Queda de guindaste no Itaquerão
compromete prazos para abertura da Copa
Estádio na zona leste de São Paulo deverá ser entregue
cerca de três meses antes do Mundial
A Arena Corinthians não corre risco de ficar fora da Copa 2014, no entanto, o acidente que deixou dois mortos na última quarta-feira (131127) compromete os prazos estipulados para o estádio em Itaquera, na zona leste de São Paulo. A Fifa, o Comitê Organizador Local - COL, e as autoridades brasileiras sabem que o palco da abertura do Mundial não será mais entregue em 31 de dezembro.
Em nota oficial, o Corinthians e a construtora Odebrecht informam que as obras na Arena Corinthians serão paralisadas e retomadas na próxima segunda-feira (131202).
A Fifa já tem consciência do provável atraso e estimou um adiamento de 45 a 60 dias para a entrega da arena. O problema é que o atraso prejudica também a colocação dos 20 mil lugares das arquibancadas modulares, que estavam previstos para meses antes da Copa do Mundo.
A conformidade no discurso da Fifa leva em consideração a fatalidade da ocasião, que deve frear as reclamações por atrasos na obra. Em maio deste ano, o secretário geral, Jérôme Valcke, já havia pressionado os responsáveis pelas obras do estádio corintiano. Em visita ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, Valcke mostrou preocupação com a arena de São Paulo, afirmou que não seriam aceitos atrasos e que não estava descartada a mudança de sede para a abertura do Mundial.
Após o episódio, a diretoria do Corinthians respondeu, por meio de nota oficial, que não aceitaria nenhum tipo de pressão e que o estádio, a princípio, seria para 48 mil pessoas, aumentando sua capacidade temporária por ter sido requisito para a Copa do Mundo — são necessários mais de 66 mil lugares para a abertura do torneio.
Sonho adiado
Os planos do Corinthians para a utilização do estádio já nos próximos meses também não poderão mais ser cumpridos. A ideia da diretoria era estrear a arena já no Campeonato Paulista de 2014, que começa em 18 de janeiro. Também se falava em realizar o primeiro clássico no Itaquerão em de 16 fevereiro, quando o Alvinegro encara o arquirrival Palmeiras pelo Estadual.
Em outo sonho adiado, a diretoria do clube cogitou realizar um treino no novo gramado em outubro deste ano e chegou até a promover uma frustrada ação de marketing com Alexandre Pato.
Apesar de a Copa do Mundo necessitar de prazos maiores, o Maracanã teve a primeira reabertura 48 dias antes da Copa das Confederações. Além disso, Brasil e Inglaterra fizeram a reinauguração oficial só em 2 de junho, 13 dias antes da competição.
O Itaquerão já tinha mais de 94% das obras concluídas e a previsão era que fosse entregue ainda em dezembro. Além da partida de abertura em 12 de junho, o estádio na zona leste de São Paulo receberá outros cinco jogos da Copa do Mundo.