Animal, que não é peçonhento
foi levado para centro de triagem do Ibama
Em fevereiro, um supervisor encontrou cobra dentro da máquina de lavar Esta já é a quinta ou sexta vez!
O cientista político Ariosvaldo Sales recebeu uma visita inesperada na tarde deste domingo (140518): uma jiboia de 1,5 metro apareceu enrolada em um canto da varanda da casa dele, no Setor de Mansões Dom Bosco, em Brasília-DF. O réptil permaneceu imóvel no local até a chegada da Polícia Militar Ambiental, cerca de uma hora depois. O animal não ofereceu resistência à captura.
“Na hora assusta, mas não é mais aquilo tudo.
Já é a quinta ou sexta vez que a gente encontra cobra aqui”
disse Sales.
"A gente sabe que está próximo ao ambiente delas.
De alguma forma,
é até um privilégio
ter contato com um bicho desses.”
O bicho foi notado pouco antes das 14:00 Hs e capturado por volta de 15:30 Hs. A casa da família do cientista político fica em uma área de mata, próxima a nascentes.
Membro da equipe responsável pela captura, o sargento Elivado Menezes disse que o animal é adulto e não estar machucado. Segundo ele, a cobra tem entre 7 kg e 10 kg.
“Geralmente é uma cobra estressada,
mas essa estava muito calma.
O mais provável é que tenha se alimentado recentemente.
Ela se deixou capturar com facilidade.
Geralmente, ela reage muito, dá botes”
Explicou.
Para ele, a proximidade das residências com o habitat natural desses animais é uma das hipóteses para o aparecimento da cobra no local.
“A residência fica próxima à área de mata, de cerrado.
Em Brasília, estão invadindo muito a área de mato.
Esses animais ficam com área restrita.
Elas invadem as residências em busca de alimento.”
A corporação não soube informar se a jiboia é macho ou fêmea. Ela foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, ligado ao Ibama. Lá, passará por avaliação, antes de ser devolvida à natureza.
Em fevereiro deste ano, o supervisor de investimentos João Bosco passou por uma situação parecida. Ele encontrou uma jiboia de 1,6 metro “morando” na máquina de lavar da casa dele, na região de condomínios do Jardim Botânico. A suspeita é de que o réptil tenha passado dois dias no eletrodoméstico.
Características
A jiboia é um animal não peçonhento que, assim como a sucuri, mata as presas por constrição – ela envolve pequenos mamíferos, inclusive pequenos filhotes de cães, aves e roedores, para sufocá-los e depois comê-los. A espécie vive em média 20 anos, pode atingir três metros de comprimento e chega a pesar 15 quilos. O bicho costuma viver em árvores de matas fechadas e úmidas.
De acordo com o sargento Menezes, as jiboias são as cobras mais capturadas no DF – cerca de duas por semana. A orientação para quem encontra um animal como este em casa é sempre ligar para o 190.
“Quem os acha nunca deve tentar capturá-los.
A Polícia Ambiental sabe como fazer isso com segurança,
tanto para o bicho quanto para o homem”
Disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.