GUIAS

quinta-feira, 26 de março de 2015

Explosão causa desabamento de prédio em Nova York; três bombeiros estão desaparecidos

INTERNACIONAL
Explosão causa desabamento de prédio em Nova York; 
três bombeiros estão desaparecidos


              Segundo The New York Times são pelo menos 12 feridos, três em estado crítico.

              Uma explosão seguida de desabamento provocou um incêndio em um prédio residencial no bairro de East Village, em Nova York. O motivo da explosão ainda não foi descoberto. 

              Equipes de emergência e resgate estão atuando no local. 

              Localizado na Second Avenue, com a 7th Street, o prédio era de ocupação mista, segundo informou o Corpo de Bombeiros. A construção fica na parte Sul da ilha de Manhattan, região nobre da cidade. 250 bombeiros foram acionados, após a explosão, que ocorreu por volta das 15 horas. Três deles estão desaparecidos.

              Pelo menos doze pessoas ficaram feridas, três em estado crítico. Segundo a Reuters, testemunhas relataram ter ouvido uma explosão, e imagens de televisão local mostram altas labaredas e espessas nuvens de fumaça escura. As vítimas foram carregadas em macas sendo resgatadas de locais em chamas no interior do edifício.

              Francis X. Gribbon, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que a indicação preliminar é de que a causa foi vazamento de gás.

"Foi provavelmente vazamento de gás 
mas ainda não está confirmado"

              Um porta-voz de uma concessionária de gás afirmou que funcionários estavam no local mas não podiam precisar se a causa foi uma explosão de gás. O fornecimento de gás foi cortado em edifícios nas imediações, como precaução.

              As chamas já haviam atingido um prédio vizinho, em bairro de pequenas empresas, restaurantes e apartamentos. A região foi esvaziada por causa de risco de novos desabamentos.

              Shameem Noor, que trabalha como caixa em um restaurante a cerca de um quarteirão de distância, descreveu a cena.

Nós ouvimos um som grande, em seguida, 
três ou quatro pessoas caíram na rua. 
As pessoas estavam correndo e gritando. 
Há um grande incêndio no telhado e fumaça preta.

Justiça dá 10 dias para empreiteira abrir contratos com José Dirceu

NACIONAL
Justiça dá 10 dias para empreiteira abrir contratos com José Dirceu

             A Justiça Federal deu prazo de 10 dias para a empreiteira Camargo Corrêa entregar cópia de todos os contratos celebrados com a empresa JD Assessoria e Consultoria, controlada pelo ex-ministro José Dirceu, da Casa Civil do governo Lula. 

             A ordem judicial atende pedido da Procuradoria da República, que investiga a empreiteira no esquema de corrupção e propinas instalado na Petrobras. A Procuradoria trabalha com a hipótese de que a JD fazia consultorias fictícias para captar dinheiro de propina para o ex-ministro.

             O juiz Sérgio Moro, que mandou a empreiteira entregar as cópias dos contratos com a JD Assessoria, destacou que já foi decretada, a pedido do Ministério Público Federal, a quebra do sigilo bancário e fiscal da empresa do ex-ministro e dos sócios - o próprio Dirceu e seu irmão, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva.

             "A Construtora Camargo Corrêa reitera que segue à disposição das autoridades para os esclarecimentos necessários."