Saiba como identificar o valor do desconto na conta de luz
Esta semana o governo reduziu a tarifa de energia elétrica para as empresas e para o consumo doméstico.
Esta semana o governo reduziu a tarifa de energia elétrica para as empresas e para o consumo doméstico. Nossos repórteres mostram como o consumidor pode identificar, na própria conta, o valor do desconto.
A aposentada Maria Leonarda Pedrolli faz o que pode para economizar energia. A conta deste mês foi de R$ 131. Mas estão incluídos aí impostos e taxas. O consumo de luz, exclusivamente, foi de R$ 85. Ela ficou em dúvida quanto à redução da tarifa.
“Eu ainda não entendi muito bem, não. Porque eles também cobram umas taxas aqui, né”, diz dona Maria.
É, mas só o preço da energia elétrica vai cair. Já a taxa de iluminação pública, por exemplo, que representa uma pequena parte da total, é fixa. O impacto dessa redução do valor na próxima conta vai ser diferente em cada casa. As companhias energéticas fazem a leitura do consumo ao longo do mês. Aí vai depender da data de vencimento. A cobrança vai ser feita considerando duas tarifas. A antiga, até o dia 23 de janeiro, e a nova, mais barata, a partir do dia 24.
“A partir, provavelmente do mês de março, ele tem a garantia de que ele vai ter toda a redução no preço da energia, porque aí não terá mais nenhum dia que foi feita a medição com a tarifa antiga mais”, explica Patrícia Romeiro da Silva, engenheira eletricista do Cefet.
Assim, a partir de março, a redução na tarifa na maioria das concessionárias vai ser em torno de 18%. Em algumas regiões, pode chegar a 25%. O consumidor tem como verificar a redução. Para isso, não considere o total a pagar, e sim o preço do quilowatt/hora de energia. É este que deve obrigatoriamente estar menor nas contas. Dona Maria vai ficar de olho.
“É uma boa redução, eu acho. Vai fazer diferença”, diz ela.
Quem tiver alguma dúvida sobre o valor da conta de luz deve ligar primeiro para a empresa de energia da sua região.