GUIAS

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PMs arrombam casa e resgatam gêmeos 'abandonados' pela mãe;

Vídeo mostra meninos, de 2 anos e 3 meses, 
chorando durante ação no DF.
Mãe foi presa por abandono de incapaz; 
situação é comum, dizem vizinhos.


             Policiais militares resgataram na noite desta segunda-feira (160215) gêmeos de 2 anos e 3 meses que haviam sido deixados sozinhos em casa pela mãe, em Brasília-DF
             Um vídeo mostra o momento em que a porta da casa é arrombada. As crianças choram muito e é possível ver que há sujeira e até pedaços de pão no chão.

             O caso aconteceu por volta das 20:00 horas no conjunto 410 A do Areal, depois de uma denúncia anônima. Vizinhos disseram à polícia que a situação é corriqueira e que as crianças passam horas sozinhas. 
             Havia produtos de limpeza acessíveis aos gêmeos no local.

             De acordo com a PM, a mãe apareceu no momento em que os meninos seriam levados à Delegacia da Criança e do Adolescente alegando que havia saído para conseguir dinheiro e comprar alimentos.

             A mulher foi autuada por abandono de incapaz e, como não pagou fiança, foi encaminhada à Penitenciária Feminina

             Os gêmeos foram levados ao Conselho Tutelar.


             Você também pode conferir a Matéria no Vídeo do G1, AQUI

Batida entre carro e caminhão deixa dois mortos em Samambaia, no DF

DF-180 foi fechada nos dois sentidos; 
não há previsão para liberar a pista.
Ocupantes do carro morreram na hora; 
acostamento da via foi liberado.


             Um acidente entre um carro e um caminhão deixou duas pessoas mortas e duas feridas na manhã desta terça-feira (160216) na DF-180, próximo à Samambaia-DF, no Distrito Federal. 
             O motorista do caminhão, de 43 anos, foi atendido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital Regional de Taguatinga. 
             O passageiro, que não teve a identidade revelada, ficou preso às ferragens e foi levado para o Hospital de Samambaia-DF.

             Os dois ocupantes do carro morreram na hora. 

             Segundo testemunhas, o acidente ocorreu após o motorista do automóvel tentar entrar na faixa contrária. O veículo teria feito uma manobra lenta. No trecho, é proibido ultrapassar.

             O acidente ocorreu na DF-180, via de ligação entre a BR-060 e BR-070, sentindo Águas Lindas de Goiás-GO
             A pista foi interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação ao trânsito. O acostamento estava sendo utilizado pelos motoristas.

Epidemia de zika seria cumprimento de profecia

Dr. David Owuor avisou que a "praga" viria em 2014

O Profeta do Quênia, Dr. David Owuor
              Para muitos ele é um dos grandes profetas vivos de Deus, para outros não inspira confiança pois tem ensinamentos polêmicos. 
              O Doutor David Owuor, natural do Quênia, na África, é bastante conhecido por seus vídeos onde fala das revelações que teve sobre a iminente volta de Jesus.

              Ele esteve no Brasil em março de 2014 e anunciou que uma “praga” viria sobre o país. Afirma que Deus lhe mostrou milhões de insetos invadindo as casas e picando os brasileiros. 
              Na ocasião, chamou a igreja e o país a um arrependimento. Afirmou que isso seria um juízo de Deus pelos pecados da nação, citando o samba, a imoralidade, o homossexualismo e a pornografia.

              Alertou que o Brasil era o país “número 1 em pecado”, e criticou o fato de a igreja brasileira falar muito em dinheiro (evangelho da prosperidade) e pouco sobre o pecado, pregando um evangelho “sem poder”.

              Quem acompanha a trajetória de David Owuor sabe que ele era um cientista famoso, que largou uma carreira bem-sucedida para pregar a Palavra de Deus. 
              Ele tem cerca de 70 profecias cumpridas em várias partes do mundo. Entre elas estão o furacão Katrina, o terremoto do Haiti, o terremoto e tsunami do Japão, e recentemente os terremotos do Nepal e do Chile

              Todas essas profecias encontram-se gravadas e documentadas no Youtube, muitos deles disponíveis apenas em inglês.

