GUIAS

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Preso rapaz que cultivava sete pés de maconha no apartamento em Unaí-MG

PM chegou até o rapaz depois que ele ameaçou duas pessoas de morte

Homem disse que iria matar adolescente de 15 anos e o pai dela


               Um rapaz de 18 anos foi preso depois que a Polícia Militar encontrou sete pés de maconha no apartamento dele, na Avenida Governador Valadares, no centro de Unaí - MG.

               A PM chegou até o local após uma denúncia de que o rapaz havia ameaçado uma adolescente de 15 anos, nesta quarta-feira (141112), no Bairro Primavera.

               A menor disse para a polícia que estava em casa, na Rua Porto Rico, quando o rapaz chegou dizendo que estava armado e afirmando que iria matá-la. O pai da adolescente precisou intervir e também foi ameaçado de morte.

               Ao ser preso pela polícia o rapaz negou que não tinha arma e autorizou que os militares entrassem na casa dele, onde foram encontrados os vasos com os pés de maconha. 

               Ele foi levado para a delegacia.

Houve prorrogação para inscrições do processo seletivo da Unimontes 2015

Candidatos podem se inscrever até esta sexta-feira (141114)

Estão sendo oferecidas 1.219 vagas em 52 cursos


               A Comissão Técnica de Concursos - COTEC prorrogou até a próxima sexta-feira (141114), as inscrições para o 1º Processo Seletivo/2015 da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

               A inscrições podem ser feitas somente pela internet. [[[ CLIQUE AQUI ]]] A taxa é de R$ 190 para dois cursos e R$ 100 para um. São oferecidas 1.219 vagas em 52 cursos superiores dos campi da Unimontes em Montes Claros-MG (sede), Almenara-MG, Bocaiúva-MG, Brasília de Minas-MG, Espinosa-MG, Januária-MG, Janaúba-MG, Paracatu-MG, Pirapora-MG, Salinas-MG, São Francisco-MG e Unaí-MG e dos núcleos de Joaíma-MG e Pompéu-MG.

               Segundo a Unimontes, as provas serão realizadas em 7 de dezembro, para os candidatos do grupo 1 no horário é de 8h às 13h, para o do grupo 2, é de 15 h às 20 h. Os cursos que fazem parte de cada grupo podem ser consultados no site da universidade [[[ SAIBA AQUI ]]].

              Hoje. Ultimo dia, aproveite e não perca tempo!

               Do total de vagas ofertadas no processo seletivo, 45% afrodescendentes, egressos de escolas públicas, deficientes e indígenas.




Cidades do Norte de Minas que estão em alertas para Dengue e Chikungunya

Classificação foi feita com base no índice de infestação do Aedes aegypti

Cidades são Bocaiuva, Várzea da Palma, Francisco Sá e Montes Claros

              Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que três cidades do Norte de Minas Gerais são consideradas em situação de alerta quanto à infestação do Aedes aegypti, que transmite a dengue e a febre Chikungunya. A classificação é feita com base nos dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti - LIRAa. Em Várzea da Palma-MG e Bocaiuva-MG os resultados foram de 1,2% e em Francisco Sá-MG foi de 1,7%.
t
              Apesar de Montes Claros-MG não aparecer na lista, a Prefeitura já divulgou o LIRAa de 1,7%, que também coloca o município na mesma categoria dos outros três em situação de alerta.
              As informações para o resultado do LIRAa foram coletadas em outubro, índices abaixo de 1% são considerados satisfatórios, até 3,9% configuram situação de alerta e acima disso, situação de risco. No Sudeste, apenas Governador Valadares-MG, em Minas Gerais, apresenta risco de uma epidemia de dengue, com percentual de 5,3.

              Ainda no Norte de Minas, oito municípios tiveram índice satisfatório, Jaíba-MG e Taiobeiras-MG 0%, Januária-MG 0,1%, Bonito de Minas-MG e Porteirinha-MG 0,2%, Janaúba-MG e Salinas-MG 0,4% e Espinosa-MG 0,6%. Três Marias-MG, na região Central, teve LIRAa de 0,4% e Unaí-MG, no Noroeste de Minas, de 0,7%.

LIRAa - Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti
Chikungunya e dengue em MG
              Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2013 foram confirmados aproximadamente 368 mil casos de Dengue, com 117 óbitos. Em 2014, são 46.125 casos confirmados de dengue e 46 óbitos. Já em relação à Chikungunya, Minas Gerais tem de 39 casos notificados, 28 descartados, nove em investigação e dois confirmados, um em Matozinhos-MG e outro em Coronel Fabriciano-MG.

Sintomas
              A infecção pelo vírus Chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome Chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.

              Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS.

Diferentemente da Dengue, que tem quatro subtipos, o Chikungunya é único. Uma vez que a pessoa é infectada e se recupera, ela se torna imune à doença. Quem já pegou Dengue não está nem menos nem mais vulnerável ao Chikungunya: Apesar dos sintomas parecidos e da forma de transmissão similar, tratam-se de vírus diferentes.

GALERIA DE FOTOS: