GUIAS

terça-feira, 2 de abril de 2013

Buraco negro absorve planeta 15 vezes maior que Júpiter

Buraco negro absorve planeta 15 vezes maior que Júpiter

              Abril 2013 - Um grupo de astrofísicos detectou um planeta com uma massa pelo menos 14 e até 30 vezes maior que a de Júpiter e que foi absorvido por um buraco negro em uma galáxia situada a 47 milhões de anos-luz da via Láctea, informou a Universidade de Genebra ESA

              Um grupo de astrofísicos detectou um planeta com uma massa de pelo menos 14 a até 30 vezes maior que a de Júpiter e que foi absorvido por um buraco negro em uma galáxia situada a 47 milhões de anos-luz da via Láctea, informou nesta terça-feira a Universidade de Genebra.
Os cientistas notaram um sinal luminoso que vinha de um buraco negro situado no centro da galáxia NGC 4845, cuja massa é 300.000 vezes superior à do Sol. O buraco estava 'adormecido' há mais de 30 anos, segundo a Universidade em um comunicado.
              
              "Foi uma observação totalmente inesperada em uma galáxia que esteve tranquila durante ao menos 20 ou 30 anos", afirmou Marek Nikojuk, da Universidade de Bialystok, na Polônia, o principal autor de um artigo publicado na revista "Astronomy & Astrophysics", em declarações difundidas pela Agência Espacial Europeia (ESA).

              Segunda a revista, o buraco negro demorou três meses para desviar o planeta de sua trajetória e absorver 10% de sua massa total. O resto permaneceu em órbita.

              O satélite europeu INTEGRAL, com o qual também colaboram a Nasa e a Rússia, tornou possível esta observação.

              Ilustração da Nasa mostra um buraco negro supermassivo no centro da galáxia em espiral NGC 1365. Estudo publicado na quinta na Nature calcula que a velocidade de rotação do buraco é perto da velocidade da luz. Este buraco negro tem 2 milhões de vezes a massa do nosso Sol. Os cientistas acreditam que a evolução de uma galáxia está intrinsecamente relacionada com a evolução de seu buraco negro. E a velocidade com que ele gira está ligada a sua formação: para crescer continuamente e acabar girando rapidamente, ele deve ser "alimentado" por um fluxo uniforme de matéria em espiral ou é o resultado de dois pequenos buracos negros que se fundiram; já buracos negros mais lentos provavelmente recebem matéria desordenadamente em todas as direções 

Fotos: 04.





Encontrado meteorito do planeta Mercurio

Pela primeira vez, meteorito do planeta Mercúrio foi encontrado na Terra

              Fragmentos da Lua e de Marte já foram encontrados na Terra antes, mas essa é primeira vez que um meteorito de Mercúrio foi achado por aqui.

              Com base em dados fornecidos pela sonda Messenger da NASA, o meteorito esverdeado apresenta uma composição semelhante ao que é encontrado no planeta mais próximo do Sol, Mercúrio. Pautado nestes dados, os cientistas acreditam que o material encontrado no sul do Marrocos, no ano passado, pode ter vindo de lá.

              Segundo o cientista Anthony Irving, a rocha pesa cerca de 325 gramas, e possui grandes quantidades de magnésio, alumínio e silicatos de cálcio. Elementos estes também encontrados na superfície de Mercúrio.

              “Pode ser uma amostra de Mercúrio, ou uma amostra de um corpo menor que Mercúrio, mas que é de Mercúrio”, disse Irving, pesquisador da Universidade de Washington, durante a 44 ª Conferência Anual de Ciência Lunar e Planetária realizada no Texas.

              Embora tenha sido encontrada uma proporção elevada de silicato de cálcio, maior do que há atualmente em Mercúrio, segundo Irving, o NWA 7325 poderia ter vindo de uma parte profunda da crosta de Mercúrio, e foi resultado de um impacto há 4,56 bilhões anos, e lançado ao espaço, viajando por muito tempo até encontrar a Terra.

              A NWA 7325 é um grupo de 35 amostras de meteoritos que são diferentes de tudo o que já foi visto ou pesquisado, segundo o cientista. Além disso, o meteorito quase não tem composição de ferro, assim como Mercúrio, o que reforça a ideia de que esse material veio de fato daquele planeta.

              Se a pesquisa for prorrogada por mais dois anos, como deseja Irving, será possível obter mais informações e uma conclusão definitiva.

Fotos: 02.



Lei Carolina Dieckmann em vigor

Lei Carolina Dieckmann: invasão de PCs e roubo de senhas passam a ser crimes a partir desta terça-feira (02/04/2013)

              Pena para quem invadir computadores pode ser de até dois anos de prisão.

              Milhões de brasileiros guardam em seus computadores dados pessoais, informações da família, senhas de banco, fotos da intimidade, do lar. Por mais que sejam usados programas para proteção dos dados, nem tudo está seguro no ambiente virtual. Após discussões no Congresso, passa a vigorar nesta terça-feira (02) a Lei Carolina Dieckmann: uma alteração no texto do Código Penal que trata sobre a invasão de dispositivos informáticos.

              Em um caso que ganhou repercussão na mídia, a atriz que hoje leva o nome da lei teve o computador invadido, fotos íntimas copiadas e usadas para fazer chantagem. Ela procurou a polícia e denunciou a extorsão. Pouco tempo depois, a polícia fluminense prendeu em SP e MG quatro suspeitos de acessar o e-mail de Carolina. Eles queriam R$ 10 mil para não divulgar as imagens, mas ela não cedeu e as fotos vazaram.

              Com a mudança na lei, que antes era só para equipamentos corporativos, quem invadir algum dispositivo, como computador, tablet ou smartphone, será enquadrado na Lei 12.737/12 e pode pegar pena de três meses a dois anos de prisão. Cabe a punição também a quem difunde, oferece ou distribui programas para “adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa” do dono do equipamento.

              Em casos de cópia de dados e cartões bancários, resultantes em prejuízos financeiros à vítima, quem cometer o crime terá a pena aumentada de um sexto a um terço. Essa é uma das principais alterações da lei, que foi aprovada no fim de novembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. 

Cá entre nós...
              Já tava demorando para ter uma lei que combate esses hackers  e os condena por adulterar senhas e furtar fotos na internet.

Fotos: 02.