              Em 2015 ele esteve no Brasil novamente, mas não falou sobre a visão dos insetos. Para muitas pessoas, a epidemia das doenças transmitidas por mosquitos que o Brasil testemunha nos últimos meses seria o cumprimento de suas palavras dois anos atrás.

              Além da dengue, e da febre chikungunya, que estão fora de controle, o vírus zika atemoriza os brasileiros. 

              Para o governo, só foram confirmados 462 casos de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso central, embora apenas 41 associados à zika. Mais 3.852 outros registros são investigados.

              Em outros países da América do Sul, como Colômbia e Peru, onde há registros de zika, não há uma correlação direta com a microcefalia.


              Até o momento, Owuor não fez nenhum pronunciamento oficial se o que ocorre no país é, de fato, o cumprimento da visão que ele teve. Contudo, circulam nas redes sociais vários trechos de pregações dele e uma outra profecia triste para o Brasil.

              Um grande terremoto estaria vindo para a América do Sul e o profeta disse ter visto a bandeira do Brasil como terra a ser mais atingida. Isto também seria juízo divino pelos pecados da igreja e da nação.


              Tentamos entrar em contato com o ministério Arrependimento e Santidade, que foi responsável por trazer o profeta ao Brasil, mas não obteve-se resposta. Em seu site oficial, eles afirmam que o zika é o cumprimento das palavras do dr Owuor e chamam para um dia de arrependimento.

Incêndio em terreiro em zona rural do DF foi acidental, diz Polícia Civil

'Fiação precária’ e ‘materiais combustíveis’ 
foram as prováveis causas.
Delegado diz que investigação dos Bombeiros 
‘descaracterizou a cena’


              A Polícia Civil anunciou nesta Quinta-feira (160211) que o incêndio ocorrido em um terreiro no Núcleo Rural Córrego do Tamanduá em novembro passado foi acidental, de acordo com laudo do Corpo de Bombeiros. 

              O documento aponta que "fiações precárias e materiais altamente combustíveis" encontrados no local deram início ao fogo. 
              O laudo da Polícia Civil ainda não foi concluído.

              O incêndio aconteceu no dia 27 de novembro no terreiro Ilê Axé Oyá Bagan

              No galpão do local foram encontrados tecidos, entre as cinzas, instrumentos musicais, madeira, atabaques e outros materiais inflamáveis.

              Ainda segundo a polícia, o laudo aponta que o barracão onde os materiais eram guardados é feito de placas de madeira, o que favoreceu o incêndio. Segundo o delegado-chefe da 6ª DP, Marcelo Portela, o laudo foi suficiente para concluir a investigação.

"As conclusões do laudo do Corpo de Bombeiros 
determinam que as condições da instalação elétrica 
do local são precárias. 
Tudo isso favoreceu a ocorrência de um curto-circuito 
no galpão, onde havia objetos que favoreceram 
a propagação do incêndio, 
como fiação precária e exposta. 
No dia houve uma chuva fina, 
que pode ter contribuído para esse curto-circuito."

              O delegado afirma que a polícia ouviu testemunhas que disseram não haver nenhum tipo de "contenda" que pudesse ter motivado um incêndio criminoso. 
              O Ilê Axé Oyá Bagan fica em uma região rural entre o Lago Norte-DF e o Paranoá-DF.

              Segundo a polícia, a administradora do local, Adna Santos, conhecida como Mãe Baiana, também afirma que nunca houve casos de brigas com vizinhos. 
              O G1 tentou contato com Adna, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

              Portela disse que o laudo da Polícia Civil ainda não foi concluído porque a investigação dos bombeiros “descaracterizou a cena do crime”. 
              O delegado afirma que objetos foram removidos do local e isso impediu que a polícia terminasse o laudo. Portela afirma ainda que as investigações da polícia estão encerradas e o laudo da corporação “deve terminar inconclusivo”.

