GUIAS

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Paralisia do sono

Saiba o que acontece quando acordamos 
e não conseguimos nos mexer
Muitas pessoas tentam acordar após uma longa noite 
e... Simplesmente não conseguem!


              Os olhos abrem, mas não se movem. Tentam mexer alguma parte do corpo, mas não conseguem. Gritar e pedir ajuda? Impossível. O nome desse pesadelo em tempo real é paralisia do sono ou paralisia noturna. É um fenômeno natural, temporário e benigno, que ocorre durante o sono.

              Nada recente, muitas pessoas já tentaram explicar esse fenômeno. No Brasil, há a lenda da Pisadeira. Uma mulher que surge do seu esconderijo para pisar sobre o peito da pessoa adormecida, que, por sua vez, permanece em estado letárgico enquanto mantém a consciência.

              Os japoneses chamam esses sintomas de kanashibari, ou seja, "obra da magia de um dos deuses budistas".


              A paralisia do sono é, na verdade, uma forma de evitar que o corpo se mova durante os sonhos. É algo natural, que ocorre todas as noites, embora raramente seja notado. Momentos antes de a mente despertar, a paralisia cessa. Caso a mente acorde antes de o mecanismo de paralisação ser desabilitado, a pessoa pode perceber.

              Incapaz de se mover, a pessoa tem a sensação de agonia, medo e impotência. Além disso, a mente ainda pode passar por um período de transição entre o sono e a vigília, causando alucinações hipnagógicas: presença de outra pessoa, vozes, sons, sensação de flutuação, visualização de objetos, etc.

              A sensação pode durar até três minutos. Depois disso, o corpo retoma a sua capacidade de se movimentar. Uma boa técnica para sair desse estado é se concentrar na respiração, para que a mente não fixe no momento e o corpo deixe de ficar paralisado. Algumas pessoas também procuram piscar várias vezes ou fechar os olhos com força.

              Aproximadamente 60% da população mundial já passou por essa experiência. Em algumas culturas, isso significa predisposição ao xamanismo e contato com outros mundos.