GUIAS

domingo, 18 de maio de 2014

A História do Cifrão e sua relação com o dinheiro $


              A representação de um valor em dinheiro vem sempre antecedido por uma representação gráfica que é o símbolo da moeda local como por exemplo no Brasil,o ‘R’ do Real e o símbolo  do cifrão. O símbolo Cifrão é utilizado em alguns países da América do Sul. Muitas pessoas confundem o símbolo Cifrão, com o símbolo de dólar ‘$‘ que só é cortado por uma linha e é um símbolo usado inicialmente para indicar unidade de pesos ou dólares pelo mundo.

              Este símbolo, o Cifrão surgiu, em meados do século VIII, a invenção foi do então general Táriq-ibn-Ziyád, comandante da invasão árabe da Península Ibérica. Esta invasão comandada por Táriq-ibn-Ziyád, como conta-nos a história não foi nada fácil, tendo o mesmo juntamente com suas tropas partido da Arábia, e percorrido um árduo caminho até a conquista da Península Ibérica. Alguns historiadores dizem que Táriq-ibn-Ziyád partiu da Arábia atravessou o Egito, passou pelos desertos do Saara e da Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos; cruzando o estreito das Colunas de Hércules e chegando, por fim, à Península Ibérica.

              Após este grande feito, e a conquista do território ibérico, Táriq-ibn-Ziyád mandou cunhar moedas para comemorar a conquista, tendo de um dos lados sido cunhado uma linha sinuosa, em forma de “S”, representando o longo e tortuoso caminho percorrido para alcançar o continente europeu. Cortando essa linha sinuosa mandou colocar, no sentido vertical, duas colunas paralelas, representando as Colunas de Hércules, significando a força, poder e a perseverança da empreitada.

              O partir daí símbolo difundiu-se por todo o mundo e passou a ser utilizado como símbolo monetário/dinheiro em praticamente todo o mundo. Infelizmente existem poucas fontes acerca desta história onde se possa aprofundar mais, entretanto todas as citações feitas ao famosos símbolo cifrão referem-se ao corajoso e destemido general Táriq-ibn-Ziyád!

Poderá saber mais no livro “Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.