GUIAS

sexta-feira, 11 de março de 2016

O Mosquito-rajado (Aedes Aegypti)


             O Mosquito-rajado (Aedes aegypti), é uma espécie de mosquito da família Culicidae proveniente de África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da concentração humana no local para se estabelecer.



Etimologia:
              Aedes (Stegomyia) aegypti (aēdēs do grego "odioso" e ægypti do latim "do Egipto") é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito-da-dengue ou Pernilongo-rajado

              O mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no peridomicílio.

              As fêmeas, para realizar a hematofagia, podem percorrer até 2.500 metros. 

              É considerado vetor de doenças graves, como DENGUE, chikungunya, febre amarela e febre Zica; como também a Microcefalia


              O controle das suas populações é considerado assunto da saúde pública.



Necessidade de sangue:
              O Mosquito-rajado não tem necessidade de sangue para se alimentar, mas sim para se reproduzir. 

              Após a fecundação, a fêmea do "Aedes aegypti" precisa de sangue para produzir os ovos. 

              É principalmente nesta fase que ela transmite doenças ao ser humano.








Reprodução:
              A fêmea do Mosquito-rajado põe os seus ovos em qualquer lugar onde haja água. Os criadouros podem ser desde grandes recipientes como caixas d’água, galões e tonéis, até reservatórios menores, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, ou ainda lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.



Permanência dos ovos no ambiente:
              Aproximadamente 15 horas após a postura, os ovos do "Aedes aegypti" já são capazes de resistir a longos períodos sem água, podendo ficar até 450 dias no seco.


Prevenção:
              Para evitar a reprodução do Mosquito-rajado é importante manter as caixas d’água sempre tampadas e as calhas limpas, não deixar água parada em vasos de plantas, manter o quintal livre de garrafas, pneus e outras coisas que acumulem água.

              Também é importante lavar, periodicamente, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes onde possam haver ovos do Mosquito-rajado.


Sintomas da Dengue:
              Em caso de febre alta, manchas na pele, dores de cabeça, dores nas juntas ou nos olhos, procure imediatamente o posto de saúde ou hospital mais próximo.


Como ocorre a transmissão do vírus zika:
              O principal mecanismo de transmissão é por meio do Mosquito-rajado (Aedes aegypti) embora existam registros, na literatura científica, de transmissão sexual, transfusional, perinatal e até em laboratórios. 

              De acordo com o médico Rivaldo Venâncio, ainda há necessidade de outros estudos e testes, para certificar que as partículas virais encontradas em saliva, no sêmen e em leite materno são viáveis para propagar a infecção e transmitir a doença.




PARÁ DE MINAS-MG - Implantação da Rede de Vizinhos Protegidos


              Na noite de Quarta-feira (160309), na Câmara Municipal Legislativa, em Pará de Minas-MG, a Tenente PM Lorena, realizou a primeira reunião com os moradores do Bairro Raquel, visando a implantação da Rede de Vizinhos Protegidos naquele Bairro em conjunto com o Dona Tunica.

              Compareceram na reunião, mais de 100 moradores dos dois bairros, interessados na implantação da rede. 


              Porém 138 já cadastraram junto aos coordenadores, para participar do programa.

              Tenente Lorena ministrou a palestra padrão da Polícia Militar de apresentação da Rede de Vizinhos, mostrando seu funcionamento e orientações de segurança e prevenção de crimes. 

              Outras reuniões estão previstas até o lançamento oficial da Rede nos referidos bairros.


RIBEIRÃO DAS NEVES-MG - Militares apreendem duas armas de fogo


              Na Terça-feira(160308) os militares do Tático Móvel realizaram operação com intuito de coibir o tráfico de drogas e prender autores de crimes nos bairros em Ribeirão das Neves-MG

              No Bairro Maria Helena depararam com dois indivíduos em atitudes suspeitas que evadiram ao avistar os milicianos em direção a uma mata no local, não sendo alcançados. 

              Os militares então realizaram uma breve varredura no local e encontraram uma espingarda polveira sem numeração e marca. 

