GUIAS

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Caso do menino Joaquim Pontes - II - Mãe e Padrasto se contradizem

O Caso da Morte do menino Joaquim Pontes
Passo-a-passo
II
Ribeirão Preto - 131006
Mãe e padrasto de menino que sumiu se contradizem, diz delegado em SP

Mãe - Psicóloga Natália Mingone Ponte
Polícia Civil ouviu novos depoimentos e pediu prisão temporária do casal.
              Menino de 3 anos sumiu de dentro de casa nesta terça em Ribeirão Preto.
              Ainda existem contradições nos depoimentos da mãe e do padrasto do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, desaparecido desde a madrugada de terça-feira (5), em Ribeirão Preto-SP. A afirmação é do delegado Paulo Henrique Martins de Castro, que pediu a prisão temporária do casal. Natália Mingone Ponte e Guilherme Raimo Longo permanecem na Delegacia de Investigações Gerais - DIG, na tarde desta quarta-feira (131006) para prestarem novos esclarecimentos. Procurado, o advogado que representa Longo, Celso Corrêa de Moura, não comentou o assunto. Segundo a família de Natália, ainda não há um advogado instituído para cuidar do caso.
“Existem algumas perguntas a serem esclarecidas e isso a gente espera terminar no decorrer do dia”, disse Castro
destacando que também não descarta a possibilidade de a casa da família ter sido invadida e o garoto sequestrado. 
“Não descarto possibilidade nenhuma, nem de que ele tenha saído sozinho, nem de que um terceiro tenha entrado na residência. A gente trabalha com todas as possibilidades.”

              Joaquim desapareceu de dentro da casa onde mora, no Bairro Jardim Independência, na madrugada de terça-feira (131105). A mãe, a psicóloga Natália Mingone Ponte, foi quem notou a ausência do garoto ao procurá-lo no quarto, por volta de 7 hs, para aplicar uma dose de insulina – o menino tem diabetes.

              A perícia científica foi até o local verificar possíveis vestígios de crime, mas nada foi encontrado. As janelas da casa tem grades e, segundo depoimento da mãe, o portão estava trancado durante a manhã, mas a porta da sala estava aberta.

              Após acionados, a PM e o Corpo de Bombeiros fizeram buscas no bairro onde a família mora e em um córrego próximo, mas não encontraram o menino. Os trabalhos foram suspensos no início da noite.

              Sem passar detalhes das investigações, Castro disse que acompanhou as buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira, em um bueiro próximo à casa da família. Uma denúncia anônima afirmava que algo havia sido jogado no local durante a madrugada, mas nenhuma pista foi encontrada.

“Nós estamos recorrendo a todos os meios disponíveis que nós temos: imagens [de câmeras de segurança], perícias, oitivas de pessoas próximas ao local, estamos tentando esgotar todas as possibilidades que existem”, 
disse o delegado

Família
              Na tarde de terça-feira, a mãe do menino disse que, antes de desaparecer, Joaquim vestia uma calça de pijama estampada e camiseta branca. Natália confirmou também que o atual marido é usuário de drogas e que teria sido ele o último a ter contato com o garoto, ao colocá-lo para dormir, por volta de meia-noite.

“O Joaquim ama ele (sic) de paixão e o Guilherme também. Se aconteceu alguma coisa, eu não sei”
              disse a mãe durante as buscas. Na manhã desta quarta-feira, antes de prestar depoimento na DIG de Ribeirão, Natália voltou a afirmar que estava dormindo quando o menino desapareceu e que não tem envolvimento com o caso.

“Eu acredito que nós vamos encontrar ele. Pelo amor de Deus, se alguém souber de alguma coisa, qualquer coisa que seja, liga para a polícia, sem se identificar, qualquer coisa, mas ajude a gente a esclarecer isso.”

