Uma pergunta muito comum é
“quais são as dicas básicas para uma boa alimentação, principalmente para perder gordura
e ganhar/manter músculos?”
Eis algumas Dicas:
- PRIMEIRA -
Alimentação “Premium”= acompanhamento por Nutricionista (preferencialmente Funcional, sendo desejável que também seja Esportivo).
Ou seja:
Quem sabe mesmo indicar e acompanhar uma dieta personalizada, adequada às suas necessidades é o nutricionista; dos demais profissionais, espere no máximo “boas dicas”.
- SEGUNDA -
Só siga dicas gerais após saber do seu médico se seu caso, especificamente, não tem outras indicações e/ou contra-indicações, até porque o que muitas vezes é excelente para a maioria, pode não ser para você.
- TERCEIRA -
NUNCA passe mais de 3 horas sem comer (ou seu metabolismo cairá, apetite aumentará, você ficará mais lento e aumentará sua retenção de líquidos e produção de gordura.
- QUARTA -
Coloque mais proteínas na sua dieta, sobretudo no café-da-manhã.
A digestão das proteínas e incorporação dos seus aminoácidos ajuda a estimular o metabolismo e incentivar a lipólise (quebra do tecido gorduroso para geração de energia) e a termogênese (uso da energia armazenada para geração de calor).
- QUINTA -
Evitar ao máximo carboidratos refinados (os “brancos”).
Tudo que for rico em glicose ou em amido (Amido é açúcar! Só não é doce) irá aumentar a liberação de insulina (hormônio que transforma açúcar em gordura) e quanto mais insulina, maior a resistência que seu organismo vai criando a ela, ao mesmo tempo em que aumentam depósitos de gordura, apetite, cansaço, inflamação, retenção de líquidos, …
os BONS carboidratos são principalmente os grãos integrais.
- SEXTA -
Gorduras poliinsaturadas e monoinsaturados são grandes aliados.
Azeite de oliva extra-virgem,
óleo de peixe,
óleo de cártamo,
óleo de coco,
abacate,
castanhas,
peixes “gordos” são todos ricos nos Ômegas 3, 6 e 9, extremamente benéficos não só para a saúde geral mas também para a perda de peso; e oferecem BEM mais benefícios que calorias.
- SÉTIMA -
Tome água de hora em hora (ou 2 copos a cada 2 horas – nunca mais tempo que isso sem água ou virá desidratação, que lentifica o metabolismo) mas nos intervalos das refeições: junto às refeições, o mínimo possível de líquidos.
- OITAVA -
Fibras todos os dias, pelo menos 2 vezes ao dia (25 a 35 gramas ao dia, no mínimo).
Além de serem fundamentais para um bom funcionamento intestinal, ajudam na redução de apetite e a diminuir a absorção de calorias em cada refeição.
- NONA -
Tenha café-da-manhã e almoço ricos em qualidade e quantidade de alimentos mas jantar mais moderado.
Carboidratos NÃO são proibidos no jantar mas devem ser ingeridos em pequena quantidade e sempre evitando-se os refinados.
- DÉCIMA -
Inclua o máximo possível de BONS ALIMENTOS (a maioria também com propriedades realmente terapêuticas) na sua dieta regular.
- DÉCIMA-PRIMEIRA -
Melhorou alimentação mas digestão continua “ruim”?
Procure um médico.
Gases (grande quantidade ou com mal cheiro excessivo), distensão abdominal (sobretudo após alimentar-se) e fezes duras demais ou sem firmeza normalmente são sintomas de mal funcionamento intestinal; e intestinos disfuncionais simplesmente IMPEDEM a perda saudável de peso e real obtenção manutenção de saúde.
Simples assim: ou seu intestino funciona bem ou não absorverá direito qualquer suplemento/medicamento que você tomar e nem tampouco eliminará as toxinas que deveria (Irão acumular-se no seu corpo e cérebro); por isso diz-se que “não é só o peixe quem morre pela boca”: sua alimentação é o principal fator que norteia seu funcionamento intestinal e este é um dos principais determinantes da saúde de todos os seus órgãos, até mesmo os mais distantes dos intestinos.
Lembre-se de tudo isso, cuide-se e viva melhor!
Com Informações de: VirtualMarketingPro.