Até o momento, Foram registradas mais de 360 o numero
de vítimas fatais em Zhaotong, na China
Um terremoto de 6,5 graus na escala Ritcher sacudiu neste domingo (140803) a província de Yunnan, no sudoeste da China, sendo que, até o presente momento a informação da existência de vítimas, é de mais de 360 pessoas mortas. Segundo informa o Centro Sismológico da China, o epicentro ficou a 27,1 graus latitude norte e 103,3 graus latitude leste, com profundidade de 12 quilômetros na cidade de Zhaotong, em Yunnan.
Zhaotong fica a 300 quilômetros de Kunming, capital provincial, onde, em setembro de 2012, um terremoto de 5,7 graus causou mais de 80 mortos e feriu mais de 800 pessoas.
Sobe para
367 o número de pessoas mortas após um
terremoto atingir uma remota região no sudoeste da China neste domingo (140803), reportou a agência de notícias estatal
Xinhua. O número de feridos já passa dos
1.400. O fenômeno atingiu uma área montanhosa da província de
Yunnan, destruindo alguns prédios, incluindo uma escola.
O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto foi registrado a uma profundidade de menos de uma milha e atingiu magnitude 6,1 na escala Richter. A mídia estatal chinesa disse que o abalo foi sentido mais fortemente em Yunnan, assim como nas províncias vizinhas de Guizhou e Sichuan.
O Centro de Terremotos da China registrou que o tremor teve magnitude de 6,5 na escala Richter.
A televisão estatal disse em seu microblog que o epicentro foi em Ludian, condado de Yunnan, onde as mortes foram relatadas inicialmente. Havia também dezenas de feridos, de acordo com as primeiras informações, incluindo um estudante soterrado por escombros de uma escola, acrescentou.
As comunicações foram gravemente afetadas, e as equipes de resgate estão correndo para o local, disse a mídia. A China é frequentemente atingida por terremotos nesta parte do país. Um terremoto em Sichuan, em 2008, matou quase 70 mil pessoas.
Pelo menos 367 mortos, 1.400 feridos e 180 desaparecidos é o balanço que está registrado até agora neste domingo, após um terremoto de 6,5 graus ocorrer na escala Richter na província de Yunnan, sudoeste da China, informou a imprensa local.
Sismológico Centro Sob China, o terremoto ocorreu às 16:30 hora local (08.30 GMT) e seu epicentro foi localizado em Ludian County, que tem 265.900 habitantes, localizado na cidade de Zhaotong em Yunnan.
Aparentemente é uma área remota da província, quase exclusivamente agrícola. terremoto derrubou milhares de edifícios e danos, particularmente construção antiga e residencial, Xinhua tão detalhada.
Policial eficaz e serviços de emergência foram transferidos para áreas afetadas, e começaram a mover milhares de tendas, camas de campanha, cobertores e agasalhos para a região afetada. Yunnan Administração Provincial enviou uma equipe de emergência de 30 pessoas do epicentro do terremoto. Segundo o South China Morning Post, o tremor foi sentido em cidades próximas, incluindo a capital provincial, Kunming, além de Chongqing, Chengdu e Leshan, na província vizinha de Sichuan.
Alguns moradores locais já postou fotos do rescaldo do terremoto, você pode ver as janelas e portas quebradas ou paredes danificadas. "senti um forte tremor no meu apartamento no quinto andar, e alguns pequenos itens começaram a cair das prateleiras", disse um residente de Ludian a agência oficial de notícias Xinhua . maioria dos moradores saíram de suas casas para a rua, disse o morador, que afirmou que a eletricidade é cortada e serviços de comunicação foram afetados, o que torna difícil para entrar em contato por vizinhos Ludian telefone. Outra testemunha disse que sentiu como se "navegar em um barco" enquanto dirigia seu carro durante o terremoto. Este terremoto vem apenas algumas horas depois de mais de 5 graus sacudiu a região ocidental do Tibete às 14.00 (06.00 GMT) sem ser informado de vítimas.
Zhaotong é de 300 quilômetros de Kunming, capital da província, onde em setembro de 2012 um terremoto de 5,7 graus deixou mais de 80 mortos e feriu mais de 800 pessoas. 's sudoeste é uma área de atividade sísmica freqüente e, nesta época do ano, também sofre fortes chuvas no mês passado causaram inundações e deslizamentos de terra.