Padrasto - Guilherme Raimo Longo 
Delegado - Paulo Henrique Martins de Castro
Equipe de Bombeiros - A Busca continua
Ribeirão Preto - São Paulo

Caso do menino Joaquim Pontes - I - Menino desaparece em casa - Ribeirão Preto - SP

O Caso da Morte do menino Joaquim Pontes
Passo-a-passo


I
Ribeirão Preto - 131005
Inicio

Polícia pede prisão de padrasto e mãe de garoto desaparecido em SP

Criança de 3 anos sumiu de dentro da casa 
na terça-feira (131105) em Ribeirão.
Bombeiros realizaram buscas em bueiro e córrego, mas nada foi encontrado.

              A Polícia Civil pediu a prisão temporária da mãe e do padrasto do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, desaparecido desde a madrugada de terça-feira (131105) em Ribeirão Preto-SP. O delegado Paulo Henrique Martins de Castro não informou detalhes sobre o caso. O Corpo de Bombeiros também retomou as buscas em um córrego próximo à casa da família, após denúncias de que algo havia sido jogado em um bueiro durante a madrugada. 
              Nada foi encontrado.

              Joaquim teria desaparecido na madrugada de terça-feira de dentro da casa da mãe. Natália Ponte disse ter notado a ausência do filho quando foi procurá-lo no quarto, por volta de 7 hs, para aplicar uma dose de insulina - o garoto tem diabetes. Em depoimento à polícia, Natália disse que as janelas da casa têm grades e que o portão estava trancado, mas a porta da sala estava aberta. A perícia cientifica foi até o local verificar possíveis vestígios de crime.

              Também em depoimento, o padrasto do menino, Guilherme Longo, teria contado aos policiais que colocou o menino para dormir por volta de meia-noite e, durante a madrugada, saiu para comprar drogas, mas não encontrou quem fornecesse e retornou para casa.

              O padrasto e a mãe do garoto passaram toda a terça-feira na Delegacia de Investigações Gerais - DIG, prestando depoimento. O delegado responsável pelo caso, Paulo Henrique Martins de Castro, ainda não explicou o motivo do pedido de prisão temporária do casal.

              Ainda na terça-feira, policiais e bombeiros percorreram um trecho do córrego Tanquinho, na Avenida Guido Golfeto, próximo à casa da criança, em busca de pistas. Segundo familiares, o garoto gostava de ir até esse local para jogar bola com amigos. As buscas foram suspensas no início da noite, após nada ter sido encontrado.

Novas buscas
              Na manhã de quarta-feira, o Corpo de Bombeiros voltou ao local para investigar a denúncia de que um grupo de homens havia jogado algo semelhante a um corpo dentro de um bueiro, próximo ao córrego. "Ao chegar ao local, nós constatamos, através de um garoto, que nessa madrugada tiraram a boca de lobo e alguns homens tinham mexido nela. É um local de difícil acesso, muito estreita, mas não foi encontrado nada", afirmou o subtenente Ramos.

              As buscas foram suspensas mais uma vez no final da manhã e só serão retomadas, segundo o subtenente, caso haja novas denúncias sobre o caso. "Ontem [terça-feira] foi efetuada a varredura de todo o rio, não foi averiguado nada, hoje não foi encontrado nada. Então vamos aguardar a parte da Justiça para saber se há outra denúncia ou não."

Repercussão
              O caso do desaparecimento do menino Joaquim ganhou destaque nacional após artistas postarem mensagens de apoio à família no Instagram, na manhã desta quarta-feira. Entre os famosos que publicaram informações do garoto em seus perfis estão as cantoras Tânia Mara e Ivete Sangalo, a atriz Joana Machado, a apresentadora Angélica, os atores Rafael Almeida e José Loreto, e a atriz Giovanna Ewbank.

"Que Deus o abençõe, proteja e que a família o encontre ainda hoje! 
Eu creio Jesus!", escreveu Tânia. 
"Gente! Por favor, vamos divulgar!", disse Giovanna.



Dois homens baleados, um morre e o outro é ferido em Unaí-MG

Homem morre e outro é ferido na mão após serem baleados em Unaí-MG


              Um homem morreu e outro ficou ferido depois que foram atingidos por diversos disparos de arma de fogo, no domingo (131110), em Unaí-MG, na região Noroeste de Minas.


