Truques simples ajudam a esconder as celulites da noite para o dia
“Meia-calça fina, spray para o cabelo e maquiagem são algumas dicas”,
afirma a especialista
A maioria das mulheres tem celulite nas coxas e principalmente no bumbum. E, para muitas, isso é um grande incômodo. Tratamentos estéticos, exercícios físicos e muita água ajudam a diminuir as indesejáveis celulites no corpo. Mas, quando queremos disfarçar os famosos furinhos do dia para noite podemos recorrer a alguns truques infalíveis.
A maquiadora do Studio Vera Mosconi, Renata Marques, explica que maquiagem nada mais é do que brincar com truques de luz e sombra para disfarçar imperfeições e acentuar detalhes. Então por que não usar esses truques para disfarçar a celulite?
Renata Marques ensina 4 dicas para você sair sem se preocupar com os furinhos que possam aparecer.
Autobronzeadores
Quanto mais clara a pele, mais a celulite aparece. Isso acontece porque a celulite nada mais é do que pequenas depressões que formam sombras na pele. Portanto, em uma pele bronzeada, esse efeito de ondulação fica mais disfarçado. Você pode dispensar a exposição ao sol e apostar em um bronzeamento artificial usando produtos específicos para isso. Com a pele bronzeada, as celulites ficarão menos visíveis.
Meia calça líquida
Com o verão chegando, fica difícil vestir meia-calça para esconder a celulite. Uma boa alternativa é a “meia-calça líquida”, uma maquiagem em spray criada para ser aplicada nas pernas proporcionando o efeito da meia. Ela pode ser usada nos dias quentes (não derrete com o suor nem sai na água) e com qualquer tipo de sapato. Aplique a base em spray em poucas quantidades para não manchar e escolha um tom da mesma cor da sua perna. Para criar um efeito um pouco mais bronzeado, você pode também escolher um tom apenas mais escuro. Espalhe bem fazendo movimentos circulares para ficar uniforme na pele.
Spray de cabelo
Este é um truque interessante e muito usado em modelos de passarela e passistas de Carnaval. Da mesma forma que o spray fixador de cabelo mantém seus fios no lugar, o spray também ajuda a manter a sua pele no lugar! Ele consegue deixar suas pernas muito mais firmes e com a superfície mais lisinha. Aplique o spray onde a celulite está mais evidente, espalhe com as mãos e espere secar. O spray ainda dá um brilho suave na pele, que reflete luz e disfarça ainda mais a profundidade dos furinhos da celulite.
Feito em casa
Escolha uma base líquida no tom da sua pele, a que você usa normalmente para se maquiar, e escolha um hidratante de corpo de preferência neutro. Coloque uma porção da base na palma da mão e a mesma quantidade de hidratante corporal e misture bem. Com os dedos, misture até criar um creme uniforme. Depois espalhe muito bem pelas pernas até que a pele absorva totalmente a mistura.
Uma boa dica é dar preferência aos hidratantes iluminadores. Suas pernas vão refletir luminosidade, que também ajuda a disfarçar a celulite. Mas essa é uma opção melhor para dias mais frescos ou para o inverno, pois no calor forte a base pode derreter e sujar a roupa.
Famosas também têm celulites
Especialista explica que isso é comum; veja fotos
As celebridades também são seres humanos cheios de manias, defeitos e, claro, celulites, estrias, olheiras, barriguinha, etc. Acreditar que elas são perfeitas como nas capas de revista de beleza é um grande engano!
Segundo a fisioterapeuta Taíssa Veronese, todas as mulheres, mesmo as praticantes assíduas de academia e exercício físico estão sujeitas a desenvolver estrias e celulites.
“As mulheres têm taxas hormonais extremamente alteráveis, principalmente quando estão na puberdade, menopausa ou na gravidez, onde ocorre um excesso de estrogênio, um dos principais causadores de estrias e celulite”, explica a fisioterapeuta.