              O G1 não conseguiu contato com o Corpo de Bombeiros até a última atualização desta reportagem.

              Apesar de o GDF anunciar em janeiro a criação da primeira delegacia especializada em crimes de intolerância religiosa do DF, a investigação do incêndio foi realizada pela 6ª DP porque a unidade ainda não foi criada.

Entenda o caso
              O templo Axé Oyá Bagan, de matriz africana, foi incendiado na madrugada no dia 27 de novembro. Seis pessoas dormiam no local no momento, mas ninguém ficou ferido. 
              O barracão ficou destruído.
Delegado-chefe da 6ª DP
do Paranoá-DF - Marcelo Portela

              O incêndio foi um dos incidentes do tipo registrados em locais de culto no Distrito Federal. O fato foi denunciado por meio do Disque 100, canal da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

              Em setembro de 2015, dois templos de religiões de matriz africana foram incendiados em Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno. 
              O terreiro de Santo Antônio, do babalorixá Babazinho de Oxalá, já tinha sido alvo de outros ataques.

              Denúncias sobre atos de intolerância religiosa, racismo, xenofobia e outros tipos de discriminação podem ser encaminhadas à ouvidoria do MPDF, pelos números 127 ou 0800-644-9500, ao Disque 100 ou ao Disque Racismo, no 156, opção 7.

Larvas do Aedes aegypti podem estar nos lugares mais inesperados

Em Bady Bassitt-SP, 
agentes já encontraram larvas 
em postes de sinalização e lixeiras. 
E até em conchas de caramujos.


              O Governo Federal está querendo aplicar uma multa para quem insiste em manter foco do mosquito em casa ou não combater esses focos. Alguns municípios já adotam essa multa que agora deve ser estendida para todo o país.

              E é preciso muita atenção mesmo porque as larvas podem estar nos lugares mais inesperados. Foi-se o tempo em que bastava ficar atento aos quintais e pratinhos de plantas. Os agentes de saúde ficam de olho até em troncos de árvores.

"Às vezes a gente foca muito nos domicílios, 
mas esses criadouros naturais 
a gente não pode eliminá-los. 
Não vou retirar uma árvore 
por conta de uma situação dessa. 
Então, são locais que são feitas vistorias semanais, 
porque a gente tem que ter esse cuidado 
de estar tratando sempre o local 
para não colocar em risco a população"
              Diz a educadora de saúde Lilian Nascimento.

              No município de Bady Bassitt-SP, interior de São Paulo, eles já encontraram larvas do mosquito em postes de sinalização e em lixeiras. E até nas conchas dos caramujos que se proliferam nos terrenos baldios.

“Essas casquinhas. 
Choveu, parou água, vai dar larva também. 
Então achou em casa, recolhe, 
coloca em um saquinho e coloca no lixo"
              Recomenda a agente Isabela Camila Oliveira.

              Em uma chácara, as fêmeas do Aedes aegypti escolheram uma cerca de bambu para botar os ovos. 
              E não foi fácil descobrir isso não.

"A primeira vez a gente não encontrou nada. 
A segunda vez, como teve um caso positivo, 
a gente veio fazer a supervisão de novo 
e por incrível que pareça os bambus 
com um monte de água e bastante larva”
              Relata o agente de controle de endemias José Eduardo Menomi.

              O problema foi resolvido com areia. E os mais altos foram cortados para que a água não fique parada. 

"Foi uma surpresa, porque a gente não sabe né? 
Tem muitas coisas que a gente cuida na casa, 
vasos, essas coisas, mas que nem da cerca 
eu nunca imaginei que poderia ser um criadouro 
do Aedes aegypti”
              Diz o encarregado de serviços gerais Paulo César Lucatto.

              Você pode conferir a Matéria audivisual, no Vídeo do BOM DIA BRASIL - AQUI