Modelo vítima de Síndrome de Choque tóxico - TSS
Aos 24 anos, modelo Lauren Wasser experimentou um pesadelo que nenhuma mulher geralmente consegue suportar. Lauren era uma estrela em ascensão LA; um modelo de construção de seu portfólio, tendo aulas de improvisação, e vive uma vida sobre a cidade que muitos invejariam. Mas em outubro de 2012, as coisas tomaram um rumo horrível quando ela caiu terrivelmente mal quando em seu período. Poucos dias depois, ela acordou em uma cama de hospital e descobriu que ela ia perder sua perna devido a síndrome do choque tóxico.
Síndrome do Choque Tóxico (ou TSS) é provavelmente familiar para quem usa tampões. Mas também há uma boa chance de que você não pensa muito sobre TSS, além de a cada momento e, em seguida, olhando para o aviso na sua caixa de tampão. TSS é uma doença provocada por infecções bacterianas, geralmente com bactérias por estafilococos. Absorventes internos agravam infecções existentes, aumentando a secura e criando um ambiente que permite que as bactérias crescem e se espalham. TSS atinge rapidamente, causando erupções cutâneas, febre, confusão e falência de órgãos. Pode ser fatal em poucas horas.
Embora seja extremamente grave, TSS também é extremamente rara. Há apenas cerca de 1 caso por cada 100 mil mulheres por ano. Depois de um elevado número de casos de TSS na década de 1980, as empresas de tampão foram obrigados a incluir uma etiqueta de advertência e informações sobre como evitar TSS durante o uso.
Mas, enquanto a ameaça de TSS é do conhecimento comum, o caso de Wasser é um exemplo de como muitas mulheres pensam de TSS como algo que acontece - não apenas para elas. Mitos comuns sobre TSS incluem o "fato" de que os tampões de hoje são diferentes daqueles que criou um aumento nos casos de SST anteriores, mas não é realmente verdade. Como resultado deste e de uma campanha geral de baixo impacto para garantir que as mulheres sabem os perigos do uso de tampões, mulheres como Wasser muitas vezes empurram os limites do uso de tampões, mesmo sem perceber.
A história de Wasser, disse a VICE , é angustiante. Ela compartilha sua experiência de sentir-se doente, caindo no sono, e sendo acordado pela polícia sem saber quanto tempo ela tinha sido fora, e depois acordar novamente em uma cama de hospital após ser encontrado o próximo dia com a face para baixo em seu chão da cozinha. Wasser quase perdeu a vida, e é um milagre que ela ainda está viva considerando os longos trechos de tempo ela estava sozinha.
"Minha barriga estava enorme [devido a ser bombeada com líquidos]", diz ela depois de acordar no hospital. "Eu tinha tubos em todos os lugares. Eu não podia falar. "
Mas enquanto sua vida foi salva, a perna direita já não era, e danos ao seu pé esquerdo ainda é a cura mais de dois anos mais tarde. Gangrena havia estabelecido em como toxinas inundou sua corrente sanguínea."É a dor mais insuportável que eu já senti, não sei como descrever isso para você", diz ela.