Outro fator importante é o aumento de peso, que gera celulite e estrias devido ao excesso de gordura localizada. E se livrar desse incomodo pode ser impossível. “Não conseguimos eliminar totalmente a celulite e estrias do corpo. As celulites de graus mais severos podem melhorar e chegar a um grau mais leve, acompanhado de exercícios físicos regulares, alimentação saudável e tratamentos estéticos de alta qualidade e com indicação correta. A estria vermelha é a mais fácil de ser tratada, pois ainda há vascularização. A estria branca tem menor chance de chagar há um resultado satisfatório devido à falta de vascularização que dificulta o tratamento”, explica Taíssa Veronese.
Hábitos saudáveis, exercícios físicos regulares e cremes ou tratamentos estéticos que auxiliem você a melhorar os aspectos dos indesejados furinhos e estrias podem ser benéficos à saúde.
Acompanhe a galeria ao lado e veja algumas famosas que não conseguiram escapar dos paparazzi de plantão e foram flagradas exibindo curvas mais arredondadas, pernas flácidas e bumbum com celulites.
Drenagem linfática é segredo de Ellen Roche para ter pernas durinhas
“É muito importante estar com tudo em cima e com a perna perfeita. Para isso, me cuido muito fazendo musculação duas ou três vezes por semana e nunca abro mão da drenagem linfática”, conta a loira, que dispensa os truques para disfarçar celulites e marquinhas. “Já cheguei a aplicar spray de cabelo, mas deixa a pele muito repuxada, e sem falar que, quando sambo, suo muito, então acaba derretendo tudo”.
Mais do que a beleza, Ellen valoriza muito a saúde. “Não tenho paranoia, para mim a estética é apenas consequência. Então cuido muito da minha parte cardiorrespiratória, afinal, ficamos cerca de uma hora na concentração, seguida de mais uma hora de desfile. Não dá para uma rainha de bateria chegar ao fim da passarela do samba com a língua de fora!”, brinca.
Outro cuidado específico para o Carnaval está na alimentação, que ela muda para poder aguentar a maratona. “Bebo sempre dois litros de água todos os dias e tenho uma alimentação específica. Geralmente como mais proteína, mas para o dia do desfile, é preciso comer mais carboidrato para ter energia e samba no pé”, garante.
Mitos e verdades sobre celulites
Certamente você já leu muito sobre as causas do aparecimento de estrias e celulites. Porém, não é fácil saber quais são as verdades e os mitos a respeito destas duas inimigas femininas. Por exemplo: É verdade que elas sempre aparecem juntas?
Em primeiro lugar é importante saber o que são e como ocorrem as celulites e as estrias. Segundo Ingrid Peres, esteticista da rede Onodera, estrias são cicatrizes provocadas pelo estiramento da pele em um curto período de tempo e pela compressão dos vasos linfáticos e sanguíneos. “Este estiramento promove o rompimento das fibras elásticas e colágenas, formando um tecido cicatricial com a coloração não fisiológica, primeiramente representado por linhas avermelhadas (imaturas) e quando maduras apresentam na cor branca”, explica esteticista.
Quando o estiramento é associado ao acúmulo de gordura e edema há o início da formação da celulite. Este acúmulo comprime os vasos diminuindo a nutrição, oxigenação e vascularização local prejudicando o tecido, segundo Ingrid. “Como defesa e suporte ao adipócito (gordura), o corpo aumenta a produção de travas de colágeno onde há o aparecimento das depressões (furinhos da celulite)”, explica a esteticista. Dessa forma, celulites e estrias tendem a aparecerem sempre na mesma região.
Os fatores que propiciam o aparecimento de celulites e estrias são diversos, entre os mais comuns estão o ganho de peso, inchaço, crescimento rápido, uso de hormônios (anticoncepcional), sedentarismo, tabagismo e má alimentação. As formas de tratamento são bem diferentes. Ingrid explica: “Para celulite os procedimentos visam ativar a circulação linfática e vascular, aumentar nutrientes e a oxigenação e mobilizar e romper a fibrose formada. No caso de estrias, o objetivo é promover um processo inflamatório, trazendo a circulação para o tecido que foi rompido”.
