Chuva com granizo deixa São Paulo em atenção e fecha aeroportos
Depois de 20 minutos de chuva forte, temperatura caiu de 25º C para 16º C; nove vias foram alagadas e shows foram cancelados na Virada Cultural
SÃO PAULO - Uma chuva com granizo, de cerca de 20 minutos, deixou São Paulo em estado de atenção, com o fechamento temporário dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos e o registro de nove pontos de alagamento na capital. Com ruas de diversos bairros cobertas pelo granizo, a temperatura caiu de 25º C para 16º C, por volta das 17:00 Hs.
A aeroporto de Congonhas fechou para pousos e decolagens entre as 16:23 e as 16:42 e dois voos tiveram de ser arremetidos. Os pilotos ficaram sobrevoando a região até o pouso ser liberado. A GRU Airport, concessionária do aeroporto de Guarulhos, informou que a suspensão dos voos e decolagens ocorreu entre 17:02 e 17:32. Nesse período, um voo da Qatar Airways, vindo de Doha (no Catar) foi desviado, tendo seu pouso no aeroporto do Galeão, no Rio. Outro voo da Azul, que vinha do Rio de Janeiro, aterrissou em São José dos Campos, a 73 quilômetros de distância.
Os shows que encerrariam a Virada Cultural, evento ao ar livre que foi realizado em diversos pontos da capital, foram cancelados pela tempestade. Céu, Pagode 90, Martha Reeves e Roberta Miranda suspenderam as apresentações.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, foram registrados nove pontos de alagamento, sendo que três deles ainda impediam a circulação de carros por volta das 18:50 Hs. O centro informou que a chuva durou cerca de 20 minutos com granizo e rajadas de vento e decretou estado de atenção para toda a cidade. O estado de atenção foi suspenso às 17:35 Hs.
A chuva de granizo assustou moradores da Zona Sul de São Paulo neste domingo (140518). A intensidade da chuva surpreendeu a professora de inglês Natali da Silva Nascimento, de 21 anos. "Hoje foi inédito. Nunca choveu tanto granizo a ponto de cobrir a rua dessa forma." Segundo ela, telhas de casas vizinhas foram danificadas.
A autônoma Cristiane Pochini, de 39 anos, também ficou surpresa com a força da tempestade.
"Nunca tinha visto nada desse jeito.
Era um barulho que parecia que iria quebar tudo.
Os telhados em volta ficaram cheios de gelo"
Conta.
Natali e Cristiane enviaram fotos do ganizo em seus bairros por meio da plataforma interativa.
O temporal deixou toda a cidade em estado de atenção às 16:30. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências - CGE, da Prefeitura, houve registro de chuva de forte intensidade no Butantã, na Zona Oeste, e nos bairros do Campo Limpo e do M Boi Mirim, na Zona Sul.
As precipitações se deslocavam rapidamente para cidades do ABC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.