GUIAS

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Deslizamento de terra na China deixa 91 desaparecidos

 
             Um balanço atualizado concluiu que o gigantesco deslizamento de terra, que soterrou mais de 30 edifícios e provocou uma explosão de gás em um complexo industrial do sul da China no último domingo, deixou pelo menos 91 pessoas desaparecidas. O deslizamento, ocorrido pouco depois do meio-dia no horário local (2 horas no horário de Brasília), atingiu fábricas, dormitórios e apartamentos de trabalhadores e suas famílias.

              Testemunhas afirmaram que viram uma grande massa de terra e lama atingindo a zona industrial da cidade de Shenzhen, próxima da fronteira com Hong Kong. A causa da catástrofe seria uma falha humana, segundo a imprensa estatal, que indicou um acúmulo de terra de mais de 100 metros procedente de obras de construção.

              Mais de 1.500 agentes das forças de segurança e 104 caminhões dos bombeiros foram enviados ao local do acidente, que afetou vários hectares, segundo a agência oficial Xinhua. O ritmo do trabalho de resgate era lento por conta da chuva persistente, a pouca visibilidade durante a noite e o barro, afirmou Ao Zhuoqia, oficial do corpo de bombeiros de Shenzhen.

              O deslizamento de terra, que obrigou a evacuação de 900 pessoas, também atingiu uma tubulação de gás e provocou uma explosão. Shenzhen é o principal centro da indústria tecnológica da China, com unidades de montagem que trabalham para várias multinacionais do setor.