Infelizmente é verdade que estas patologias não têm cura, apenas podem ser amenizadas. A estria branca e a celulite grau grave são as fases mais difíceis de serem tratadas. Quem deseja ter as marcas amenizadas deve, em primeiro lugar, procurar por uma avaliação clínica para saber o grau da patologia e os fatores determinantes para aí, sim, traçar um tratamento.
A esteticista garante que o consumo de bebidas gaseificadas não é fator para desencadear estas patologias na pele. O vilão é a grande quantidade de calorias que essas bebidas podem conter. Ingrid diz: “Você poderá tomar, mas dependerá da quantidade ingerida e se você gasta as calorias com alguma atividade física – do contrário a caloria ingerida se armazena em forma de gordura e poderá aparecer futuramente a temível celulite e, consequentemente, a estria”.
Atualmente os tratamentos mais usados na clínica Onodera para combater estria são o Laser fracionado (1320+1240nm), precedido pelo peeling químico. A esteticista explica: “O ácido tira a camada mais superficial da pele e faz com que o laser se aprofunde mais. Neste caso o tratamento faz microfurinhos na pele para interagir com a água, promover um hiperaquecimento e estimular colágeno e fibras elásticas na região, lembrando que as estrias vermelhas são mais fáceis de serem tratadas”.
O PowerShape está sendo usado no combate à celulite. Este equipamento associa três tecnologias: sistema de sucção, laser e radiofrequência. Durante o tratamento ele ativa a circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno e fibras elásticas. O resultado é um efeito tensor na pele e a diminuição das células de gordura, resultando na redução de medidas.
Café pode ser aliado contra os furinhos indesejáveis; veja dicas
Motivo de dúvidas para muitas mulheres, o café deixou de ser problema e passou a ser solução! Ele é um dos princípios ativos lipolíticos mais utilizados nos tratamentos para celulite e gordura localizada. A cafeína ativa a circulação sanguínea e o metabolismo, junção ideal para a diminuição da celulite. “O problema da ingestão do café não está na cafeína, e sim, na ingestão constante do açúcar utilizado para adoçá-lo. O açúcar é uma das principais fontes de energia para o organismo, mas sua ingestão em excesso faz com que as células de gordura armazenem esta energia, aumentando de tamanho”, afirma a gestora da marca Onodera, Natália Cardoso.
Com tratamentos estéticos, a prática de exercícios físicos e uma alimentação livre de gorduras, sódio (que aumenta a retenção de líquidos) e glicose em excesso, é possível uma melhora no aspecto da pele. Mas, você sabe por que ela se forma?
Natália Cardoso explica que a celulite é uma alteração estética característica da superfície da pele muito comum entre as mulheres. Por motivos variados (como o sedentarismo, a má alimentação, o fumo, entre outros) as células de gordura de locais específicos, como coxas e glúteo, aumentam em tamanho e em quantidade, dificultando a circulação sanguínea e linfática do local causando o edema. ‘O corpo entende este processo como uma inflamação, e manda fibras de colágeno para tentar conter o avanço deste edema. O colágeno, por sua vez, necessita de um local para fixar-se, “colando” na pele, puxando-a para baixo, daí que se aparecem os “furinhos” ‘ afirma Natália Cardoso.
As mulheres produzem um hormônio chamado estrogênio, que leva a gordura a se concentrar na maioria das vezes nas coxas e quadril. Ele facilita a retenção de líquido no corpo, aumentando a chance de surgimento das indesejadas celulites. Já nos homens, o hormônio produzido é a testosterona, que faz a gordura se concentrar no abdômen. “A caminhada ou a corrida são grandes aliadas no combate à celulite, pois aumentam a circulação sanguínea e linfática, reduzindo o edema ao mesmo tempo em que ativam o gasto energético, diminuindo o tamanho das células de gordura” finaliza Natália Cardoso.
