GUIAS

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Lua que pode ter vida extraterrestre foi destaque

Semana ainda teve vídeo com imagens incríveis de foguete que explodiu; 
veja mais destaques de astronomia


              A Nasa divulgou na última semana mais uma foto de alta qualidade de Europa, a lua gelada de Júpiter que é conhecida por ter uma das melhores condições para a existência de vida extraterrestre. A foto revelada pela agência espacial norte-americana é a primeira que mostra as cores reais de Europa, já que antes as imagens eram coloridas por meio das reações químicas que os cientistas sabiam que existiam no local.

              Dois veículos americanos divulgaram novas imagens do foguete Antares da Nasa, que explodiu logo após a decolagem em outubro deste mês. 

              A novidade é que as imagens foram feitas por câmeras remotas que estavam muito próximas da plataforma de lançamento. 

              Pesquisadores da NASA estão usando simulações de alta-fidelidade dos campos magnéticos abaixo da superfície do Sol feitas com o supercomputador Pleiades. Os campos magnéticos influenciam o vento solar, uma corrente de partículas que sopra continuamente da atmosfera do Sol através do sistema solar. Na representação, o campo magnético fraco é representada em azul e o forte, em vermelho.

              A busca por alienígenas pode salvar a Terra de um colapso ambiental. Civilizações extraterrestres podem responder a várias perguntas humanas sobre sustentabilidade. 

              Nessa semana foram divulgadas fotos antigas de um suposto alienígena encontrado nos Estados Unidos em 1947. O ufólogo que recebeu as imagens está tentando provar sua veracidade. 

              Pesquisadores da NASA revelaram nessa semana o projeto de um foguete movido a fezes. 
              Ele viria equipado com um sistema que produziria metano a partir de dejetos humanos e ajudaria no projeto de construir uma base lunar. 

A ESA - Agência Espacial Europeia; revelou que tem planos de enviar robôs à superfície da Lua. Eles usariam a poeira lunar para construir um forte para que os astronautas pudessem passar um bom tempo lá. 

              Japão adia lançamento da sonda espacial Hayabusa 2 por mau tempo. Sonda do programa Hayabusa foi a primeira a trazer para a Terra amostras de um asteroide. 

              A nave russa Soyuz TMA-15M, com três tripulantes a bordo, se acoplou nesta segunda-feira (141124) com sucesso à Estação Espacial Internacional - ISS, na sigla em inglês).










Foguete movido a fezes pode trazer astronautas de volta a Terra em missão na Lua

Sistema produziria metano e ajudaria em projeto de construir base lunar



              É possível que, em breve, a Nasa comece a usar foguetes movidos a fezes. Pesquisadores têm trabalhado com a agência para desenvolver um sistema para reaproveitar resíduos humanos em uma base lunar.

              Segundo os cientistas, o sistema iria produzir combustível suficiente para a viagem de astronautas na Lua na volta para a Terra.

              Em 2006, a Nasa começou a fazer planos para construir uma instalação habitada na superfície da Lua que deveria começar a funcionar entre 2019 e 2014. Para isso, um dos objetivos da agência era diminuir o peso da espaçonave quando ela deixasse a Terra.

              Atualmente os dejetos humanos gerados durante o voo espacial são armazenados em grandes recipientes e enviados de volta à Terra em veículos de carga que queimam à medida que passam pela atmosfera da Terra.

              Para missões de longo prazo, no entanto, seria impraticável trazer todos os resíduos de volta para a Terra e despejá-los sobre a superfície da Lua também não é uma opção. A Nasa então entrou em um acordo com a UF para desenvolver ideias de teste.

              Pratap Pullammanappallil, um professor de engenharia agrícola e biológica associado da UF, disse ao Daily Mail que a equipe estava tentando descobrir quanto metano poderia ser produzido a partir de restos de comida, embalagens de alimentos e resíduos humanos.

A ideia era ver se poderíamos fazer combustível 
suficiente para lançar foguetes e não transportar 
todo o combustível e seu peso vindo da Terra 
para a viagem de regresso

              A Nasa forneceu aos cientistas uma espécie de pacote de dejetos humanos produzidos quimicamente que incluiu também o desperdício de alimentos simulado, toalhas, panos de lavar, roupas e embalagens. Os materiais foram usados para determinar a quantidade de metano que poderia ser produzida e com que rapidez.

              Eles descobriram que o processo pode produzir 290 litros de metano por equipe por dia, todos produzidos em uma semana. Os resultados levaram à criação de um processo de digestão anaeróbica, que mata patógenos de dejetos humanos, e produz biogás – uma mistura de metano e gás carbônico feita pela decomposição da matéria orgânica dos resíduos

              O processo também produziria cerca de 200 litros de água não potável que poderia ser dividida em hidrogênio e oxigênio por meio de um processo de eletrólise. Os astronautas poderiam armazenar o oxigênio como um sistema de backup.

              Na Terra, o processo pode ser usado, por exemplo, em uma cidade para converter resíduos em combustível. O estudo foi publicado no mês passado na revista Advances in Space Research.

GALERIA DE FOTOS: 10.











Corpo carbonizado e enrolado em fios é encontrado em BH-MG

BELO-HORIZONTE-MG
Cadáver estava em uma rua do bairro Granja Werneck


              O corpo de um homem foi encontrado carbonizado neste domingo (141130) no bairro Granja Werneck, na região norte de Belo Horizonte-MG.

              Segundo informações da Polícia Militar, o corpo estava na rua Furquim Werneck. Além de estar completamente queimado, o cadáver estava enrolado em fios.

              A perícia da Polícia Civil foi acionada e constatou um corte profundo na testa. Nenhuma marca de bala foi encontrada. 

              O corpo foi levado para o IML-Instituto Médico Legal.