Crise e novos prazos de fornecedores
exigiram mudança na loja on-line.
Empresário investiu tudo em item
que poderia ter fabricação própria.
Uma empresa em São Paulo precisou alterar seu esquema de negócio para driblar os efeitos da crise econômica de 2015 e, para isso, apostou tudo em um produto inusitado: cuecas com enchimento.
A história foi enviada ao VC no PEGN por Manoel Castro, dono da loja virtual Lux Magazine (veja aqui como mandar também fotos e vídeos com a história de sua empresa).
A empresa começou em 2011, vendendo produtos já curiosos, como maquiagem para disfarçar a calvície e “meia-calça” em spray.
“Eu não produzia nada, só revendia.
Em 2015 começou a crise e os fornecedores
foram criando regras, apertando o caixa”
Lembra o empresário, que passou a precisar comprar o estoque à vista, esperar a fabricação e só então receber o produto para revender.
“No comércio eletrônico não funciona assim,
é tempo real.”
Para contornar o problema, Manoel decidiu apostar todas as fichas no único de seus produtos que ele poderia produzir internamente.
Investiu então em pessoal e maquinário para produzir cuecas com enchimento traseiro e/ou frontal.
Em seis meses o negócio mudou totalmente”, conta o empresário. “Em junho de 2015 estava praticamente sem nada para vender devido aos ajustes dos fornecedores, falta de crédito. Foquei todas as forças e conhecimento nessa oportunidade.”
De 4 funcionários em 2015, a empresa agora conta com 11, sendo 5 apenas na costura das cuecas.
Manoel comemora o crescimento das vendas.
“Eu vendo mais do que dou conta de entregar.
Seguro as vendas porque não teria capacidade
de produzir o que eu vendo”
Afirma.
“A gente vende uma média de 60 unidades por dia,
e a minha capacidade de produção está em 53.
Estou trabalhando com prazo adicional para dar conta.”
O produto
Manoel conta que entrou com processo de patente das cuecas. Segundo ele, o produto foi sendo adaptado conforme a recepção dos clientes.
“Eu comecei só com enchimentos traseiros,
e os clientes foram perguntando do frontal.
Então fui trabalhando em novos produtos.
Lancei também a sunga com enchimento”
Diz o empresário.
“Cerca de 80% dos compradores são homens
que fazem academia.
Muitas vezes o homem não gosta de fazer exercícios
para o glúteo”
Diz.
“Tem também pessoas que tiveram algum tipo
de acidente no glúteo.
Já a sunga com enchimento frontal
é muito utilizada por professores de natação
porque preserva a discrição,
a roupa não marca quando sai da piscina.”
A empresa também vende calcinhas com enchimento, mas Manoel conta que o volume de vendas é muito menor em comparação com as peças masculinas.
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