi acusado por Marcos Valério, tido como operador do mensalão, de ter tido contas pessoais pagas com dinheiro desviado pelo esquema. O publicitário passou a acusar Lula após ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a cerca de 40 anos de prisão por formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

          Em dezembro de 2012, Lula desqualificou as acusações de Valério.

— Eu não posso acreditar em mentira, eu não posso responder mentira.

          Valério disse ter passado dinheiro para Lula arcar com "gastos pessoais" bem no início de 2003, quando o petista já havia assumido a Presidência. Os recursos foram depositados, segundo o empresário, na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy, uma espécie de "faz-tudo" de Lula.

          O operador do mensalão afirmou ter havido dois repasses, mas só especificou um deles, de aproximadamente R$ 100 mil. Segundo o depoimento de Valério, o dinheiro tinha Lula como destinatário. Não há detalhes sobre quais seriam os "gastos pessoais" do ex-presidente.

          Ainda segundo o depoimento de setembro, Lula deu o "ok" para que as empresas de Valério pegassem empréstimos com os bancos BMG e Rural. Segundo concluiu o Supremo, as operações foram fraudulentas e o dinheiro foi usado para comprar apoio político no Congresso no primeiro mandato do petista na Presidência.

Marcos Valério afirma que Lula era chefe do mensalão
          Numa reportagem de capa, a revista Veja traz revelações sobre o mensalão atribuídas ao publicitário Marcos Valério. Segundo a revista, o publicitário teria afirmado que o ex-presidente Lula era o chefe do esquema e que o desvio de dinheiro teria sido muito maior do que o divulgado até agora. 

          Marcos Valério já foi condenado pelo supremo por corrupção ativa, peculato e lavagem de dinheiro. A reportagem está na capa da revista, que promete revelar os segredos de Marcos Valério, pivô do escândalo do mensalão, mas está baseada em declarações do publicitário a amigos e interlocutores.

Caixa do PT
          Valério teria calculado em R$ 350 milhões o caixa do PT — quase três vezes mais que o apurado pela polícia federal no esquema do mensalão. E acusa o ex-presidente Lula de "ter se empenhado pessoalmente na coleta do dinheiro". No auge do escândalo, os denunciantes do caso sustentaram que lula não sabia de nada. 

          Segundo a reportagem, Valério agora diz que "Lula era o chefe" e afirma que o ex-presidente só não foi acusado porque ele, Delúbio Soares e José Dirceu se calaram.

Promessas de proteção
A Vaca está indo pro brejo...
          Revela ainda que o tesoureiro do PT tinha intimidade com o então presidente, que até dormia no Palácio da Alvorada, segundo a Veja, Valério teria recebido a "promessa de proteção" e "esforço para retardar o julgamento e amenizar a pena". Ele teria medo de ser assassinado.

          O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, desautorizou a reportagem. Afirma que o publicitário não dá entrevistas desde 2005 e não confirma as declarações atribuídas a ele. Marcos Valério já está condenado no STF (Supremo Tribunal Federal) por três crimes e ainda responde por outros dois. O ministro Marco Aurélio Mello declara que a reportagem não influenciará no julgamento, porque o supremo se baseia apenas na denúncia do procurador geral. 

          O presidente Lula passou o sábado (121215) em compromissos de campanha e não comentou o caso. A executiva do PT, que se reúne na segunda-feira (121217), também não deu declarações oficiais. Alguns petistas mostraram indignação com a reportagem, que chamaram de mentirosa e exemplo de mau jornalismo. O líder do partido na câmara desqualificou as supostas declarações de Marcos Valério.

O Esquema
          Principal escândalo a atingir o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o primeiro mandato, em 2005, o mensalão ficou conhecido como esquema de arrecadação ilegal de dinheiro para ser distribuindo como "mesada" a parlamentares da base governista.

          De acordo com a denúncia da Procuradoria Geral da República, o empresário Marcos Valério (foto) pegava empréstimos em bancos dando como garantia contratos que suas agências de publicidade tinham com o governo por meio do canal que ficou conhecido como "valerioduto".

          O dinheiro, então, abastecia um caixa dois que era usado em campanhas eleitorais e no pagamento de propinas a parlamentares, o chamado "mensalão", para que aprovassem projetos de interesse do governo.
















 




Cá entre nós...

          Já está definido a acusação, já foi também encontrado os culpados, também foram julgados, e agora?
Será que alguém vai ser condenado? será que veremos algum desses corruptos atrás das grades? Quantas perguntas ao ar sem respostas!

          Estamos no Brasil, aqui vai preso apenas pessoas pobres, que para não morrer de fome, furta um pacote de bolacha, ou algo semelhante! Quem entra nos cofres públicos e roubam milhões e até bilhões, não vão para trás das grades... coisa vergonhosa e lamentável. 
          Deveriam apreender seus patrimônios, receber com juros e correção monetária cada centavo extorquido ou, mais compreendido: roubado, e meter esta turma toda na cadeia, torná-los inelegíveis para o resto da vida,; e deixá-los mofando na cadeia a pão e água; ainda... abrir mais o olho com os que estão no poder, para que no futuro próximo não seja os investigados e julgados por irregularidades vergonhosas como esta.

UNAIENSES
Jisohde G. Posser
130109