Melhore os resultados dos cremes anticelulite com o auxílio da massagem
Os cremes anticelulite são verdadeiros aliados na batalha contra os furinhos indesejáveis que cismam em aparecer principalmente no bumbum e nas coxas. E, o melhor, esses produtos auxiliam no combate a gordura localizada e flacidez, deixando a pele mais lisinha, sem aquele aspecto de casca de laranja.
Para garantir resultados eficazes contra a celulite, massageie o creme na região até o produto começar a ser absorvido pela pele. Esse processo potencializa a ação do creme anticelulite que precisa atravessar a pele até atingir as camadas de gordura. Os movimentos circulares e ascendentes feitos durante a massagem aumentam a circulação sanguínea, funcionando como uma drenagem linfática leve.
Para não errar na hora de aplicar o qualquer creme para o corpo, faca sempre movimentos circulares e firmes, de baixo para cima. Com essa regrinha em mente e a pele limpa, comece aplicando o creme do joelho subindo para a virilha e repita o mesmo procedimento na parte de trás das coxas. No bumbum os movimentos também devem ser circular, passe o produto por todo glúteo e estenda para o culote.
Uma dica bem bacana é fazer esfoliação corporal pelo menos uma vez por semana para remover as células mortas, melhorando assim a ação do produto.
Tratamentos podem atenuar o problema e torná-las imperceptíveis
Elas aparecem sem sintoma prévio, te pegam de surpresa e, quando você nota, já fazem parte do seu corpo. São as indesejáveis estrias.
As mulheres são as que mais sofrem com o problema. Mas a boa notícia é que há vários tratamentos que podem atenuar as estrias, tornando-as imperceptíveis. “O ideal é tratar, mesmo que seja com cremes, que têm uma eficácia menor e requerem uso muito prolongado. Mas há tratamentos que apresentam ótimos resultados, como os lasers fracionados, que produzem um grande estímulo na formação de colágeno em apenas quatro a seis sessões, e a carboxiterapia, que é a injeção de gás carbônico que estimula a circulação e a formação de colágeno. Pode ser tentado também o uso de maquiagem corretiva em ocasiões pontuais”, explica a dermatologista Marcia Linhares.
Segundo ela, as estrias surgem em períodos de crescimento e em situações em que há ganho de peso ou massa muscular de forma muito rápida. É comum surgirem na adolescência, quando há o aumento do quadril e o surgimento dos seios nas meninas. É mais comum que apareçam nos seios, abdome e nádegas. Nos meninos, aparecem quando ocorre o estirão do crescimento, principalmente no dorso, na região lombo-sacra e nas coxas.
A hidratação da pele pode auxiliar na prevenção, assim como evitar o ganho de peso e o efeito sanfona. “Hidratantes tornam a pele mais ‘elástica’ e previnem o a aparecimento das estrias. Beber muita água, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável também são fundamentais”, afirma.
Saiba o que causa as marquinhas na pele e como se livrar ou amenizar sua aparência
As estrias são um dos pesadelos de toda mulher. Apesar disso, nem todas sabem como cuidar das marquinhas. Se você sofre de estrias e não sabe como elas surgiram, ou o que fazer, conheça mais sobre essas marcas que podem se desenvolver durante a gravidez ou após uma mudança brusca de peso.
As estrias são resultado de uma ruptura no tecido cutâneo após alargamento excessivo. De acordo com a dermatologista Kátia Lufti, a pele perde colágeno e elastina, além da nutrição, deixando um aspecto atrófico semelhante a cicatrizes.
Ainda segundo a médicas, as mulheres são mais propensas a terem estrias: "As estrias são mais comuns em mulheres, pela própria formação do corpo, e aparecem principalmente em glúteos, coxas e mamas, locais que se estendem durante e após a puberdade, quando elas aparecem em grande quantidade nesses ou em outros locais como é o caso do abdômen".
