Pacientes com a doença recorrem a oftalmologistas.
Só que não existe um protocolo específico
do Ministério da Saúde para tratar esses doentes.
A conjuntivite é um dos sintomas da zika.
E pacientes com essa doença estão recorrendo aos consultórios dos oftalmologistas. Só que não existe um protocolo específico do Ministério da Saúde para tratar esses pacientes.
Olhos vermelhos e um incômodo danado. A suspeita da dona de casa Ana Luiza Mesquita é conjuntivite.
"Eu vi tudo cinza na minha frente
e o meu olho estava latejando"
Diz.
Ela não sabia, mas pacientes com o vírus da zika podem ter como sintoma uma conjuntivite leve, que é uma inflamação da membrana que envolve os olhos e o interior das pálpebras.
“A relação do zika com a conjuntivite é bem descrita,
aliás é uma das características principais dessa infecção”
Explica o infectologista Unaí Tupinambás.
O Ministério da Saúde admite que ainda não tem um protocolo específico de tratamento da conjuntivite relacionada à zika. Por isso, alguns oftalmologistas estão ainda mais cuidadosos na hora de avaliar os pacientes.
Em um consultório mostrado na reportagem os exames passaram a ser mais detalhados. Além de avaliar se os olhos estão vermelhos, com secreção, outros sinais também são analisados, porque a irritação dos olhos é um dos sintomas, mas não é o único.
“Febre,
dor muscular,
dor articular,
nas juntas,
dor periocular e manchas na pele,
o que é muito importante."
"Com esses sintomas e apresentando uma conjuntivite, sem dúvida, procurar o clínico e o oftalmologista para uma melhor avaliação. Pode ser zika"
Alerta o oftalmologista Rafael Canhestro Neves.
De acordo com os infectologistas, na maior parte dos casos de conjuntivite contraída pelo vírus da zika, não há complicações. Os médicos, em geral, indicam o uso de colírio, como no tratamento da conjuntivite comum, e recomendam repouso. Para quem não quer nem passar perto da zika, todo cuidado é pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.