O coronel André Agostinho Leão de Oliveira assumiu nesta Terça-feira (160517) a chefia do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais - EMPMMG.
A Cerimônia de posse aconteceu no pátio da Academia da PMMG, localizada no Bairro Prado, em Belo Horizonte-MG, e foi presidida pelo Comandante Geral, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini.
O coronel André Leão assume o lugar do coronel Marco Antônio Bicalho, que passa para a reserva. Autoridades, familiares e amigos dos coronéis prestigiaram o evento.
“O coronel Bicalho foi o assessor mais leal que qualquer comandante-geral pudesse ter tido.
Ele resgatou a autoridade moral do chefe do Estado-Maior com uma postura ética.
Foi extremamente dedicado ao serviço policial militar e à sociedade.
Sentimos a perda de um grande amigo, mas temos a certeza de que a sociedade ganhará muito com o trabalho do coronel André Leão, profissional competente e capaz”
Destacou o comandante-geral.
COMPROMISSO
Durante o seu pronunciamento, o novo chefe do Estado-Maior disse estar honrando em assumir o subcomando da Polícia Militar de Minas Gerais, instituição respeitada e altamente comprometida com a sociedade mineira e com os valores democráticos.
André Leão destacou ainda a dignificante missão de substituir o coronel Bicalho e o desafio que tem pela frente em dar continuidade à gestão exitosa, transparente e austera do ex-chefe do EMPM.
“Ao assumir a chefia do Estado-Maior da PMMG, comprometo-me a honrar os grandes homens que me precederam e continuar ombreando, juntamente com o comandante-geral e todo alto comando, o firme propósito de privilegiar ações voltadas para o cidadão de bem, para o desenvolvimento de estratégias eficientes de prevenção à criminalidade, de valorização do profissional de segurança pública e, ainda, manter a interlocução permanente a sociedade civil organizada.
Buscarei com fé em Deus e apoio dos mais de 40 mil bravos e valorosos homens e mulheres que integram a gloriosa corporação de Tiradentes, realizar um trabalho frutífero, que reverbere em todos os 853 municípios mineiros”
Disse.
CURRÍCULO
Coronel André Agostinho Leão de Oliveira, nascido em 1969, é casado e pai de duas filhas, foi declarado aspirante a oficial em 1990.
Cursos realizados na Academia da PMMG:
* Educação Física, em parceria com Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
* curso de especialização em armamento e tiro;
* pós-graduação Lato Sensu e curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública, em conjunto com a Fundação João Pinheiro;
* curso de Direitos Humanos, com habilitação para professor internacional;
* curso de Ações Tática Especiais, realizado pelo Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais;
* curso de Prevenção e Repressão a Assaltos em Rodovias, realizado na Academia Nacional de Polícia, em Brasília;
* curso de Formação de Formadores de Profissionais de Segurança Pública, realizado, via web, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP;
Unidades que serviu:
* 5º Batalhão de Polícia Militar;
* 24º Batalhão de Polícia Militar;
* Batalhão de Polícia de Choque;
* Batalhão de Polícia Rodoviária;
* Academia de Polícia Militar/Escola de Formação de Oficiais;
* Assessoria Institucional;
* 34º Batalhão de Polícia Militar;
* 41º Batalhão de Polícia Militar;
* 33º Batalhão de Polícia Militar e Estado Maior da PMMG.
HOMENAGEM
Como forma de agradecimento pelos 30 anos dedicados à Polícia Militar de Minas Gerais, o coronel Marco Antônio Bicalho recebeu das mãos do coronel Bianchini a medalha de Mérito Militar, grau ouro.
A comenda destina-se a distinguir a premiar os militares pelos bons e leais serviços prestados à instituição ao longo da carreira.
Um emoldurado da Bandeira-Insígnia, que representa a chefia do Estado-Maior, também foi entregue ao coronel Bicalho em reconhecimento ao seu valor como chefe do EMPM.
No discurso de passagem de comando, muito emocionado, Marco Antônio Bicalho falou das conquistas ao longo dos 30 anos de carreira.
Para o coronel, o tamanho da conquista não está relacionado ao grau hierárquico que uma pessoa atinge numa empresa ou à sua condição financeira, mas ao tamanho das barreiras superadas pelo caminho.
“Deixo um singelo conselho a cada policial militar.
Curta cada minuto da sua vida profissional.
Dedique-se de corpo e alma à sociedade
em cada atividade desenvolvida,
seja ela na área operacional ou administrativa.
Tenha orgulho de cumprir sua missão dentro da legalidade.
A sociedade merece e você se sentirá muito melhor”
Finalizou.
Com Informações de: PMMG.