Duração da campanha será reduzida
de 90 para 45 dias a partir de 2016
A redução do período de campanha eleitoral e a criação de um limite para os gastos dos candidatos a partir de 2016 devem favorecer os políticos que já são conhecidos pela população, de acordo com a opinião de especialistas
Entre as mudanças nas regras que começam a valer neste ano, estão a redução de 90 para 45 dias na duração da campanha, além da diminuição de 45 para 35 dias do período de propaganda no rádio e na TV.
Também foi criado um limite para os gastos em campanha: será permitido gastar 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver ocorrido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turnos.
Com base em recente resolução do Tribunal Superior Eleitoral, foi feito um ranking das capitais que terão os maiores e menores limites para candidatos a prefeito e vereador.
Além dos tetos, um freio a mais para os gastos é a proibição das doações de empresas a candidatos e partidos.
As campanhas deste ano serão mais objetivas e enxutas, de acordo com a avaliação do professor de marketing político da Universidade de São Paulo - USP e consultor político, Gaudencio Torquato.
"Os perfis mais conhecidos serão beneficiados
em função da campanha menor, mais curta.
Quanto menor a campanha,
menor a possibilidade de quem não é conhecido
se fazer conhecido"
Avaliou.
"Isso favorece candidatos esportistas,
celebridades e políticos tradicionais
que já são conhecidos da comunidade"
Torquato ponderou, no entanto, que é possível que alguns eleitores, ainda assim, prefiram votar em novos nomes.
“É possível que parcela do eleitorado revoltada
com política velha vote nos novos candidatos.
A tendência pode ser de procurar perfis mais assépticos”
Disse.
Ainda na avaliação do professor, o impacto das novas regras será sentido principalmente nas médias e grandes cidades, onde há mais de 50 mil eleitores.
“Nas cidades pequenas, todo mundo se conhece
e é mais fácil fazer corpo a corpo.
Nas cidades médias e grandes,
será maior o impacto,
já que a população não conhece todos os candidatos”
Afirmou.
Para o consultor político Gilberto Musto, que trabalha em campanhas em todo o país, as mudanças feita pelos atuais legisladores favorecem os políticos eleitos.
“A diminuição do período favorece
aos que já estão eleitos.
Como legislador, eu não vou mudar o sistema
pelo qual eu fui eleito”
Afirmou.
Verba
Musto afirmou, ainda, que a redução dos gastos levará a uma profissionalização do trabalho nas campanhas. Ele argumenta que o limite para as despesas – que antes não existia – exigirá mais planejamento das equipes.
“[A campanha] É uma empresa,
só que começa e acaba com data marcada.
Você tem que fechar e os números têm que bater.”
O estrategista político Cristiano Penido também enxerga um cenário favorável para os políticos famosos.
“O que vai acontecer é que os candidatos
mais conhecidos terão vantagem muito grande.
Os menos conhecidos terão 45 dias
para se tornarem conhecidos e bem menos recursos”
Disse.
Uma alternativa para os políticos que ainda não têm tradição é fazer uso da internet, de acordo com Penido.
“Para quem não é conhecido,
é necessário começar a campanha desde já,
pelas redes sociais, divulgando ideias e posicionamentos”
Disse.
"O uso das redes sociais já foi forte em 2014
e este ano será mais forte ainda.
Se não fosse isso,
o candidato desconhecido não teria chance nenhuma"
Afirmou.