              Material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Ribeirão das Neves-MG


              Já no aglomerado do Braúnas, depararam com outro indivíduo ao qual saiu em disparada para o interior do aglomerado e em ato contínuo ainda apontou uma arma para os militares. 

              Mas a deixou cair ao solo e continuou a fuga à pé não sendo alcançado. 

              Um revólver calibre 38 municiado com um cartucho picotado foi encontrado e encaminhado para a Delegacia de Ribeirão das Neves-MG.

UNAI-MG - LEGISLATIVO - Convite para Audiência Pública

Câmara Municipal de Unaí-MG
C . O . N . V . I . T . E


              Na Terça-feira, dia 15 de março de 2016, às 17:00 horas haverá uma Audiência Pública para demonstração pelo Poder Executivo do cumprimento das metas fiscais relativas ao 3° quadrimestre de 2015.

              A Câmara Municipal de Unaí convida toda a população para a Audiência Pública da Comissão de Finanças, Tributação, Orçamento e Tomada de Contas, a realizar-se no dia 15 de março de 2016, às 17:00 horas, na sede do Poder Legislativo, para demonstração pelo Poder Executivo do Cumprimento das metas fiscais relativas ao 3° quadrimestre de 2015.

              Esta reunião acontece conforme prevê o Edital n° 3, de 24 de fevereiro de 2016 da Comissão de Finanças, Tributação, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara Municipal de Unaí.

Mais informações:

Pelo telefone: (38) 3676-1477 



BONFINÓPOLIS-MG - O Presidente do Sindicato Rural define data para EXPOBOM


              O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bonfinópolis-MG, Aldo Brandão, confirmou para os dias 07, 08, 09 e 10 de julho, a data oficial da realização da 20ª Expobom.

              Além dos shows, a festa terá como atrações o tradicional rodeio profissional e leilão de gado misto.

              Segundo o Presidente do Sindicato, a proposta é proporcionar um evento com tranquilidade segurança e muita alegria para a população que estará frequentando os 4 dias de evento.

              Esse ano a Expobom será realizada com dois dias de portões abertos, graças ao apoio da Administração Municipal e da Câmara os portões serão abertos nos dias 07 e 10 para livre acesso do público ao evento. 

              A organização do evento ficará por conta da Mundial Produções de Goiânia

              Maiores informações no telefone do Sindicato dos Produtores Rurais: 038 9.9823-2338.

Programação de shows:

Dia 07/07: FLÁVIO BRASIL


Dia 08/07: TRIO PARADA DURA

Dia 09/07: FORRÓ BOYS

Dia 10/07: RICK SOLO.

Nos dias 07/07 e 10/07 será com entrada franca.

TAPIRAÍ-MG-MG - Polícia Militar apreende armas e munições em situação irregular


             Na manhã de Terça-feira (160308), policiais militares do Destacamento PM de Tapiraí-MG, juntamente com militares do Pelotão PM de Bambuí-MG e da cidade de Luz-MG, desencadearam uma operação de Combate ao tráfico de drogas e posse/porte de armas de fogo/munições, onde foram cumpridos 09 Mandados de Busca e Apreensão.

             Em uma residência localizada na Rua Antonio Pedro Ferreira, no Centro da cidade, onde reside um indivíduo de 27 anos, suspeito de estar de posse de arma em situação irregular, os militares realizaram a busca no local onde encontraram e apreenderam:
01 arma de fogo tipo garrucha cal. 32, número de série 164001 e 04 munições cal .32.


             Em uma fazenda localizada na Zona Rural da cidade, onde reside outro suspeito de posse ilegal de arma de fogo, um senhor de 50 anos, os militares encontraram e apreenderam:
01 espingarda cal. 28; 
11 cartuchos vazios cal. 28; 
23 cartuchos intactos cal. 28; 
01 caixa de espoleta; 
600 gramas de chumbo.


             Ao final da operação, os dois autores foram presos em flagrante delito e conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil juntamente com as armas, munições e demais apetrechos bélicos apreendidos, onde foram repassados para a autoridade policial competente.


