CARNAVAL
O Carnaval está ai, e as ultimas do carnaval. Os últimos preparativos, as dicas e novidades relacionadas aos famosos, escolas de samba, São Paulo e Rio de Janeiro...
Cuidado! O que era para ser uma brincadeira pode se tornar uma grande dor de cabeça. As famosas pinturas de Carnaval, seja no corpo ou no rosto, podem causar dermatites de contato e até choque anafilático.
Quem está pensando em pular o Carnaval com o rosto pintado deve tomar alguns cuidados na hora de escolher as tintas. Esses produtos, muitas vezes “piratas”, contêm uma quantidade maior de substâncias alergênicas e em casos de pessoas alérgicas a alguma destas substâncias, como o látex, por exemplo, ao passar a tinta sobre a pele corre o risco de desencadear até um choque anafilático.
Até mesmo a conhecida tinta guache, muito usada pelas crianças na escola, não pode ser usada.
Segundo o dermatologista Dr Marcos Bonassi de São Paulo, o guache, apesar de ser hipoalergêncio e atóxico, é um produto desenvolvido para ser utilizado apenas sobre o papel. O uso inadequado pode causar reações alérgicas, irritações ou queimaduras. E o mesmo acontece com as tintas plásticas.
“Para pintar o rosto é preciso usar produtos específicos, por isso mesmo existem várias tintas especiais como, por exemplo, as usadas por palhaços que geralmente são feitas com água e glicerina e podem ser retiradas facilmente com água e sabonete, até crianças podem usá-la”, orienta o médico acrescentando que “a dica é sempre verificar se o produto é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, completa.