Um vídeo revoltante mostra um tubarão-baleia sendo esquartejado até a morte diante de uma enorme multidão, antes de ser vendido no comércio local.
Nas imagens, que têm sido descritas como "terríveis" por grupos de direitos dos animais, o tubarão é brutalmente cortado em pedaços com uma serra por dois homens e parece tentar respirar desesperadamente, enquanto sangue e água são derramados para fora de seu corpo.
A boca do anima é vista em movimento, e alguns espectadores ouvidos acharam a prática muito cruel. Não está claro onde o ato bárbaro ocorreu, mas a pessoa que postou as imagens na rede social chinesa Weibo disse que testemunhou o assassinato em Yangjiang, na província de Guangdong, na China.
O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo, com mais de 12 metros de comprimento, e sua caça para consumo é ilegal. Ali Hood, diretor de Conservação no instituto The Shark Trust, disse:
"A filmagem de um tubarão-baleia sendo massacrado
enquanto aparentemente ainda está vivo
tem chocado ativistas do Shark Trust.
Ver tal magnífico animal, que é tão plácido,
tratado com tamanha falta de dignidade
demonstra como nossa luta é vital
para continuar a aumentar a consciência
sobre a importância dos tubarões
e seus familiares para um ambiente
marinho saudável e equilibrado"
Acredita-se que uma carcaça de tubarão-baleia gigante possa ser vendida por cerca de 30 mil dólares (aproximadamente 104 mil reais), com a sua carne e barbatanas vendidas a restaurantes para o preparo de sopa.
Até 600 tubarões-baleia são mortos anualmente.