              De acordo com a Polícia Militar, a dupla passava por uma rua do bairro Canaã, quando um suspeito se aproximou e efetuou os disparos. Em seguida, o atirador fugiu do local.

              Uma das vítimas foi socorrida em estado grave e encaminhada para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi baleado na mão e passa bem.

              Ainda segundo a PM, os dois tem várias passagens pela polícia por envolvimento com drogas, o que levantou a suspeita de o crime estar relacionado com o tráfico na região. 

              O caso ainda será investigado.


Caminhoneiro foge após atropelar passageiro de moto em Contagem-MG

Caminhoneiro foge após atropelar e matar passageiro de moto 
na BR-381, em Contagem-MG

               Um passageiro de motocicleta morreu após ser atropelado nesta quinta-feira (131114), na BR-381, em Contagem-MG.
               De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a vítima foi atingida por um caminhão na altura do km 476.

               Segundo os policiais, por motivos ainda desconhecidos, o condutor da motocicleta perdeu o controle da direção e o veículo caiu no asfalto. Em seguida, o caminhão, que trafegava atrás das vítimas, atropelou o passageiro caído e fugiu sem prestar socorro. Porém, ele foi localizado no Anel Rodoviário e alegou que não percebeu que tinha atingido o garupa.

               O passageiro atropelado morreu antes de chegada do socorro. Já o piloto sofreu várias escoriações pelo corpo e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

               Devido ao acidente, o trânsito teve que ser interditado por em torno de três horas, mas foi liberado.





Idosa mantida presa por causa de neto, causa revolta em Ouro Fino-MG

Prisão de idosa "no lugar" de neto revolta e comove Ouro Fino

              Os desdobramentos do tiro acidental que feriu um adolescente na semana passada revoltam moradores de Ouro Fino, no Sul de Minas. Eles se mobilizam pelas redes sociais para pedir a liberdade da avó e do pai do garoto que fez o disparo.


              O menor foi solto, mas a idosa de 73 anos e o filho dela estão na cadeia há nove dias, sob a alegação de que instigaram o jovem a usar armas de fogo e a agir com violência.

              O caso gera grande repercussão na cidade de 33 mil habitantes. Na quarta-feira (131113), um grupo articulava a manifestação em frente ao fórum, mas a data não está certa.

              Parte dos moradores considera que as prisões, pedidas pelo Ministério Público Estadual e determinadas pelo juiz João Cláudio Teodoro, foram um “exagero”.

              O advogado Otávio Miranda Junqueira não representa a família, mas explica que a punição máxima por porte ilegal de arma é de três anos, pena que, em geral, é convertida para a prestação de serviços comunitários.

“Eles não iriam presos nem se fossem condenados. 
Então, o que justifica a prisão cautelar?”, 
indaga.

“O pai não estava no local nem era dono da arma. A avó teria permitido que o neto pegasse o revólver, e é compreensível que pague por isso na forma de fiança, que responda a um processo, mas ser mantida com bandidos numa cela é um exagero”

              A comoção dos moradores está interferindo até no trabalho da polícia, diz o delegado Waldir Jorge Pelarico
“Há muita gente procurando a delegacia preocupada com o caso”.


Homem que envolveu com traficantes é degolado em Contagem-MG

Homem é degolado em Contagem-MG, 
por se envolver com mulher de traficante

              Um homem, de 52 anos, morreu ao ser degolado com uma faca no bairro Tropical, em Contagem-MG, na Grande BH. Segundo a Polícia Militar, o crime ocorrido no fim da noite dessa quarta-feira (131113) teria sido praticado por quatro homens encapuzados.


              Por volta de 21 horas, o quarteto invadiu o imóvel, que fica na rua Dois, e chegou a conversar com a esposa da vítima. Para ela, os criminosos contaram que o Maurício Francisco Alves se envolveu com a mulher de um traficante e ainda teria uma dívida de drogas. Ela foi obrigada a deixar a casa e não olhar para trás.

              Maurício foi atingido por vários golpes, sofrendo cortes na barriga, braços e um ferimento profundo na região do pescoço. Após a execução, os criminosos fugiram e não foram mais localizados. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil.