GUIAS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

151203 – Dia Internacional do Portador de Deficiências & o Dia Internacional do Deficiente Físico

03 de Dezembro – Dia Internacional do Portador de Deficiência


O Dia Internacional do Portador de Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro.

              Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.

              Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir os portadores de deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.

              De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial é portadora de alguma deficiência.

              A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

              O Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

              Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.

              Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemorar o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

03 de Dezembro  Dia Internacional do Deficiente Físico
 

O Dia Internacional do Deficiente Físico é comemorado no dia 3 de Dezembro.

              Instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1992, este dia tem como objetivo a sensibilização da comunidade para os desafios enfrentados por pessoas portadoras de deficiência física.

              Uma das áreas fundamentais é a acessibilidade disponível aos indivíduos com deficiência física. 
              Criar bons acessos para portadores de deficiência é tratá-los com a dignidade que eles merecem, incluindo-os na vida social.