Comitiva do prefeito esteve no Hospital Municipal colhendo sugestões e críticas dos pacientes
O prefeito Delvito Alves, acompanhado pelo vice Hermes Martins e pela secretária municipal da Saúde Andréa Machado, estiveram nas dependências do Hospital Municipal Doutor Joaquim Brochado e do Pronto-Atendimento (PA), na manhã dessa terça-feira (21/5/2013), a fim de ouvir as reclamações dos pacientes e as dificuldades vivenciadas pelo usuário nos processos de atendimento no local.
“Nada melhor do que ouvir o cidadão que utiliza o sistema de saúde, para conhecer mais de perto as deficiências no atendimento e as maiores dificuldades pelas quais passam quando precisam da assistência”, afirmou Delvito.
Segundo ele, as informações colhidas no local serão estudadas pela equipe de governo para, em seguida, estabelecer políticas públicas e intensificar ações para corrigir o que não está funcionando, reforçar os pontos que estão funcionando e, por conseqüência, melhorar todo o sistema.
“Constatamos que a maior dificuldade está na chegada do paciente ao pronto-atendimento. Precisamos acentuar as medidas de humanização da saúde”,
concluiu o prefeito, após percorrer as dependências do PA e do Hospital por cerca de duas horas, e ouvir diversos pacientes (homens, mulheres, jovens e idosos).
O diretor-geral do Hospital, Umarques da Silva Couto, concordou que ainda existe demora no atendimento aos pacientes, mas ele considera que o problema deve ser remediado com a adoção do Protocolo de Manchester, um sistema de classificação de risco do paciente que deverá ser implantado no PA já no mês que vem.
“O projeto funciona da seguinte maneira: um enfermeiro e um técnico de enfermagem farão a triagem dos pacientes, que serão classificados e encaminhados para o atendimento, conforme o grau de urgência ou emergência ”.
Casos menos urgentes, observou, deverão aguardar mais tempo para atendimento ou serão referenciados nas unidades básicas de saúde ou PSFs.
Algumas pessoas ouvidas pela comitiva do prefeito também relataram o mau atendimento por parte dos funcionários. Para enfrentar a dificuldade, Umarques afirmou que a administração do hospital está iniciando um ciclo de reuniões com educação continuada e treinamentos dos servidores para, com isso, melhorar a humanização no atendimento.
“Isso está previsto no cronograma de atividades do hospital e nós vamos mudar essa história”, sentenciou. Afirma.
A secretária municipal da Saúde, Andréa Machado, ressaltou que as visitas às unidades de saúde do município serão uma constante na agenda do governo.
“Assumimos o município há cinco meses e sabemos que a saúde está doente, essa é a verdade. Há muito o que fazer e precisamos melhorar muito. E vamos fazer mais, porque a saúde é prioridade dessa administração”.
Andréa Machado afirma que o governo já está conseguindo algumas conquistas antes mesmo de completar seis meses de administração. Além da implantação do Protocolo de Manchester no atendimento do PA, ela antecipa que o governo conseguiu 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e outros 10 para UTI neonatal, os quais devem ser inaugurados em janeiro próximo. Outra conquista para Unaí, segundo Andréa, é a Farmácia de Minas, que vai fornecer gratuitamente remédio de alto custo para a população.
Fotos: 07.