A campanha eleitoral oficial ainda não começou, mas a corrida para ocupar a principal cadeira do Palácio Capim Branco, sede da prefeitura de Unaí, pelos menos nos bastidores, já teve início.
O quadro de políticos que se apresentam como possíveis postulantes ao cargo hoje ocupado por Delvito Alves - PTB ganhou novos personagens.
Veja quem já se manifestou e a situação de cada um nessa disputa eleitoral:
Delvito Alves da Silva Filho
O atual prefeito de Unaí ainda não se pronunciou publicamente sobre sua candidatura a reeleição, mas é dada como certa.
Foi eleito duas vezes Deputado Estadual por Minas Gerais e venceu as eleições de 2012 derrotando o candidato apoiada pela maior liderança política da cidade, o ex-prefeito Antério Mânica.
Delvito Alves enfrenta hoje um alto índice de rejeição, mas acredita que o quadro mudará após a população entender suas mudanças na área da educação e saúde, pastas que foram priorizadas em sua gestão.
O seu grupo político possui o maior número de siglas partidárias, tendo uma base composta de 7 vereadores na Câmara de Unaí.
Edmilton Andrade
Vereador também de segundo mandato, é o atual líder de governo do Prefeito na Câmara Municipal.
Possui grande aceitação entre o eleitorado das áreas rurais de Unaí, tendo suas bases eleitorais fincadas nos Assentamentos do Incra e nos distritos de Boa Vista e Garapuava.
Edmilton Andrade tem apoio de grande parte do empresariado de Unaí e de presidentes de Associações Rurais.
José Gomes Branquinho
Branquinho foi vice-prefeito nos dois mandatos de Antério Mânica. Ocupou a secretária de Governo, pasta que contribui para dar ao Governo Mânica uma aprovação de quase 75% da população. Mesmo assim, Branquinho não conseguiu se eleger prefeito nas eleições de 2012, o qual defendia a continuação do modelo político administrativo proposto por ele e Antério nos 8 anos que ficaram a frente da prefeitura.
José Gomes Branquinho culpa a derrota ao desgaste político normal de uma administração longa e se posiciona como pré-candidato por direito, já que acredita numa segunda chance. É o atual presidente do PSDB, partido que faz oposição ao governo Federal e automaticamente ao Governo Estadual.
Dr Romualdo Neiva Gonzaga
Romualdo Neiva Gonzaga é o nome defendido pelo PMDB na corrida para o Palácio Capim Branco.
Advogado e professor de Direito, Dr Romualdo é o atual Coordenador Administrativo das Faculdades da CNEC em Unaí. Durante muitos anos foi advogado do Banco do Brasil, contribuindo para que a agricultura em nossa cidade tivesse maiores investimentos por meio de financiamentos agrícolas mantidos pelo Banco do Brasil.
Herdeiro político de uma das famílias pioneiras na formação do município e na criação do PMDB em Unaí, Romualdo aposta suas fichas na experiência administrativa e na visão renovadora do quadro político.
Thiago Martins
Thiago Martins se posiciona hoje como uma terceira via para as eleições de 2016. Vereador de segundo mandato, possui em seu currículo uma votação expressiva na campanha de 2014, onde concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, obtendo 27.028 Votos.
Cortejado pelos principais partidos político de Unaí, tanto para sua candidatura à prefeito como a vice, Thiago aparece como um dos nomes mais cotados para ocupar a cadeira de prefeito de Unaí.
Valdivino Guimarães
Herdeiro político do ex-perfeito José Braz abriu mão de sua candidatura em 2012 para apoiar o grupo político de Antério Mânica.
Foi candidato a deputado estadual em duas eleições ficando na suplência. Possui certo trânsito no meio evangélico em Unaí e aposta suas fichas no carisma e na juventude.