IPTU 2015
Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por mais uma vez,
envia Carnê aos contribuintes com Mega-descontos e datas de vencimento desfavorável aos beneficiários do INSS.
Unaienses contribuintes com o IPTU já recebem o boleto
na data de vencimento
O IPTU - Imposto Patrimonial e Territorial Urbano de Unai-MG, chega aos contribuintes, por mais uma vez, com data de vencimento que desfavorece a classe de Beneficiários e trabalhadores de baixa renda de fazer jus do Mega desconto oferecido para aqueles que quitar seu carnê até a data de vencimento. Data esta que está estipulada à poucos dias da entrega do carnê. (quatro dias após).
Perdendo este desconto, o cidadão unaiense fica a mercê de uma única opção: O parcelamento em cinco mensalidades com o mesmo esquema e data de vencimento, que sempre tem ocorrido em anos anteriores, pós a data do pagamento dos beneficiários, aposentados e pensionistas, ou seja após do dia 10 do mês.
Entenda melhor:
A pessoa que vive da aposentadoria, recebe seu benefício nos dias 28 a 31 e dos dias 01 ao 08 de cada mês. A Prefeitura tem entregado o Carnê nos últimos cinco anos, sempre após o dia 10 de cada mês e com os vencimentos sempre antes do dia 28 do corrente mês. Ela oferece um mega desconto para quem quitar o carnê em parcela única antes do prazo estipulado para o vencimento. O Aposentado e de baixa renda não pode pagar, já havendo gasto o valor recebido e antes de receber a próxima mensalidade do INSS, fica em atraso com o pagamento, perdendo esse desconto, cai na obrigação de dividir em cinco parcelas que o próprio carnê já oferece os boletos, cientes de que 95% dos contribuintes irão perder o desconto, ainda acrescidos de Juros.
Se o contribuinte não teve condições para quitá-la de uma só vez até a data de vencimento que vem com apenas 4 dias após a entrega, obviamente também não poderá pagar a primeira parcela! Isso acarretará o cancelamento do carnê, obrigando o contribuinte ir até a Secretaria da Fazenda, enfrentar fila, para tirar novo boleto, o que em maioria dos casos só poderá ser feito com o valor integral, e isso gera os inadimplentes do município.
Quem tem condições paga integralmente e recebe o desconto, pagando menos. Quem não tem essas condições, vive dependente do benefício que recebe do INSS, não pode pagar e inevitavelmente torna-se um inadimplente por falta de bom senso do Prefeito e secretário da Fazenda, por enviar um carnê com boletos praticamente vencidos.
Unaí precisa mudar para melhor!
Em 2014 também foi assim...
Em 2013 também foi assim...
Houve prorrogação por meio de solicitação feita pelo Vereador Edimiltom Andrade...
Em 2012 também foi assim...
Em 2011 também foi assim...
No ano de 2011, meu IPTU chegou em minha residência exatamente no dia 11 de Julho de 2011, com a data de Vencimento para o dia 22 de Julho de 2011; ou seja: com "apenas 11 dias do vencimento"; Como o benefício é pago nos primeiros 8 dias úteis do mês, haveria compromissado o valor, e agora recebemos, sem dinheiro, a conta para pagar no dia 22. Só poderão pagar, quando receber novamente o Benefício do mês seguinte.
E assim não dá prefeito!