Grupo fecha via por cinco horas por saída de empresa de ônibus no DF
Moradores de núcleo rural protestaram na BR-251, no sentido Unaí-MG
DFTrans e manifestantes vão se reunir às 15h desta segunda.
Moradores do Núcleo Rural Café Sem Troco, no Paranoá, no Distrito Federal, fecharam o sentido Unaí-MG da BR-251 por cinco horas na manhã desta segunda-feira (140811) em protesto por melhorias no transporte público. O grupo pede a mudança da empresa que presta o serviço na região. De acordo com a Polícia Militar Rural, o ato começou por volta das 6h e contou com cerca de 200 pessoas. A corporação estimou congestionamento de um quilômetro. O DFTrans disse que vai se reunir com os manifestantes à tarde para discutir o tema.
Representante do grupo, Noé Alves da Silva diz que a região conta apenas com uma linha circular que vai até São Sebastião, mas que há duas semanas os moradores estão sem ônibus e têm que usar o transporte pirata para chegar às áreas vizinhas.
Além disso, afirma que não há transporte direto para o Plano Piloto.
“A empresa que atua aqui é de Goiás,
quando deveria ser uma indicada pelo DFTrans.”
A doméstica Lucimeire da Silva também diz que a região rural só tem ônibus circular, que realizava o transporte até o balão do aeroporto. Ela usa o transporte de segunda a sexta para trabalhar.
"Avisei meu patrão e minha patroa que não iria hoje.
Ninguém gosta que ficar sem trabalhar. Patrão não gosta disso”
Conta.
Também morador da região, o comerciante João Araújo conta que trabalha em São Sebastião-DF e que o núcleo rural está carente de transporte. João possui uma pequena loja de máquinas fotográficas. "Liguei para meu vizinho, que trabalha ao lado, e avisei que estou preso aqui." Ele acredita que por não ter conseguido trabalhar pela manhã vai ter um prejuízo de R$ 300.
Os bombeiros começaram a retirar madeiras e pneus às 11h para desbloquear o trânsito.