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sexta-feira, 29 de abril de 2016

MINAS GERAIS - SAMU Recebe em média, 10 mil trotes por mês no Norte de Minas

Ligações falsas comprometem atendimentos 
das equipes todos os dias.
“Brincadeira de mau gosto” 
é crime, previsto no Código Penal brasileiro.


              O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, na macrorregião Norte de Minas, beneficia mais de um milhão de pessoas. 

             As ambulâncias percorrem a região atendendo os mais variados tipos de ocorrência e são a linha de frente no que se refere a salvar vidas postas em risco repentinamente. 

             Mesmo com todo o serviço prestado, alguns dados, que se referem à solicitação de atendimentos, são chocantes. 

             Em 2015, a média mensal de ligações falsas que o SAMU recebeu - os famosos trotes - ultrapassaram a casa dos 10 mil.

             A “brincadeira de mau gosto” é configurada crime pelo Código Penal brasileiro, segundo o artigo 266
             Conforme a legislação, o ato de interromper ou perturbar serviço telefônico, como no caso dos trotes do SAMU, pode gerar pena de detenção, de um a três anos, e multa.

             Os trotes, além de comprometerem as linhas telefônicas, protelam um chamado real e congestionam as linhas telefônicas do serviço de saúde. 

             O coordenador do núcleo de operação permanente do SAMU, Ubiratan Lopes, explica sobre a gravidade da situação. 

“Quando uma ambulância sai pra atender um trote, o veículo fica impedido de atender outras ocorrências. 
Quando os trotes são longe, algumas cidades ficam descobertas porque a ambulância está ocupada. 
Além de ser crime, é uma falta de consciência altamente prejudicial à saúde de vítimas reais”
             Afirma.

             Os prejuízos sociais são inúmeros e as saídas de ambulâncias são onerosas, o que torna o atendimento falso ainda pior. Os registros de ligações do SAMU apontam que nos horários em que crianças saem das escolas a incidência cresce. 

             Mas, os trotes mais graves são passados por adultos. 

“Recentemente, várias pessoas maiores, de celulares diferentes, ligaram solicitando atendimento na BR-251, próximo ao distrito de Barrocão, alegando que dois ônibus teriam se chocado e que várias pessoas estavam feridas no local. 
Bombeiros, SAMU e Polícia Militar foram mobilizados, várias ambulâncias foram enviadas e não passava de uma solicitação falsa. 
Essa situação é muito mais cansativa que atender vítimas de verdade”
             Conta Ubiratan.

Conscientização
             Ubiratan Lopes explica ainda, que o SAMU tem investido em mecanismos para inibir trotes, como projetos de conscientização que compreendem o “Samuzinho”, palestras nas escolas e outros, além do detalhamento exigido no próprio atendimento telefônico. 

“Recentemente incluímos uma mensagem antes que a ligação caísse para um dos atendentes que diz ‘esta ligação está sendo gravada’. 

Estranhamente isso ajudou a diminuir a incidência dos trotes. As perguntas que o médico regulador faz também ajudam a identificar, além do diagnóstico, se a ligação é verdadeira ou não”
             Diz.

             Felizmente, em 2016, os índices de solicitação enviadas ao SAMU que são falsos atendimentos caíram, em média, 40%. 

             Ainda assim, a média de seis mil ligações mensais, congestiona os atendimentos e pode prejudicar o órgão de salvar vidas. 

             O SAMU orienta que os pais fiscalizem as crianças e ajudem no trabalho de conscientização, para que o serviço continue sendo prestado o mais rápido possível e com qualidade.

             Com Informações de: G1.

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