Função muda centro de gravidade do iPhone
para proteger peças sensíveis
Reposicionamento do aparelho seria feito no ar, durante queda
A Apple criou uma tecnologia que permite que o iPhone "aterrisse como um gato" ao cair no chão. Brincadeiras à parte, um sistema de proteção patenteado na terça-feira (141203) seria capaz de identificar quando o iPhone está em queda e alterar o centro de gravidade do aparelho. Isso faria o telefone mudar de posição no ar para minimizar os danos aos seus componentes mais sensíveis, como a tela ou a lente da câmera.
De acordo com o documento registrado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês), a tecnologia da Apple usa os sensores do iPhone (acelerômetro, giroscópio e GPS) para monitorar o dispositivo. Com isso, a posição do telefone durante a queda e o tempo de impacto poderiam ser previstos.
Caso o telefone esteja caindo em direção ao chão, o sistema acionaria um mecanismo que consegue reposicionar o iPhone no ar. Imagine que o aparelho esteja caindo na vertical, por exemplo. A tecnologia poderia girá-lo para a posição horizontal, o que amorteceria o impacto.
Apesar de estar patenteado, o sistema de proteção não tem nenhuma garantia de aparecer implementado nos iPhones.