De "Sexo" para "Gênero"
Antes, a classificação compunha apenas do Sexo, que era apenas duas opções: Masculino ou Feminino.
Atualmente eles avançaram e quer saber mais... Sexo não interessa tanto mas, estão afim de saber sua sexualidade. Vai muito além do sexo.
Sexualidade abrange mais, e vai além do sexo de nascimento, vai para a vida em que vive sexualmente, "Gênero".
Gênero é a sexualidade, que consiste no que você é, sexualmente, independentemente do seu sexo, por exemplo:
Você pode ser do sexo masculino e sexualmente ser:
Heterossexual:
Heterossexualidade refere-se a atração sexual e/ou romântica entre indivíduos de sexos opostos, e é considerada a mais comum orientação sexual nos seres humanos.
Bissexual
A bissexualidade consiste na atracão afetiva (seja ela sexual, romântica ou emocional) por pessoas de ambos os sexos (feminino, masculino). independentemente do gênero a que correspondem.
Homossexual
A Homossexualidade refere-se à característica ou qualidade de um ser (humano ou não) que sente atração física, estética e/ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero.
Transexual
Transexualidade refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente da designada ao sexo de nascimento e apresenta uma sensação de desconforto ou impropriedade em relação ao seu sexo anatômico, manifestando o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto.
Travesti
A travestilidade, referente às pessoas travestis, é uma expressão de gênero que difere da que foi designada à pessoa no nascimento, assumindo, portanto, um papel de sexo diferente daquele imposto pela sociedade, que objetiva transicionar para uma expressão diferente
O Facebook atualizado
Apesar da forte carga de conceitos ultrapassados e a presença recorrente do discurso de ódio, o debate sobre identidade de gênero tem conseguido ganhar algumas batalhas.
Um exemplo surgiu nesta semana: agora é possível escolher livremente com qual gênero você quer ser identificado no Facebook.
Desenvolvida pelo departamento interno Facebook Diversity, a iniciativa não é um ponto fora da curva. Já em 2013 era possível escolher entre mais categorias do que apenas “masculino” e “feminino” na rede social. Mas, agora, o campo passou a ser completamente editável. Em um movimento que incentiva a quebra de categorização excessiva, é permitido que o usuário se classifique como quiser: masculino, feminino, transgênero, assexuado ou até como um objeto.
Os facebookianos podem ainda definir quem terá permissão para visualizar a identidade de gênero escolhida. Possibilidade semelhante ao que já acontece com outras informações pessoas como localidade, emprego ou formação acadêmica.
Por enquanto, a opção só está disponível para os internautas que tenham contas de Facebook configuradas no idioma US English. Para modificar, basta ir às configurações pessoais e digitar o gênero desejado. Além disso, é possível escolher qual pronome o usuário quer associado a si próprio:
“him” (ele/dele),
“her” (ela/dela) ou
“them” (eles/deles).
O que você acha da iniciativa do Facebook?
Conheçam alguns símbolos referentes:
SEXUALIDADE
Cantora 'Ana Carolina', Bissexual assumida, atualmente está morando com a morena atriz e comediante Letícia Lima, do "Porta dos Fundos" Suas músicas falam claro de sua bissexualidade! CURTAM |