Candidato à Presidência estava em avião que caiu em Santos
na manhã desta quarta-feira
Morreu na manhã desta quarta-feira (140813) o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, aos 49 anos. A informação foi confirmada pelo deputado federal Walter Feldman - PSB-SP e pela Prefeitura de Santos, onde caiu o avião em que viajava.
O PSB, partido do candidato, também divulgou uma nota oficial confirmando a morte.
Candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos ia de avião do Rio de Janeiro para o Guarujá, em São Paulo, onde teria agenda pública de campanha. O jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, em que ele viajava, caiu por volta das 10 hs desta quarta-feira.
QUEM É EDUARDO CAMPOS
Eduardo Henrique Accioly Campos, Nascido em Recife, no dia 10 de agosto de 1965, e que veio a falecer, neste acidente de uma aeronave Cessna 560XL, em Santos-SP, Hoje, 13 de agosto de 2014, foi um economista e político brasileiro, ex-governador do estado de Pernambuco, Foi também o presidente do Partido Socialista Brasileiro - PSB, e atual candidato à Presidência da República, nas eleições de 2014.
Eduardo Campos era graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Aprovado no vestibular desta instituição com 16 anos, concluiu a faculdade aos 20, como aluno laureado e orador da turma.
Foi Neto do também político Miguel Arraes de Alencar, que em 1979 retornou ao Brasil após 15 anos no exílio, Eduardo desde cedo conviveu com nomes emblemáticos da política local e nacional.
Segundo sua assessoria de imprensa, o candidato a presidência do Brasil, Eduardo Campos, estava presente no avião que caiu na manhã de 13 de agosto de 2014, no litoral de São Paulo.
Uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu em uma área residencial em Santos, litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (140813), Eduardo Campos era um dos tripulantes, que morreu tragicamente.
O avião havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá. O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, morreu no acidente.
Além do candidato, morreram ao menos outras seis pessoas no acidente, todos ocupantes da aeronave, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA
Ao menos onze pessoas, moradoras no local do acidente, ficaram feridas por estilhaços e intoxicação.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa - PSDB falou sobre o acidente nesta tarde e decretou luto oficial de três dias.
Ainda de acordo com o prefeito, ninguém que estava na rua ou nos imóveis atingidos morreu.
No momento do acidente, isolamos o local pelo risco de explosão. Mas agora já está controlado. No local, tivemos pessoas feridas por intoxicação e estilhaços. Vítimas fatais apenas os ocupantes da aeronave.
Barbosa também disse que a "Aeronáutica está apurando a causa do acidente"
Material de campanha de Campos, que tem como vice a ex-senadora Marina Silva, foi encontrado no local da queda da aeronave.
Eduardo Campos foi governador de Pernambuco por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014, e se licenciou do cargo neste ano para concorrer à Presidência da República.
Antes de se eleger governador, Campos foi deputado por três mandatos consecutivos. Em 2005, o político pernambucano se tornou ministro da Ciência e Tecnologia do governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente desta quarta-feira aconteceu na rua Vahia de Abreu.
A FAB - Força Aérea Brasileira confirmou a queda, ocorrida por volta das 10 hs
Uma casa atingida pelo avião na queda chegou a pegar fogo.
O imóvel ficava ao lado de uma academia. Um internauta registrou imagens do acidente e as postou no seu perfil do Facebook.
Destroços e pedaços de objetos ficaram espalhados pela região.
A aeronave ficou destruída, mas a Defesa Civil informou que restaram apenas fragmentos da aeronave no local.
Partes do avião podiam ser vistas na rua nesta tarde.
Alguns pedaços da aeronave foram parar em casas da rua atingida.
Informações iniciais indicam que, quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo.
Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.
A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.
Viaturas do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e da Polícia Militar estiveram no local.
Equipes do Corpo de Bombeiros também atuam na região.
Os feridos foram removidas para o PS Central, com intoxicação e ferimentos de estilhaços
Até o momento, constatou-se que ao menos cinco imóveis foram atingidos
Engenheiros da Defesa Civil avaliam o comprometimento da estrutura desses imóveis
Alguns moradores do bairro do Boqueirão, em Santos, ouviram um zumbido antes do estrondo provocado pela queda do avião que levava Eduardo Campos à Baixada Santista.
Escutei um forte estrondo. Parecia um trovão, um trovão muito forte. Levantei e vi fogo ali na janela — diz psicóloga Debora Gaspar, 46 anos, que mora ao lado do local do acidente.
Poucas horas após o acidente, moradores ainda se recuperavam do susto. A aeronave caiu no quintal da dona de casa Miriam Rodrigues Martinez.
Por volta das 14:30, ela ainda não havia conseguido retornar para pegar os pertences.
Eu acho que ele tentou pousar no arvoredo no meu quintal. Foi pedaço de avião para todo lado.
Eu vi aquele fogo, um estrondo muito forte e não se enxergava mais nada, por causa da fumaça.