Grupo de 100 pessoas percorreu 16 km
na noite desta segunda-feira (30).
Este ano foram registrados 107 acidentes de trânsito envolvendo ciclistas.
Um grupo de pelo menos 100 ciclistas percorreu um trajeto de 16 quilômetros em Uberaba-MG na noite desta Segunda-feira (160530).
O ato teve o objetivo de chamar a atenção sobre a falta de segurança no trânsito pra quem anda de bicicleta, e também servir de protesto contra os últimos acidentes ocorridos no município.
As últimas ocorrências aconteceram no Domingo (160530), quando dois ciclistas perderam a vida após os acidentes. Um deles, de 28 anos, morreu após ser atingido por trás por um veículo na BR-262, próximo às Chácaras Mariitas, sentido Campo Florido-Uberaba.
O outro homem, de 45 anos, sofreu uma queda quando transitava pela Rua Coronel Cacildo Arantes, no Bairro Parque Hileia.
Ele não estava usando equipamentos de segurança.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril deste ano foram registrados 107 acidentes de trânsito envolvendo ciclistas.
O número é 10% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
De acordo com o comerciante Rogério Luís Evangelista, um dos problemas que agravam essa quantidade de acidentes é a falta de proteção.
Segundo ele, muitos ciclistas não compram os equipamentos de segurança, só quem usa pra esporte ou lazer.
Ele alerta que os equipamentos devem ser usados por todos.
"Quem compra uma bicicleta deve levar capacete, sinalizadores, para usarem à noite e os assessórios como: óculos, luvas e roupas próprias."
Explica ele.
Os ciclistas devem respeitar também as regras de trânsito. Para Júnior Tavares, o que dificulta a circulação em Uberaba é a falta de um local específico para transitar com segurança.
No município, só existe uma ciclofaixa.
Com a falta de ciclovias, o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis, fala de algumas regras que o ciclistas devem seguir.
"Os ciclistas, no trânsito fora da ciclofaixa,
devem seguir as regras de carro e moto.
Devem andar na via correta e não na contra-mão.
Eles devem também obedecer o semáforo
e quando estiverem nas calçadas,
devem descer da bicicleta."
Informa ele.
Com Informações de: G1.