Isso, no entanto, não quer dizer que os homens estão livres do problema. "O dorso é a região em que mais frequentemente acontecem as estrias e os adeptos a treinos fortes em academias, com aumento de massa em curto período, também podem desenvolver, principalmente nos braços", explica.
As estrias são divididas em recentes e antigas. Em alguns casos a melhora pode ser de 100%. As de aspecto avermelhado são as mais recentes, e respondem melhor a tratamentos. "Elas possuem essa coloração pois ainda têm vascularização e nutrientes. Se forem tratadas com antecedência, podem ter melhora de até 100%", afirma Kátia.
As estrias brancas são estrias mais antigas, mas, em alguns casos, podem ter esse aspecto desde o início. Segundo a dermatologista, existem diversos tratamentos que atenuam e melhoram o aspecto, mas a estria não desaparece por completo.
Como cuidar das estrias
Os tratamentos variam e sempre terão um resultado melhor quando associados especificamente a cada tipo de estria. A carboxiterapia melhora a circulação no local para que se consiga uma migração de substâncias e irrigação necessária. Outra alternativa é a intradermoterapia – é injetado um coquetel de substâncias através de agulhas finas em toda a extensão das estrias, melhorando a circulação local e aumentando a produção de colágeno.
"Dessa forma, conseguimos diminuir a altura e espessura das estrias. Essas substâncias vão fazendo as estrias voltarem a ficar vermelhinhas, diminuírem de tamanho e recuperando a pele. Tem melhor resultado em estrias recentes", destaca a dermatologista.
Cremes com ácidos específicos também ajudam na produção de colágeno da pele, além de peelings – tanto químicos quanto de cristais – também são aliados. "Para fazer uma descamação para que estimule-se a migração de vasos e nutrientes necessários para a recuperação da pele", explica Kátia.
"Para evitar as estrias o importante é tentar não aumentar o peso de forma brusca, hidratar a pele e iniciar um tratamento com supervisionamento de um especialista caso surja algum sinal", conclui a dermatologista.
Imãs podem substituir agulhas na acupuntura
Quem tem pavor de agulhas já pode ficar mais tranquilo. Uma técnica chamada magnoterapia possibilita que imãs sejam usados no lugar de agulhas nas acupunturas na hora do tratamento. É como se fosse um complemento para técnicas orientais.
Sobre a magnoterapia, Edjasto Ferreira, Presidente da AMDSBB – Associação Mundial de Desenvolvimento, Saúde, Bem-estar e Beleza e Professor do Instituto de Massagem e Acupuntura Isa Prudome, afirma: “Esta é uma terapia que faz uso dos magnetos como ferramenta de equilíbrio orgânico e dos princípios das técnicas orientais (meridianos e pontos de acupuntura). É excelente para aqueles que têm medo de agulhas e os imãs substituem as agulhas com grande eficácia.”
A magnoterapia não é usada somente para tratamentos estéticos, mas também para problemas de saúde, inclusive para os que mais atingem as brasileiras, como a TPM, dores de cabeça tensionais, além de dores musculares e articulares. “Na estética preventiva pode ser utilizada para diminuir celulite, gordura localizada e flacidez”, afirma Edjasto Ferreira. “Pode ser aplicada também em todos os casos em que o organismo está em desequilíbrio, como stress físico e emocional”, diz o professor.
A terapia, segundo o Presidente da AMDSBB, é indicada para jovens, adultos e pessoas da terceira idade de ambos os sexos e também para todos que procuram uma terapia rápida, eficaz e com valor acessível. Fique atento às contraindicações. “Pessoas com neoplasias (tumores malignos), problemas cardíacos e renais, gestantes e pessoas em tratamento médico de qualquer ordem só podem realizar a magnoterapia com autorização médica”, diz Edjasto Ferreira.
Para que o resultado comece a surgir são necessárias quatro sessões. “Em dez sessões já é possível observar ótimos resultados”, garante o professor do Instituto de Massagem e Acupuntura Isa Prudome.