O programa municipal que estimula a adoção de praças, canteiros e jardins públicos começa a virar realidade.
Nesta Terça-feira (160510), o município assinou termo de parceria (ou de compromisso) com as primeiras empresas.
O Boticário escolheu a Praça dos Contabilistas (da Rua Aldeia) e o Adão do Pula-Pula está adotando a Praça São Cristóvão.
O Posto Noroeste (avenida Governador Valadares, no início do Bairro Divineia) também abraçou o programa municipal: adotou os canteiros centrais da avenida próximos ao posto.
A medida faz parte da associação entre o programa de arborização e jardinação da cidade em conjunto com lei municipal de 2004, denominada "Abrace o Verde", iniciativa que permite a adoção (por empresas e pessoas físicas) de praças, parques, canteiros, jardins, árvores e logradouros públicos unaienses.
A empresa ou pessoa física que desejam adotar um espaço verde (público) assinam termo de compromisso que as tornam responsáveis por jardinação, conservação e manutenção do local.
Em contrapartida, podem identificar publicamente a adoção com a colocação de uma placa no local, porém em conformidade com a legislação que evita, por exemplo, a poluição visual.
A adoção terá prazo de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos, conforme interesse de ambos os lados.
A fiscalização do cumprimento dos compromissos assumidos fica a cargo da Administração Municipal.
Um dos objetivos do programa, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Nunes, é colocar toda a orla do Córrego Canabrava à disposição de adotantes.
A expectativa do secretário é de que pelo menos três empresas possam adotar o espaço, que é extenso e carece de arborização efetiva e de limpeza constante.
Estima-se que cerca de 3.000 pessoas passem diariamente pela orla do Córrego Canabrava, com destaque para praticantes de caminhadas e outras atividades físicas.
Empresas ou pessoas interessadas em participar do programa "Abrace o Verde" podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura.