GUIAS

terça-feira, 12 de março de 2013

Governo autoriza reajuste no preço de medicamentos

Ajuste deverá adotar como referência o Preço Fabricante

              O governo, por meio do CMED (Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), autorizou, nesta terça-feira (12), reajuste de preços de medicamentos a partir de 30 de março. O ajuste deverá adotar como referência o Preço Fabricante usado a partir de 31 de março de 2012. Deverá ser utilizado para a formação dos preços o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), acumulado no período de março de 2011 até fevereiro de 2012.

              Após a publicação oficial do IPCA de fevereiro de 2013, que ficou em 0,60%, a CMED editará resolução específica sobre a forma de definição do Preço Fabricante e do Preço Máximo ao Consumidor dos medicamentos e da forma de apresentação de Relatório de Comercialização pelas empresas produtoras, destaca a resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU).




Médica usando dedo de silicone, fala sério...

Médica que usava dedos de silicone para bater ponto de colegas admite fraude e diz que agia a mando de diretor
              Caso aconteceu em Ferraz de Vasconcelos; ela foi descoberta após denúncia anônima


              A médica do Samu (Atendimento Móvel de Urgência) de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, surpreendida neste domingo (10), utilizando dedos de silicone para validar o ponto digital biométrico de seis profissionais, entre médicos e enfermeiros, teria confessado que fazia os registros de ponto em nome dos colegas a mando de um diretor. Levada à Delegacia de Polícia de Ferraz, a médica, de 28 anos, foi autuada em flagrante por falsificação de documento público. Ela foi liberada após depoimento.

              A médica foi afastada do cargo. Outros quatro profissionais também perderam os postos de trabalho. O flagrante foi feito por integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal), que contou com a parceria do Ministério Público. Após denúncia anônima de que haveria funcionários fantasmas no atendimento do Samu, câmeras foram instaladas no prédio onde estava o ponto biométrico. A ação da profissional teria sido registrada.
 

              O CRM (Conselho Regional de Medicina) informou que a falha cometida pelos profissionais é considerada grave, mas que eles não perderão o registro até o fim das investigações, que podem levar até três anos. Até lá, eles serão afastados do cargo.

              Segundo a Secretaria de Comunicação, uma sindicância interna será instaurada para apurar o esquema. Há a possibilidade de alguns funcionários envolvidos serem afastados durante a investigação.

              O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, concedeu entrevista coletiva na segunda-feira (11) e pediu que o caso seja investigado com rigor e quer punir todos os envolvidos.