GUIAS

domingo, 5 de junho de 2016

BRASÍLIA-DF - Com helicóptero e bomba, PM do DF desocupa Torre Palace

Operação contou com cerca de 200 homens 
e durou 35 minutos.
Grupo de invasores era formado por 12 pessoas, incluindo 4 crianças.

Torre Hotel Palace, Vergonha brasileira, um lixo no Centro de Brasília-DF


              A Polícia Militar do Distrito Federal conseguiu neste Domingo (160605) retirar todos os invasores do prédio abandonado do Hotel Torre Palace, no Setor Hoteleiro Norte, área nobre na Região Central de Brasília-DF, e concluir a reintegração de posse que teve início na Quarta-feira (160601).

              A ação, que começou por volta das 6:30 horas e levou 35 minutos, envolveu dois helicópteros e teve disparos de bala de borracha. Bombas de efeito moral também foram jogadas para intimidar o grupo, formado por 12 pessoas, incluindo quatro crianças.

              Os invasores, ligados a movimentos sociais, revidaram com pedras, tijolos e telhas. Eles chegaram a usar um fogão e um botijão de gás, incendiando o alto do prédio.

              Enquanto isso, policiais subiam pelas escadas retirando as barricadas montadas pelos invasores, obrigando-os a subir até o topo do prédio, onde acabaram detidos. Policiais usaram balas de borracha e uma pessoa chegou a ser ferida no rosto.

              Cerca de 200 homens do Batalhão de Choque - BPChoque e do Batalhão de Operações Especiais - BOPE participaram da operação, que teve também o auxílio do Corpo de Bombeiros.
              Segundo informações da polícia, os ocupantes se renderam às 7:07 horas. As quatro crianças foram as primeiras a serem retiradas e foram atendidas na ambulância do Corpo de Bombeiros que estava no local. 

              Apesar de assustadas, o estado de saúde delas é bom.

              Os adultos foram levados ao Departamento de Polícia Especializada - DPE da Polícia Civil para serem autuados por vários crimes como tentativa de homicídio, resistência, dano ao patrimônio.

              O prédio havia sido ocupado em outubro do ano passado. A reintegração de posse teve início na Quarta-feira (160601) e o grupo resistia mesmo com a determinação do governo de cortar a água, a energia elétrica e a entrega de alimentos. 

              Por causa da operação de desocupação, os arredores do prédio ficaram isolados todos esses dias e o trânsito precisou ser desviado.

              Na manhã de Sábado (160604), a PM levou parentes de invasores para tentar convencer o grupo a deixar o prédio abandonado.


Ponto de drogas
              O prédio de 14 andares e 140 apartamentos havia se transformado em ponto de uso de drogas e convivência de moradores de rua depois de ter sido desativado pelos donos no início de 2013.

              As janelas do edifício têm uma vista privilegiada do Congresso Nacional, da Esplanada dos Ministérios, da Catedral Metropolitana, do Museu da República, da Torre de TV e do estádio Mané Garrincha, todos instalados no Eixo Monumental. 

              Com pichações na fachada, os vidros das janelas e do hall de entrada já tinham sido quebrados em atos de vandalismo.

              O Torre Palace foi fundado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj e inaugurado em 1973, funcionando por 40 anos em um dos pontos mais valorizados da cidade. 

              Com a morte do patriarca, em 2000, o imóvel passou à gestão dos sete herdeiros, que teriam entrado em desacordo sobre os rumos do hotel.

              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.