Vinícius do Carmo precisa morar em SP
para tratar displasia neural intestinal.
Ação em Divinópolis busca arrecadar dinheiro
para família morar com ele.
“Meu filho é uma pessoa forte demais, cheio de vida, sempre foi um garoto esperto e se destacava no meio dos amigos. Ele merece ser feliz, merece ter uma realidade diferente”.
O desabado é do divinopolitano Nelson do Carmo, pai do jovem Vinícius Antônio Reis do Carmo, de 16 anos, que luta desde julho de 2015, contra a displasia neural intestinal, ou síndrome do intestino ultracurto.
Internado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, há quatro meses, Vinícius necessita continuar o tratamento, mas para isso, ele e os pais, precisam morar na capital paulista e se manter na cidade. Para ajudar a família, vizinhos e amigos se uniram para organizar um torneio de futebol solidário neste domingo (160131), no campo Vila das Roseiras, a partir das 8:00 horas. A renda obtida será revertida para a família do adolescente.
A doença foi descoberta após o adolescente sofrer frequentes dores abdominais, em julho do ano passado. Ele foi encaminhado para o Hospital Santa Mônica em Divinópolis-MG e precisou com urgência passar pela primeira cirurgia, quando teve parte do intestino retirado, por ter sido diagnosticada falência do órgão. Porém, devido ao hospital não ter estrutura suficiente, ele foi levado para São Paulo-SP, onde foi iniciado o tratamento. Desde a internação, o garoto já passou por quatro procedimentos cirúrgicos.
Os médicos, no início, afirmavam que a solução seria o transplante de intestino, um procedimento que ainda não existe no Brasil, mas devido ao estado debilitado de saúde, ele não teve condições físicas de passar pelo procedimento.
Por causa disso, os profissionais iniciaram um tratamento de nutrição enteral pela sonda e parenteral pela veia, para tentar reativar as funções do intestino e manter a sobrevivência do garoto. Através deste tratamento será observado a reação do organismo, para que futuramente possa ser feito a cirurgia de transplante de órgão.
“A esperança é que até lá,
já tenha esse procedimento cirúrgico no Brasil,
porque ainda não existe.
Mas estamos na expectativa para que ele reaja
através do tratamento de nutrição
e não precise passar pela cirurgia,
que é muito arriscada.
Caso contrário os médicos disseram
que ele terá que ir para fora”,
Disse o Nelson.
Por causa da doença do filho, a mãe, Sandra Raquel do Carmo, abandonou o emprego de costureira em Divinópolis, para dar atenção exclusiva a Vinícius. Além disso, o pai também se afastou do trabalho, com previsão de retorno em março.
Por esse motivo, surgiram algumas preocupações, principalmente financeiras, já que para viver em São Paulo é preciso certa estabilidade.
"Precisamos alugar alguma casa próximo ao hospital,
área central da cidade.
É tudo muito caro, mas é preciso,
fazemos tudo por ele"
Afirmou Nelson do Carmo, pai
“Meu filho tem que continuar o tratamento da dieta
e precisa de acompanhamento médico diário,
mas ele está muito debilitado
e não pode ficar no hospital.
Já sofreu quatro infecções hospitalares
e está com 43 quilos.
Precisamos alugar alguma casa próximo ao hospital,
área central da cidade.
É tudo muito caro, mas é preciso,
fazemos tudo por ele”,
Concluiu.
Futebol solidário
Os pais do garoto chegaram a cogitar vender todos os bens em Divinópolis, imóvel e pertences da família, para garantir uma estabilidade financeira na capital paulista. No entanto, vizinhos família e demais moradores do Bairro Padre Eustáquio se reuniram para ajudá-los, e criaram a campanha "Futebol Solidário".
O objetivo é arrecadar dinheiro para a compra de móveis e ajudar no custeio do aluguel em São Paulo, além de principalmente, evitar que sejam vendidos os bens da família em Divinópolis-MG.
“Nós queremos ajudar a família,
pois temos a certeza que o período
que eles irão morar em São Paulo será curto.
Temos esperança que o Vinícius irá ficar bem
e eles voltarão para o lugar deles,
o Bairro Padre Eustáquio em Divinópolis”,
Explicou o organizador do evento e líder comunitário, Nilsio Tavares.
Ao saberem da campanha, Nelson e Vinícius afirmaram terem ficado muito felizes e disseram que o dinheiro será essencial para o momento que eles estão passando.
“Eu não tenho palavras para agradecer.
Meu filho ficou muito emocionado
quando soube da campanha,
principalmente por ser a turma
com quem ele sempre jogou bola.
Estou confiante e só tenho a agradecer
aos amigos e a Deus, por todas as vitórias até aqui”,
Finalizou Nelson.
O torneio acontece neste domingo (160131), no campo Vila das Roseiras, a partir das 8:00 horas AM. As equipes que se inscreverem pagaram o valor de R$50,00 cada.
Durante o futebol, haverá shows e barracas com comidas. Segundo Nilsio Tavares, além do jogo, a organização do evento também está recebendo ajuda financeira. Para fazer a doação basta procurá-los no dia do evento.
Todo o dinheiro arrecadado será repassado à família.
Para o amigo da família, Ricardo Lúcio, a realização do evento trouxe além de esperança quanto à recuperação do jovem Vinícius, motivação para os amigos, já que o resultado da campanha tem sido muito satisfatório e muitas pessoas se propuseram a contribuir.
“É muito gratificante ver a quantidade de pessoas
de bom coração, que estão nos ajudando com a campanha.
Nós acreditamos na recuperação dele
e estamos motivados,
principalmente pela quantidade de pessoas solidárias”,
Contou.