DIVINÓPOLIS-MG - Quatro toneladas de produtos sem nota fiscal são apreendidas

Operação 'Uai Phone' 
ocorreu em comércio popular em Divinópolis. 
Valor estimado é de R$120.000,00 mil; 
objetivo foi coibir vendas ilegais.


              Quatro toneladas de aparelhos celulares e outros equipamentos importados que eram vendidos sem nota fiscal e avaliados em R$120.000,00 mil foram apreendidos nesta Quitna-feira (160310) em Divinópolis-MG, durante uma operação chamada de "Uai Phone". 

              A ação conjunta ocorreu entre as polícias Federal e Militar e as receitas Federal e Estadual. 

              O objetivo foi coibir combater crimes de furto e roubo de celulares, contrabando e descaminho. 

              Ninguém foi preso, mas todos os donos de estabelecimentos já são investigados e poderão responder à Justiça.

"É incrível o volume de mercadorias 
que apreendemos durante essa operação. 
Foi uma quantidade de itens bem maior 
do que esperávamos. 
Um saldo compatível às operações 
realizadas em capitais"
              Comentou o delegado Marcos Paulo Pereira, da Receita Federal.

              A investigação começou há dois meses, quando o Disque-Denúncia da PM recebeu denúncias de vendas de produtos supostamente furtados ou roubados na cidade. 

              Os relatos foram encaminhados às receitas e à PF, que começaram a planejar uma operação de combate aos possíveis crimes.

              O nome da operação é uma referência ao shopping Uai, ponto de comércio popular em Divinópolis-MG, onde celulares importados supostamente roubados ou furtados eram vendidos sem nota fiscal. 

              O local também foi alvo da ação.

              Ao todo, 112 policiais militares 15 policiais federais, 23 agentes da Receita Federal e seis agentes da Receita Estadual cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em diferentes pontos da cidade. 

"Durante as abordagens aos suspeitos 
foram encontrados indícios dos crimes investigados, 
como celulares sem nota fiscal e também 
relógios visivelmente usados que 
poderiam ter sido obtidos em crimes"
              Explicou o tenente-coronel Marcelo Carlos da Silva.

              As provas apreendidas foram levados para um depósito da Receita Federal em Belo Horizonte-MG

              Quem vendia esses produtos sem nota fiscal tem agora 14 dias para apresentar a documentação exigida, que são notas fiscais e outros papéis que confirmem a origem e a posse dos produtos. 

"Caso não o façam a tempo, 
os produtos passam a ser propriedade da União, 
que deverá destiná-los a instituições filantrópicas ou, 
caso necessário, destruí-los"
              Acrescentou Marcos Pereira

              Quando passar o prazo de 14 dias, a Polícia Federal deverá instaurar inquéritos para apurar as suspeitas de crimes. 

              Procedimento que deverá durar cerca de 30 dias. 

"Conforme as investigações forem sendo feitas, 
quem não conseguiu comprovar 
a origem das mercadorias poderá ser chamada a depor. 
Isso poderá gerar um inquérito policial"
              Detalhou o delegado Daniel Fantine, da Polícia Federal.

              As lojas vistoriadas durante a operação não foram impedidas de funcionar. 
              Ainda segundo Marcos Paulo, todas elas têm alvará de funcionamento cedido pelo Município, que as autoriza a vender apenas produtos de origem conhecida.


Quantidades de produtos apreendidos no shopping Uai:
1 saco com 70 celulares
1 saco com várias peças de roupas
1 saco com vários óculos
2 sacos com óculos, roupas, relógios e bonés
2 sacos com várias peças e acessórios para celulares
3 sacos com televisores e outros itens
6 sacos com vários produtos
8 lanternas portáteis
13 balanças de pesagens portáteis
17 cabos USB sem marca
21 relógios usados e seminovos de marcas variadas
25 lâmpadas de led
25 recarregadores de celulares
26 Aparadores de pêlos portáteis
28 controles com relógio
34 sacos com mercadorias diversas
54 camisas sociais variadas
68 caixas de baterias para relógio
130 mídias variadas
920 pares de patins infantis
1.014 caixas de medicamentos diversos
1.474 baterias de celulares de modelos diversos