Município ocupa o quinto lugar na produção de leite em Minas
Tiragem anual da cidade fica em 111,20 milhões de litros
A cidade de Coromandel-MG, Alto Paranaíba, recebeu nesta sexta-feira (140627) a primeira feira de touros do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética).
Um lote de 20 reprodutores foi colocado à venda no Parque de Exposições Antônio Daguer e os compradores puderam receber orientações de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER-MG, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA.
Segundo o secretário da Agricultura, André Merlo, o aperfeiçoamento dos rebanhos interessa inclusive aos produtores de municípios que já se destacam com animais de alta qualidade, como Coromandel, quinta maior bacia leiteira do Estado, sendo a sua produção anual da ordem de 111,20 milhões de litros.
As primeiras colocações são dos municípios de Patos de Minas-MG, Ibiá-MG, Unaí-MG e Patrocínio-MG, segundo dados do IBGE.
“Os touros selecionados para venda na feira de Coromandel-MG,
além de atender ao plantel de leite,
podem melhorar também o gado de corte”
Acrescentou.
O presidente do Sindical Rural de Coromandel, Rodrigo Herval, acrescentou que a principal vantagem do evento está na garantia de qualidade dos touros colocados à venda.
“Na feira estiveram animais das raças Nelore,
Gir e Brahman”
Afirmou.
Em 2013, o Pró-Genética realizou 43 feiras e leilões, possibilitando a comercialização de mil reprodutores com qualidade garantida pela ABCZ. Para este ano estão programados 45 eventos. O programa também conta com a parceria de prefeituras, sindicatos dos produtores rurais, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
Acesso à qualidade
O extensionista local da Emater, Regis Pereira Cruvinel, assinalou que as feiras de touros do Pró-genética representam uma excelente oportunidade para os produtores incluírem em seu plantel animais de alta qualidade.
“Neste caso, com a ajuda do programa,
fazem as aquisições no próprio município,
portanto sem custo com frete e
contando com a possibilidade de comprar a crédito”
Observou.
Já o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater, José Alberto de Ávila Pires, apontou para a necessidade de intensificar a inclusão de reprodutores de alta qualidade no rebanho bovino de Minas Gerais.
“Contamos com 24 milhões de cabeças de bovinos,
sendo cerca de 10 milhões de fêmeas em reprodução e novilhas.
Essas fêmeas têm a cobertura de 330 mil touros
e cerca de 30 mil atualmente apresentam o padrão Pró-Genética”
Concluiu.