GUIAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Didi sairá do ar definitivamente

Quando um artista ou programa de TV famosos são tirados do ar 
          
          Começa uma gritaria de gente que se diz fã (e que muitas vezes não via a atração há tempos).
          É o que acontece agora na Globo, que deixará de exibir definitivamente o "Aventuras do Didi", aos domingos. E por que será cancelado? Por uma junção de fatores, sendo que a principal delas é a audiência abaixo do esperado. Mas não é só isso: o canal vem já há um tempo tentando modificar ou atualizar o tipo de humor que exibe e Didi não se encaixava mais no perfil.

          Muita gente, inclusive alguns famosos, já começaram a chiar dizendo que é um absurdo Renato Aragão não ter seu programa de TV. Mas aí entra a velha discussão: como manter alguém no ar se a audiência é baixa? E hoje em dia não tem chances mesmo: não atinge o número imaginado no Ibope, sai da grade. E isso não é um privilégio de Renato, já aconteceu com vários outros humoristas – para ficarmos apenas nesta área – como Agildo Ribeiro, Chico Anysio e Jô Soares só continua aí porque faz um programa de entrevistas.
Época em que o quarteto era atração principal na TV
          Renato Aragão já nos deu imensas alegrias nos tempos áureos dos Trapalhões, um dos grandes clássicos da TV brasileira. Ele e seus companheiros Dedé, Mussum e Zacarias continuam insuperáveis até hoje e dá para ver isso muito bem nos DVDs do programa. Mas os tempos são outros e o tipo de piada feita por Didi não atinge mais um grande público. É um jeito antigo de fazer brincadeiras, um estilo muito próximo ao que se faz (fazia) em circos e que migrou com sucesso para a TV. Mas a prática tem mostrado que esse humor não possui mais apelo especialmente junto às novas gerações – e o mesmo pode ser dito dos circos. É mais ou menos o mesmo problema do novo Bozo no SBT, que teve muito sucesso nos anos 80 e cuja atração já não é mais a mesma porque a vida é de outro jeito.

          Com isso, não dá para exigir que Renato Aragão mudasse seu estilo. O que ele faz é o que poderia produzir de melhor e seu talento continua firma e forte lá, dá para perceber isso. Ele é um dos poucos artistas que soube envelhecer com dignidade. Mas o público é outro, a velocidade das coisas mudou e a chegada de Marcelo Adnet na Globo sinaliza isso de maneira escancarada. Agora o canal só não pode esquecer que tem Renato ali em seu elenco e quem ela deve muito.


Cá entre nós...
          Não foi somente os tempos que mudaram, e sim o próprio Didi, que depois de velho, mudou bastante o estilo de fazer gracinhas, mesmo sendo um humor destinado a classe infantil, suas piadinhas se tornaram muito imoral e como se não bastasse, depois de velho quer fazer gracinhas vestido de mulher, o que particularmente acho ridículo, e sei que a maioria do seu público perdeu a graça com isso. Tem mais é que sair de cena mesmo e dar o seu lugar para outro que possa fazer melhor. Concorda comigo?







Prefeito determina anulação de Processo Seletivo para contratação de professores

130130 - Prefeito determina anulação de Processo Seletivo para contratação de professores

          Em despacho encaminhado na manhã dessa quarta-feira (30/1/2013) à Secretaria Municipal da Educação (SEMED), o prefeito Delvito Alves recomendou à secretária Francisca Ferreira da Costa Peres a anulação – com base no parecer da Procuradoria Geral do Município – do Processo Seletivo Simplificado convocado pelo Edital 001/2013, para contratação de professores da rede municipal de ensino. O ato de assinatura do despacho ocorreu no gabinete, em meio à reunião do prefeito com os vereadores de sua base de sustentação na Câmara Municipal 
          O processo foi cancelado em razão de reclamações de candidatos de que as questões de provas do processo seletivo teriam sido copiadas da internet. Segundo informações, o corpo técnico que elaborou a prova (profissionais técnicas da SEMED) seguiu o mesmo procedimento adotado em processos seletivos municipais anteriores ou mesmo os adotados em outros entes como Estados e União. Foram copiadas questões de provas de escolas de outros Estados, mas em todas as questões foram citadas as fontes. Segundo o prefeito, não houve má-fé por parte da SEMED. 

          “Mas, ainda assim, baseados no princípio da transparência, achamos por bem anular o ato. Vamos buscar a orientação do Ministério Público para fazer um novo processo seletivo e para não haver nenhuma dúvida sobre os procedimentos”, afirmou o prefeito, observando que a SEMED necessita de cerca de 50 professores (contratados temporariamente para completar o quadro e para substituir eventualmente os efetivos). 


Base de apoio quer agenda positiva 

          O prefeito Delvito e o vice Hermes receberam os vereadores da base de sustentação do governo na Câmara Municipal para a elaboração e consolidação de uma agenda política comum, embora respeitando as singularidades de cada poder. “O prefeito é novo, muitos dos vereadores são novos. Precisamos dar respostas positivas à sociedade. Podemos mostrar que nós, os novatos, podemos fazer bem feito. Hoje, não é mais o poder econômico que comanda Unaí”, disse o prefeito, acrescentando que Prefeitura e Câmara precisam se preparar para as cobranças da sociedade. 

          Para o vice-prefeito determina anulação de Processo Seletivo para contratação de professores feito, Hermes Martins, vários assessores diretos do prefeito (Osmar Leitão, José Inácio, Adelson José, Donizete do Novo Horizonte, Zé da Estrada, Olímpio Antunes) já foi vereadores, e entendem a importância do trabalho conjunto Prefeitura-Câmara. “Precisamos aprofundar o relacionamento com o Poder Legislativo, porque os vereadores são os primeiros a receberem as reclamações da população, estão em contato direto com o povo”, afirmou Hermes, que foi vereador na última legislatura (2008-2012) e presidente da Câmara no ano passado. 

          Os vereadores Netinho do Mamoeiro (líder de governo), Luciana Alves, Dorinha Melgaço, Shilma Nunes, Edimilton Andrade, Paulo Arara, Paulo do SAAE e Ilton Campos confirmaram a disposição de, em parceria com o governo, elaborar uma agenda “positiva em benefício do município”. Os vereadores pediram principalmente “facilidade de diálogo com o Executivo para dar bom andamento aos trabalhos, fortalecer as parcerias e manter a base unida”

          Participaram da reunião com os vereadores, o secretário de Governo José Inácio e os assessores especiais de gabinete Adelson José e Olímpio Antunes.

Por: Ricardo Ribas 
Secretaria Municipal de Comunicação Social e Relações Públicas 
Prefeitura Municipal de Unaí – MG.