GUIAS

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lobo-guará é o grande semeador do Cerrado mineiro e sofre com predação

Com fama de mau nas histórias e lendas, 
lobo-guará na verdade 
não tem um comportamento selvagem
e dá auxílio à agricultura.

Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus)

              Se existe um animal que não merece a fama das histórias e lendas, é o lobo-guará. Mesmo sendo parente das espécies mais selvagens, seu comportamento não é agressivo. Considerado o grande semeador do Cerrado mineiro, o lobo-guará sofre com a redução das áreas onde vive e com a predação do homem.

              O repórter Nélson Araújo foi a Minas Gerais para conhecer os projetos para a preservação do guará e resolveu dar voz a ele: o lobo.

              A expansão das fronteiras agrícolas e as produções de grãos e de carnes são motivo de orgulho para o Brasil. Mas as espécies pagam um preço muito alto por isso. Um dos principais prejudicados é o logo-guará, que, por seu papel ambiental, é considerado o ‘grande semeador do cerrado’ e ao mesmo tempo é mal compreendido e pouco conhecido.

              A linguagem do lobo-guará é diferente. O mundo dele é dos cheiros. Ele usa o xixi e o cocô para marcar meu espaço, como os humanos fazem com muro e cerca de arame. Esse é um animal tímido e raramente encara no olho por considerar o ato uma afronta, um desafio. O perfil do lobo-guará é o do ressabiado. Ele não gosta de encrenca nem de agressão.

              Em muitas culturas, o lobo não tem prestígio. O animal está sempre associado a coisas ruins. Devora vovozinha, come porquinhos, vira lobisomem, chama tragédia e desgraça. Mas o guará não é lobo mau.

O Lobo-guará não é um Lobo-mau, como se pintam ele...
              As pessoas dizem que o lobo-guará não é de muitos amigos. O que é verdade. Ele leva vida solitária. Não anda em matilhas, em bandos, como os lobos norte-americanos e europeus, de quem, aliás, não é nem parente. Ele é primo meio distante do cachorro-vinagre, o cachorro do mato. Muito tempo antes de o homem chegar a este continente, os ancestrais da espécie já andavam pelo Brasil, principalmente pelo cerrado.

              Esse animal, que não tem hábitos de floresta, adoro um descampado. As pernas compridas foram feitas para o capim alto. A espécie gosta de vagar pelo verde entre as pedras, pegar a trilha que dará na beira de um córrego, matar a sede na água clara das nascentes. Pouquíssimas pessoas sabem que semear é o que o lobo-guará mais faz neste ambiente.

Distribuição Geográfica do Lobo-Guará
              Veja todos os detalhes deste fascinante animal nos vídeos!






              Veja todos os detalhes deste fascinante animal nas Fotografias a seguir!