GUIAS

sexta-feira, 11 de março de 2016

O Mosquito-rajado (Aedes Aegypti)


             O Mosquito-rajado (Aedes aegypti), é uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.



Etimologia:
              Aedes (Stegomyia) aegypti (aēdēs do grego "odioso" e ægypti do latim "do Egipto") é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou Pernilongo-rajado

              O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.

              As fêmeas, para realizar a hematofagia, podem percorrer até 2.500 metros. 

              É considerado vetor de doenças graves, como DENGUE, chikungunya, febre amarela e febre Zica; como também a Microcefalia


              O controle das suas populações é considerado assunto da saúde pública.



Necessidade de sangue:
              O Mosquito-rajado não tem necessidade de sangue para se alimentar, mas sim para se reproduzir. 

              Após a fecundação, a fêmea do "Aedes aegypti" precisa de sangue para produzir os ovos. 

              É principalmente nesta fase que ela transmite doenças ao ser humano.








Reprodução:
              A fêmea do Mosquito-rajado põe os seus ovos em qualquer lugar onde haja água. Os criadouros podem ser desde grandes recipientes como caixas d’água, galões e tonéis, até reservatórios menores, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, ou ainda lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.



Permanência dos ovos no ambiente:
              Aproximadamente 15 horas após a postura, os ovos do "Aedes aegypti" já são capazes de resistir a longos períodos sem água, podendo ficar até 450 dias no seco.


Prevenção:
              Para evitar a reprodução do Mosquito-rajado é importante manter as caixas d’água sempre tampadas e as calhas limpas, não deixar água parada em vasos de plantas, manter o quintal livre de garrafas, pneus e outras coisas que acumulem água.

              Também é importante lavar, periodicamente, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes onde possam haver ovos do Mosquito-rajado.


Sintomas da Dengue:
              Em caso de febre alta, manchas na pele, dores de cabeça, dores nas juntas ou nos olhos, procure imediatamente o posto de saúde ou hospital mais próximo.


Como ocorre a transmissão do vírus zika:
              O principal mecanismo de transmissão é por meio do Mosquito-rajado (Aedes aegypti) embora existam registros, na literatura científica, de transmissão sexual, transfusional, perinatal e até em laboratórios. 

              De acordo com o médico Rivaldo Venâncio, ainda há necessidade de outros estudos e testes, para certificar que as partículas virais encontradas em saliva, no sêmen e em leite materno são viáveis para propagar a infecção e transmitir a doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.