Em Unaí-MG na manhã desta Terça-feira (160329), foi realizada uma reunião no auditório da 16ª Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, com as presenças de técnicos do MP de Patos de Minas-MG, professores e alunos da UNIPAM e policiais militares do meio ambiente de Unaí-MG.
O Ministério Público de Minas Gerais em Parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Centro Universitário de Patos de Minas desenvolveram um projeto para monitorar a captação irregular de recursos hídricos por pivôs em Minas Gerais.
Os alunos da Universidade acompanhado do corpo docente realizam o monitoramento via satélite dos locais em que foram instalados pivôs.
Posteriormente, os pontos georreferenciados de instalação de pivôs detectados são confrontados com os pontos georreferenciados outorgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente para instalou de pivôs.
Caso seja detectado algum ponto de instalação de pivô sem outorga da SEMAD, a Polícia Militar de Minas Gerais realiza a vistoria e se for confirmada a irregularidade são lavrados autos de infração e os pivôs são interditados.
Com apenas 70 dias de fiscalização em campo, já foram confeccionados autos de infração ambiental no valor total de mais de R$300.000,00 (trezentos mil reais).
Esse projeto é inovador e concorrerá este ano ao Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público.
É a tecnologia a trabalho da segurança pública e da preservação do meio ambiente.
Com Informações de: PM MAT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Respeite opiniões! Identifique-se com Nome e Localidade!
Obrigado.